4 Tipos de Bordados para fazer à Mão

tipos de bordados

O bordado é uma técnica manual usada para criar letras, desenhos e figuras em geral nas tramas do tecido. Existem diversos tipos de bordados, que permitem inúmeros acabamentos e que atendem ao gosto de todos. Logo, cada técnica de bordado tem uma peculiaridade.

Para você que se interessa pelo universo do bordado, vamos esclarecer as diferenças entre quatro tipos de bordados: o ponto cruz, o vagonite, o ponto russo e o bordado com fitas. Além disso, vamos listar quais os materiais necessários para se fazer cada uma das técnicas, o que vai facilitar para você que pretende fazer os pontos de bordado apresentados.

Veja também:

Como ganhar dinheiro fazendo bordado

Curso de Bordado em Fita

4 Tipos de Bordados para fazer à Mão

1. Ponto Cruz

O ponto cruz é feito a partir de pequenas cruzes com os pontos bem fechados. Nessa técnica de bordado, os pontos são contados a partir da referência de gráficos de ponto cruz. Isso resulta em um trabalho muito delicado e com precisão nos detalhes.

Para fazer esse tipo de bordado são utilizados os seguintes materiais:

Se interessou pelo ponto cruz? Então veja o post: Ponto Cruz Para Iniciantes – Dicas e Passo a Passo Simples.

2. Vagonite

O vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas, o que remete a desenhos geométricos. Ele pode ser feito com linha, o que dá um acabamento mais simples, ou fita, que resulta em um trabalho em alto relevo. Nesse tipo de ponto, a agulha não ultrapassa o avesso do tecido. Por isso, dentre os diversos tipos de bordados existentes, o vagonite é o mais usual para quem é iniciante.

Os materiais básicos para fazer esse tipo de ponto são:

  • Agulha para bordado
  • Linha de bordado ou fitas
  • Tecido próprio para vagonite
  • Gráfico com a figura desejada
  • Tesoura

Exemplo de vagonite com linhas:

Exemplo de vagonite com fitas:

3. Ponto Russo

O ponto russo é feito com um movimento de entra e sai da agulha, bem parecido com o movimento da agulha em uma máquina de costura. Porém, no ponto russo, é bordado o avesso do tecido. O resultado dessa técnica, feita com agulha especial para ponto russo, é um trabalho em alto relevo.

Confira a lista completa de materiais para fazer esse tipo de bordado:

  • Linha para ponto russo
  • Agulha para ponto russo
  • Fio de aço para passar linha
  • Bastidor
  • Tesoura

Dica: Para finalizar o trabalho, aplique termolina leitosa com um pincel no verso do ponto russo. Depois, agilize o processo de secagem do produto com um secador. Por fim, proteja o verso dos pontos com um paninho e sele a termolina com um ferro em temperatura média. Com esses procedimentos, o fio do bordado não soltará.

Fonte: Bordados Taty

4. Bordado com Fitas

O bordado com fitas é uma técnica feita a partir de linha e fitas. Com esse tipo de bordado é possível criar diversos detalhes com as fitas trançadas e até mesmo botões de flores.

De um modo geral, os principais materiais para o bordado com fitas são:

  • Linhas de costura ou de bordado
  • Fitas finas ou grossas
  • Agulha de costura, de sacaria ou de bordado
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Bastidor

Veja o passo a passo desse ponto em: Bordados com Fitas – Flores Passo a Passo.

A partir desses tipos de bordados é possível enfeitar diversas peças em tecido. Dentre elas as mais comuns são as toalhinhas infantis, as toalhas de rosto e de banho, e os panos de prato. Mas nada impede que você borde peças maiores, como uma colcha de cama ou toalha de mesa, por exemplo. Para isso é preciso apenas um pouco mais de treino, mas o resultado fica tão lindo que vale a pena.

Gostou dessas dicas de bordado? Então deixe um comentário pra gente!

Veja também:

Flor de Fita de Cetim Passo a Passo

Toalhas Bordadas – Conheça 5 Técnicas Variadas

 

Ariana Barbosa
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

56 Comentários
  • adorei as dicas de Vagner eu queria muito aprender fazer o ponto cruz avesso perfeito , para tambem ensinar adolecentes que queriam aprender , obrigado pelas valiosas dicas eu fico aguardando mais valeu abraços. Silvani Gonçalves .