15 Dicas incríveis para trabalhar com Feltro

artesanato com feltro

Para trabalhar com feltro não é necessário ter experiência anterior com costura ou com artes manuais. O que é preciso mesmo é estar atento às dicas e técnicas mais utilizadas, tudo para garantir um trabalho bonito e que possua bom acabamento.

Para te ajudar a produzir peças lindíssimas em feltro, mas que não deixem a desejar quanto ao acabamento, organizamos nesse post as melhores dicas da artesã Larissa Amaral, da página Feltro Mágico. Saiba alguns segredinhos para produzir qualquer tipo de artesanato com feltro!

Artesanato com Feltro – Dicas de quem Entende do Assunto

Dica nº 1 – Os pontos mais utilizados para artesanatos com feltro são: caseado e pesponto. Se você tem dúvidas sobre esses pontos dois pontos ou ainda não sabe como eles são feitos, não deixe de conferir o passo a passo ensinado pela artesã Larissa – como fazer ponto caseado e pesponto.

Moldes de Feltro

Você verá no vídeo como esses pontos são muito simples de serem feitos! E o melhor: a Larissa revela um segredo incrível de arremate que até alguns artesãos mais experientes desconheciam. Confira!

Assista a esse vídeo no YouTube: Como fazer ponto caseado

Dica nº 2 – Para costurar o feltro, você pode utilizar linha de costura normal (retrós), linha de pesponto ou linha de meada. Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, para alcançar um resultado bem delicado.

ponto-caseado-na-guirlanda-em-feltro

Imagem: Revista Artesanato

Dica nº 3 – Para fazer os olhinhos dos personagens (bonequinhas, menininho, bichinhos) utilize miçangas, aplicadas com o ponto escondido.

Dica nº 4 – A agulha para artesanato em feltro é a normal, a de costura mesmo. Você escolhe o tamanho e a espessura que melhor se adaptar. As agulhas com a ponta fininha são melhores na hora de furar o feltro.
Dica n° 5 – Quando você for riscar o feltro, procure o lado “avesso”. Esse lado tem um aspecto áspero, ou menos liso que o lado direito. Risque nele os seus moldes de forma “espelhada” para sair da maneira correta no lado direito.

Aprenda a Fazer Lindas Guirlandas em Feltro, Clique Aqui Para Mais Informações.

Dica nº 6 – Na internet há uma infinidade de moldes gratuitos disponíveis! No início escolha um simples, para você ir treinando. Se quiser mais opções confira o nosso pacote de riscos para artesanato.

Dica nº 7 – Para fazer seus moldes, utilize um papel mais firme. Uma boa dica é utilizar caixas de leite e as de suco para criar os moldes pequenos, elas são firmes e possuem ótima durabilidade. Você pode utilizar ainda a folha de acetato ou papel cartão, que também atendem muito bem.

Dica nº 8 – Para guardar os moldes grandes, utilize pastas sanfonadas ou pastas fichário. Os plásticos transparentes fazem muito bem o papel de organizar com praticidade. Para os moldes pequenos, os álbuns de fotografia simples atendem essa necessidade.

Dica nº 9 – A melhor cola para usar no feltro é a cola quente. Mas use-a com bastante cuidado para não danificar a peça – aplique aos poucos, atentando-se para o fato de que ela seca rapidamente.

Dica nº 10 – Após aplicar a cola quente, aperte o feltro com firmeza até que a cola seque completamente. Para colar os pequenos detalhes das peças de artesanato em feltro, você pode utilizar cola de silicone.

Dica nº 11 – Para riscar o feltro, você pode utilizar qualquer caneta esferográfica. Para riscar em feltro escuro, a  caneta vermelha é mais indicada, pois fica em destaque. Outras alternativas são as caneta em gel prata e dourada.

feltro-rosa

Dica nº 12 – Utilize o máximo possível do feltro. Tente encaixar os moldes de forma que tenha o mínimo possível de desperdício. Mas mesmo assim sobram retalhos… guarde todos, pois eles poderão ser utilizados para fazer detalhes como olhinhos, asinhas de passarinhos, cabelinhos etc.

Dica nº 13 – Para cortar o feltro, utilize uma tesoura bem afiada, separe ela somente para cortar o feltro. Porém, mesmo com esses cuidados, vale lembrar que o feltro costuma cegar rapidamente a tesoura.

Dica nº 14 – Na hora de fazer artesanato com feltro, utilize um enchimento de boa qualidade, de preferência fibra siliconada. Ela dará um aspecto delicado e uniforme para as suas peças.

letra-em-feltro-com-sombreado

Imagem: Revista Artesanato

Dica nº 15 – Para dar um acabamento bonito em suas peças, sempre utilize aviamentos para complementar seus trabalhos. Contas, meias pérolas, pérolas, sianinha, fitas etc. Faça suas peças com bastante amor e dedicação, assim o resultado encantará a todos!

Conforme você for treinando e se aperfeiçoando, os seus trabalhos ficarão cada vez mais lindos e bem feitos. Quando você já estiver com bastante prática, faça peças bem legais e presenteie amigos, irmãos, sobrinhos, vizinhos… Desta forma as pessoas saberão que você está fazendo lindos trabalhos, e poderão até se interessar.

Aprenda a Fazer Lindas Guirlandas em Feltro, Clique Aqui Para Mais Informações.

Outra dica: cada peça que você fizer, tire algumas fotos de boa qualidade. Desta forma você montará rapidamente o seu portfólio, que é o primeiro passo para divulgar seu trabalho, principalmente nas redes sociais. Pode ser que dessa forma você faça as suas primeiras vendas.

flores-de-feltro-em-guirlandas-infantis

Imagem: Revista Artesanato

Essas foram as 15 dicas da artesã Larissa Amaral, todas para te ajudar a produzir artesanatos com feltro, lindos e com excelente acabamento. Espero que tenha gostado! Se você curtiu esse post, com certeza vai adorar conhecer outras 3 dicas para trabalhar com feltro.

Até a próxima!

Informações sobre a Artesã 

Larissa Amaral (Feltro Mágico)

Crédito da imagem:

http://eadplus.com.br/produto/artesanato-feltro/

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

81 comentários

1 2 3 17

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]