Como Fazer uma Bolsa de Calça Jeans Linda e Fácil

bolsa de calça jeans

A bolsa de calça jeans é uma ótima opção para dar uma nova utilidade a uma peça que está velha ou que não serve mais. Além disso, nós mulheres sabemos que bolsas nunca são demais.

Pensando nisso, preparamos esse post para mostrar como transformar aquele seu jeans desgastado em uma elegante bolsa. O melhor de tudo é que, assim como a calça, a bolsa de jeans também é muito versátil e prática para o dia a dia.

Se você deseja saber todos os detalhes dessa incrível dica de reaproveitamento de roupas, pegue o seu jeans que está abandonado no guarda-roupas e acompanhe só!

Veja também:

Porta-trecos criativo feito com jeans

Cesta feita com jeans – reaproveite aquela calça velha

Bolsa de Calça Jeans Passo a Passo

Materiais necessários

  • Calça jeans velha
  • 2 cintos
  • Rebites para bolsas
  • Furador de couro ou agulhão
  • Máquina de costura
  • Linha de costura
  • Tesoura para costura
  • Fita métrica
  • Alfinetes
  • Martelo

Passo a passo

1. Corte 48 cm de comprimento das duas pernas da calça jeans.

Dica: Este tutorial foi feito com uma calça jeans de modelo reto.

2. Com a tesoura, abra e remova uma das costuras verticais. Faça isso nas duas pernas da calça.

Dica: A outra costura vertical da calça ficará à mostra na bolsa de calça jeans, e isso trará charme e identidade à peça.

3. Sobreponha os dois pedaços cortados de jeans unindo direito com direito do tecido. Meça 10 centímetros de largura no centro das peças e marque essa medida com alfinetes.

4. Corte as duas laterais das peças de dentro para fora, ou seja, a partir das marcações de alfinete até a borda superior das peças – onde era barra da calça. Desse modo, a parte superior das peças ficará maior do que a de baixo, formando um trapézio.

5. Agora que as partes da frente e de trás da bolsa já estão prontas, pegue novamente a calça jeans e recorte, na parte que restou das pernas, dois retângulos de 9 cm x 48 cm. Essas peças vão formar os lados da bolsa. E para fazer o fundo da bolsa, corte um retângulo de 9 cm x 28 cm.

Dica: Abra e remova as duas costuras laterais das pernas do jeans para auxiliar nesse passo.

6. Pregue alfinetes para unir todas as peças da bolsa em seus devidos lugares. Ao fazer isso, você verá a sua bolsa ganhando forma.

7. Com a máquina de costura configurada no ponto reto, costure todos os lados da peça deixando uma pequena margem de segurança (cerca de 1,5 cm).

Dica: Neste tutorial, optou-se por fazer uma bolsa que deixasse à mostra a parte interna do jeans, por isso costurou-se o direito das peças. Mas você pode usar o lado que você preferir ou até mesmo misturar o lado avesso com direito do jeans na mesma peça, criando um visual ainda mais descolado.

8. Desvire a bolsa e pregue os dois cintos para formar as alças. Use o furador para fazer os buraquinhos na bolsa e nas partes dos cintos que não estiverem furadas. Em seguida, insira os rebites e reforce-os com o martelo.

Dica: Para esse projeto foram gastos 4 rebites para prender cada um dos dois cintos, mas você deve utilizar quantos rebites achar necessário.

Prontinho! Agora que você já tem certeza de que realmente é  muito fácil fazer uma bolsa de calça jeans, é hora de fazer a sua em casa. E mesmo que você não tenha uma calça jeans sem uso no seu armário, não hesite em dar uma nova finalidade ao jeans do seu marido ou do seu pai, quem sabe.

Ah, e aproveite para checar se eles têm alguns cintos que não usam mais! Assim, os materiais principais para produzir essa linda bolsa jeans já estarão garantidos, não é mesmo? Se você gostou dessa dica de reaproveitamento, deixe seu recado pra gente nos comentários!

Veja também:

Artesanato com jeans – ideias maravilhosas

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Crédito das imagens: The fabric of our lives

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]