11 Caixotes Decorados Lindos Pra Você Copiar

Depois que não servem mais para armazenar frutas e verduras, os caixotes de feira com certeza merecem uma segunda chance. Se você também acha isso, que tal transformá-los em caixotes decorados? Deixando-os mais bonitos e com um acabamento de primeira, é possível utilizá-los de infinitas formas, dentro e fora de casa.

Se você se interessa pelo charme e pela funcionalidade proporcionada pelos caixotes decorados, continue com gente para aprender a fazê-los e também para se inspirar em vários modelos lindos. Depois de ver tantas ideias boas, você ficará morrendo de vontade de fazer alguns deles em casa. Quer apostar?

Veja também:

Estante alternativa feita com caixotes de madeira

27 Ideias de Artesanato com Gavetas Velhas

Como Usar os Caixotes Decorados

Para decorar

Na decoração, os caixotes decorados podem ser usados para acomodar o bolo e até os doces de um casamento rústico, por exemplo. Podem ainda fazer parte da decoração de um quarto infantil, da sala ou área de lazer.

Para plantar

No jardim, os caixotes podem armazenar um montão de vasinhos com flores e com temperinhos, que são capazes de deixar as refeições mais saborosas. Para fazer a madeira resistir ao sol e à chuva, basta aplicar uma demão de verniz e deixar secar. Simples assim!

Para organizar

Os caixotes decorados também podem ser usados como caixa organizadora, como revisteiro e até mesmo como baú para tralhas – algo que, por sinal, todo mundo deveria ter quando a intenção é organizar um quarto infantil, não é mesmo?

Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo a funcionalidade dos caixotes decorados, confira o passo a passo e aprenda a fazê-los em casa.

Como Decorar Caixotes em 5 Passos

Materiais

Para decorar os caixotes e deixá-los do seu jeito, você precisará de alguns materiais e ferramentas básicas, nada muito complicado. Para preparar a madeira, antes mesmo de aplicar a decoração, você vai precisar de:

  • lixa 60 ou 80 para lixar as áreas maiores;
  • lixa 100 para os detalhes e cantos;
  • pano úmido para limpar o pó da madeira;
  • pincel;
  • tinta (esmalte base água, esmalte sintético, verniz, tinta PVA ou tinta acrílica);
  • pote para despejar a tinta.

Passo 1. Lixe o caixote

Com a lixa 60 ou 80, lixe as ripas de madeira no sentido do comprimento, por dentro e por fora do caixote. Depois, pegue a lixa 100 e passe nos cantos e nos encontros das ripas.

Dica: Para adiantar essa etapa, você também pode usar uma lixadeira elétrica. 

Passo 2. Tire o pó

Com um pano úmido, faça uma boa limpeza no caixote. Deixe-o pronto para receber a tinta.

Passo 3. Prepare o fundo

Antes de aplicar a decoupage ou qualquer outro tipo de decoração, é importante preparar a caixa com a tinta. Para isso, despeje a tinta em um pote de sorvete e aplique-a por todo o caixote. Aguarde cerca de 2 horas e aplique a segunda demão.

Dica: Caso queira uma cor bem viva, faça um fundo com tinta branca e depois aplique a tinta colorida. 

Passo 4. Faça a decoração

Depois que o seu caixote já estiver seco, aplique a decoração desejada. Nesse momento você pode fazer decoupage com papel ou com tecido, pode colar  juta, flores e laços, ou pode aplicar a técnica de craquelê, que é fácil de fazer e gera ótimos resultados.

Além disso, você também pode usar tintas de todas as cores para dar vida nova aos caixotes de feira. Você pode criar decorações com poás e listras, pode desenhar formas geométricas ou criar lindas estampas, sempre de acordo com o seu gosto.

Passo 5. Finalize com verniz

Um ponto importante, que devemos prestar atenção ao fazer artesanato, é a durabilidade. Para que a pintura fique bonita por muito mais tempo, aplique uma camada de verniz de sua preferência para finalizar a peça.

Depois de seguir esses passos simples, você terá lindos caixotes decorados para usar onde você quiser, seja para organizar, para compor um belo jardim ou mesmo para guardar livros e revistas.

11 Caixotes Decorados Inspiradores

Se você gostou das dicas acima, confira a lista que preparamos com 11 ideias de caixotes decorados com diferentes técnicas manuais.

1. Pintura simples e aplicação de enfeites

caixotes decorados

Fonte: pinterest

2. Pátina e decoupage

caixote decorado com patina

Fonte: pinterest

3. Pintura e decoupage

caixote decorado com decoupage

Fonte: pinterest

4. Decoração com tecido

5. Craquelê na madeira

Fonte: pinterest

6. Pintura e aplicação de corações de tecido

7. Pintura e colocação de rodízios

Fonte: pinterest

8. Pintura e patchwork

9. Pintura e decoupage na parte interna

Fonte: pinterest

10. Decoração com mix de estampas

caixote cor de rosa

Fonte: pinterest

11. Pintura sóbria

Como você viu, é muito simples dar vida nova aos caixotes com um pouco de carinho e algumas pinceladas de tinta. Se você gostou de aprender o passo a passo básico para fazer lindos caixotes decorados, e amou as inspirações da lista de ideias, deixe um comentário.

Veja também:

Decoração feita com caixotes de madeira que você precisa conhecer

Como fazer uma mesinha suspensa com paletes

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

39 comentários

1 2 3 8

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



[wp_bannerize group="caixas-mdf-lat" categories="1120,1121"] [wp_bannerize group="moldes-lat" categories="1112,1117,1118,1122,1147"] [wp_bannerize group="saboaria-lat" categories="1154"] [wp_bannerize group="pintura-lat2" categories="1148,1149"] [wp_bannerize group="encadernacao-lat" categories="1113,1114,1115,1116,1119,1123,1124,1125,1126,1127,1480,1128,1129,1130,1131,1479,1134,1136,1137,1138,1139,1141,1142,1143,1144,1145,1151,1153"]



Artesanato em Madeira Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email