Como Fazer Laço de Fita – Passo a Passo Simples

como fazer laço de fita passo a passo

Seja para enfeitar caixas e lembrancinhas, confeccionar presilhas ou tiaras de cabelo, decorar embrulhos de presentes ou dar acabamento em buquês de flores, nada melhor do que um belo laço, não é mesmo? Afinal, esses detalhes mimosos são essenciais para finalizar qualquer trabalho com muito charme. Por isso, vamos ensinar como fazer laço de fita.

Trata-se de um modelo simples que funciona para várias finalidades. Na hora de fazer um laço, a espessura, as cores e os tipos de fita podem variar. Essas escolhas devem ser feitas sempre de acordo com o seu gosto e com o tipo de trabalho que você deseja decorar.

Mas é certo que, saber a técnica básica para produzi-los é um conhecimento curinga no mundo do artesanato, essencial para quem deseja dar um acabamento delicado em peças variadas.

Sorteio Escola de Feltro

Veja também:

Como Organizar Fitas de Cetim – Dica Simples e Prática

Como Fazer Laço Duplo de Tecido – Passo a Passo Simples

Definindo a finalidade do laço

Fonte: Pixabay

Antes de saber como fazer laço de fita, você precisa pensar na peça e na ocasião. Ao saber como será usado, fica mais fácil definir o material, o tipo de laço e a cor que mais combina com o momento e com o objeto que será decorado.

Cetim, gorgurão, aramada, lisa ou estampada, há uma grande variedade de tonalidades, cores e texturas disponíveis no mercado. Com as nossas dicas sobre os diferentes tipos de fita você não terá dificuldades para escolher uma perfeita para o seu trabalho.

Como fazer laço de fita simples

Fonte: Pixabay

Com esse laço simples que ensinaremos hoje, você pode adornar a maioria dos objetos, de embrulhos à presilhas. Afinal, é um laço tradicional e que combina com tudo.

Depois de aprender esse projeto para iniciantes, você poderá fazer facilmente outros modelos, como esse laço em formato de flor, por exemplo, perfeito para presentes.

Materiais Necessários

  • Fita (escolha a cor, o material e a espessura sua preferência)
  • Tesoura

Passo a Passo

Foto: Natália Chagas

1. Corte um pedaço de fita pelo menos 3 vezes maior do que o comprimento total que você deseja que fique o laço (é melhor sobrar do que faltar). Além disso, lembre-se de que é preciso deixar uma boa sobra de fita para a cauda e para dar forma ao laço.

Foto: Natália Chagas

2. Coloque a fita sobre uma superfície plana e traga as pontas dela para o centro. Sobreponha-as e, assim, você terá duas voltas e duas caudas. Caso as voltas não estejam evidentes, molde-a com as mãos, cuidando para que fiquem com o mesmo comprimento.

Foto: Natália Chagas

3. Dobre a volta esquerda sobre a volta direita; passe-a por trás, pelo orifício central, e puxe-as.

Foto: Natália Chagas

4. Puxe bem os dois lados para dar uma forma bonita ao laço. E já está pronto!

Foto: Natália Chagas

A verdade é que um laço, por mais singelo que seja, traz cor e beleza para qualquer peça, não é mesmo? Esse laço de fita que você acabou de aprender a fazer pode dar aquele charme especial a muitas peças, como nos trabalhos em feltro, nos enfeites natalinos, nas roupas infantis e nas lembrancinhas – de recém-nascido, aniversário e batizado.

Esse detalhe delicado pode ser fixado sobre tecido, papel, feltro, acrílico, MDF e outros materiais. Para uma colagem perfeita, basta usar os tipos de cola para artesanato indicados para cada material.

Se você gostou de saber como fazer laço de fita para arrasar nas suas criações, deixe um comentário!

Imagem da capa – Fonte: Pixabay

Veja também:

Como Fazer Laços de Fita Para Cabelo Passo a Passo

Flor de Fita de Cetim Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

6 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email