Como fazer pátina

Como fazer pátina

Você já observou como há vários produtos artesanais que têm acabamento com pátina? Veja abaixo esse divino com resplendor:

Pátina Envelhecida , esta técnica se presta bem à aplicação em oratórios, imagens sacras – em gesso ou madeira – assim como em moveis, molduras de quadros, porta-retratos e uma grande variedade de objetos de decoração, como pés de abajures, arcas, mesinhas, etc.

Essa técnica consiste em um trabalho feito com lixa e tinta dando um efeito de ação/desgaste do tempo muito suave e belo. O custo é bem acessível e pode ser feito em qualquer móvel ou utensílio doméstico de madeira. O resultado que se obtém com essa técnica de pintura é muito bonito e a peça ganha vida nova após pronta.

Material necessário

– Massa corrida.
– Tinta látex da que você quer o móvel.
– Tinta látex branca.
– Verniz incolor.
– 1 espátula.
– 1 palha de aço nº 1
– 2 rolos para pintar
– Lixa nº 180
– Lixa nº 160

Como fazer pátina

Estando o móvel pronto para a prática da pátina, deve-se, primeiramente, lixar todo o móvel, tirando o verniz inicial da madeira. Com um pano seco, retira-se todo o pó obtido após lixar a peça. Depois disso, o passo seguinte é passar a primeira demão da tinta látex, escolhida entre as duas cores para ser a base da pátina; a cor que fica embaixo. Quando esta pintura secar, após duas horas, é necessária, ainda, uma segunda demão dessa mesma cor já utilizada. Mais duas horas de espera até que a tinta seque.

Após seca a base, deve-se preparar a segunda tinta látex da cor escolhida, diluindo-a em água. A medida ideal é uma parte de água para três de tinta látex. Pinta-se o móvel e rapidamente, com a ajuda do pincel de pátina, tira-se o excesso de tinta, dando o efeito pátina ao móvel. Depois de seco, passa-se o verniz a base de água em todo o móvel. De preferência, passam-se duas demãos de verniz, dando um resultado melhor.

Outra variação é feita com palha de aço, dando outro efeito de pátina, também muito bonito. Nesse, ao invés de diluir a tinta látex na água e retirar o excesso com um pincel, o recomendado é passar a palha de aço, retirando o excesso da tinta em um único sentido e de uma vez só. Deve-se fazer o processo por lados ou partes, sempre de cima para o sentido do chão.

Vídeo demonstrando a técnica

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a pátina, uma técnica extremamente interessante.

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

3 Comentários
  • elaine pontes guedes

    Adorei a aula, gostaria de saber se a profissional do vídeo da aula no rio de janeiro.

    Att.

  • FATIMA MARTINS

    dorei vou pintar mesa e cadeira area externa, posso usar corante no polistem?