Como Fazer Sabão Líquido Caseiro para Limpar a Casa

O sabão líquido é um dos itens de limpeza que tem conquistado os adeptos a uma boa faxina. Ele é mais vantajoso em comparação às versões em barra e em pó, porém, custa mais caro. A boa notícia é que com matérias-primas acessíveis, é possível fazer um bom sabão líquido caseiro e usufruir de todos os benefícios do produto gastando pouco.

Dentre as vantagens, estão o alto poder de remoção de gorduras das louças e o baixo risco de manchar roupas, uma vez que o sabão líquido penetra melhor nas fibras dos tecidos e não deixa resíduos.

Existem diversos tipos de sabão líquido caseiro. Alguns levam menos ingredientes em sua fórmula e com isso se tornam apropriados para diversos tipos de uso, como a lavagem de louça e roupas delicadas. Também há aqueles que levam produtos mais abrasivos e são ideais para lavar o piso e fazer outros tipos de limpeza pesada.

Abaixo, disponibilizamos o passo a passo de quatro tipos de sabão líquido. Para fazer todos eles, é necessário utilizar recipientes grandes como baldes e bacias e também é indispensável o uso equipamentos de proteção, como luvas de borracha, óculos de segurança e máscara.

Moldes de Feltro

Escolha a receita de sua preferência e prepare um sabão líquido caseiro que vai surpreender a sua família. A casa ganha e o bolso agradece!

Veja também:

11 Receitas de Sabão Caseiro Fáceis de Fazer

Como Fazer um Armário de Caixote para Lavanderia

Sabão líquido fácil para limpeza geral

Materiais Necessários

Com apenas três ingredientes:

  • sabão em barra;
  • bicarbonato de sódio;
  • água;

é possível fazer uma receita básica de sabão líquido para lavar as roupas, o piso e a louça. O passo a passo é bem simples.

Modo de Preparo

Em uma bacia, rale 200 gramas sabão, acrescente um litro de água quente e mexa até dissolver o sabão. Coloque ¾ de colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe a solução esfriar por 40 minutos. Depois, acrescente um litro de água a 30 ºC e, se preferir, coloque também alguma essência. Em seguida, acrescente um litro de água fria e está pronto o sabão líquido que pode ser usado para limpeza geral.

Sabão líquido de álcool para roupas

Materiais Necessários

Esta receita também utiliza poucos ingredientes:

  • 500 ml de detergente para louça;
  • uma barra de sabão de 200 gramas;
  • 500 ml de álcool;
  • 5 litros de água.

Modo de Preparo

Para começar, rale a barra de sabão e depois acrescente 1,5 litros de água quente, mexa e depois acrescente mais 1,5 litros de água quente e continue mexendo. Coloque o detergente e mais dois litros de água em temperatura ambiente. Deixe esfriar e, com bastante cuidado, acrescente o álcool. Deixe a solução descansar por 12 horas.

Após esse período, a receita estará bem consistente. Misture bem com uma colher ou batedeira e está pronto o sabão líquido. Se preferir, pode adicionar alguma essência à base de álcool. A receita rende de sete a oito litros. Armazene o sabão em garrafas PET e agite bem antes de usar.

Link do vídeo no YouTube: Sabão de alcool sem soda liquido, com 3 ingredientes e potente, fácil demais!

Sabão líquido para roupas [com óleo de cozinha usado]

Esta receita reutiliza óleo de cozinha para produzir um sabão líquido semelhante aos que são vendidos no supermercado. Dentre os outros ingredientes estão: soda cáustica, álcool, detergente, sabão em pó, anil e amaciante para roupas. Assista ao vídeo com o passo a passo e lembre-se de utilizar equipamentos de proteção individual ao produzir a receita.

Link do vídeo no YouTube: Sabão azul (Omo caseiro) 16 lts com menos de R$5,00 – Super fácil e rápido de fazer

Sabão líquido para louça

A proposta desta receita é transformar um litro do detergente que vende no supermercado em três litros de sabão líquido consistente, ideal para lavar louça e com ótimas propriedades de remoção de gordura.

Materiais Necessários

  • 1 litro de detergente da marca de sua preferência;
  • 3 colheres de chá de sal de cozinha;
  • 7 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água.

Modo de Preparo

Primeiro, dilua a quantidade indicada dos sais em um litro de água em temperatura ambiente e reserve. Coloque o detergente em um balde e em seguida, acrescente a solução feita com os sais e o restante da água, de maneira intercalada. Aguarde a espuma reduzir e armazene o produto em recipientes próprios para detergente.

Link do vídeo no YouTube: Detergente neutro em 3 minutos igual do mercado veja como fazer

Comece a fazer o seu sabão líquido caseiro utilizando as receitas mais básicas e logo será possível colocar em prática as receitas elaboradas. O mais legal de tudo é poder deixar a casa limpa e cheirosa com produtos feitos por você que utilizam matérias primas fáceis de encontrar e com baixo custo.

Para se aperfeiçoar nesta área, conheça o curso de Saboaria Artesanal. Através dele, você vai aprender a fazer sabonetes e cosméticos diversos e ainda saberá como montar lindos kits para presentear e vender.

Veja também:

Como Fazer Sabonete Líquido: 3 Receitas que Você Precisa Ver

2 Truques Caseiros para Impermeabilizar Tecido Gastando Pouco

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Sabonete artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]