Como Fazer Sabonete Esfoliante com Bucha Vegetal

Você sabia que os sabonetes artesanais são muito melhores que os industrializados? Isso por que eles não ressecam a pele e promovem uma limpeza muito mais suave. Como estamos sempre trazendo novidades nessa área, vamos mostrar como fazer sabonete esfoliante com bucha vegetal.

Esse produto limpa e esfolia, contribuindo para a renovação da pele. Como tem uma apresentação incrível, é perfeito para presentear as amigas e ainda serve para você fazer uma grana extra sem precisar sair de casa. Gostou da dica? Então confira o passo a passo!

Veja também:

Como Fazer Molde de Silicone para Sabonetes

Moldes de Feltro

Receita de Sabonete Esfoliante de Aveia – Passo a Passo

O Diferencial do Sabonete com Bucha Vegetal

O legal desse sabonete é que, além dos benefícios da glicerina, você também conta com a ação esfoliante da bucha vegetal – à venda em qualquer supermercado ou feira de produtos naturais. Ou seja, esse não é só um sabonete, muito menos só um esfoliante; é um produto dois em um!

como fazer sabonete de bucha vegetal

Benefícios da Bucha Vegetal

A bucha, composta de fibras naturais, é um esfoliante 100% natural que melhora a circulação do sangue, remove células mortas da pele, evita pelos encravados e abre os poros, ajudando na absorção de cremes hidratantes. Com o uso frequente a pele fica mais viçosa, visto que ela acelera o processo de renovação celular. Está esperando o quê para começar a usar?

Como Fazer Sabonete Esfoliante com Bucha

Materiais Necessários

  • 500 g de base glicerinada branca
  • 1 colher (sopa) de manteiga de Karité
  • 50 ml de mistura de essências (sendo metade de Amber Zara, 30% de Polo Perfum, e 20% de Cascas e Folhas – você pode usar outras que goste ou que já tenha em casa)
  • 100 ml de lauril
  • 50 ml de extrato de Aloe Vera
  • Gotas de corante cosmético verde abacate (a quantidade depende do seu gosto)
  • Bucha vegetal
  • Cordão de algodão grosso
  • Ferramentas: faca de inox, panela esmaltada, fogão elétrico, espátula de silicone/colher de inox, bacia plástica e tesoura.

Passo a Passo

Derreta a glicerina

1. Corte a base glicerinada em cubos e derreta em uma panela esmaltada no fogão elétrico. Mexa até diluir a base completamente e retire do fogo.

Dica: Se você derreter no fogão normal, a sua base pode queimar. Caso não tenha um fogão elétrico. Derreta no micro-ondas, mexendo de 30 em 30 segundos.

Adicione o cheirinho

2. Misture os outros ingredientes, um a um: a manteiga de Karité, a mistura de essências, o lauril, o extrato de aloe vera e o corante. Cada um deles tem sua função. O lauril, por exemplo, serve para dar aquela espuma na hora do banho, as essências garantem o cheirinho bom, e o corante dá uma corzinha para seu sabonete não ficar sem graça.

Mergulhe a esponja

Essa receita rende 5 grandes sabonetes esfoliantes. Geralmente usamos metade de uma bucha para cada sabonete.

3. Transfira sua “mistura” para uma bacia maior e, com ajuda de luvas, mergulhe as buchas nela. É legal mexer bem cada bucha, apertando devagar, para que elas absorvam bastante o sabonete. Faça isso até que a mistura comece a esfriar e ficar mais grossa.

Como fazer sabonete esfoliante

4. Retire os sabonetes da bacia e deixe-os secar bem até que fiquem duros. Isso demora poucas horas, mas há quem deixe os sabonetes descansando de um dia pro outro.

como fazer sabonete esfoliante artesanal

Cuide dos últimos detalhes

5. Com o sabonete já seco, corte um pedaço de 50 cm de cordão de algodão para cada um deles. Passe por dentro da bucha e, depois, faça um nó na ponta.

sabonete esfoliante

Seu sabonete está pronto. Mas como a gente gosta de ensinar tudo muito bem, gostaríamos de dar mais uma dica: Como você já percebeu, nossa receita é mais aerada. Ou seja, não é feito um sabão em barras. Caso você queira fazer assim, é só cortar pedaços menores da bucha e colocá-los em formas de silicone, preenchendo depois com a mistura. Recomendamos usar uma mistura de base glicerinada, sendo 80% transparente e 20% branca.

Depois de seco, desenforme os sabonetes (a gente ensinou uma receita parecida por aqui).

Lembrando: A validade do produto é de 6 meses.

A boa aparência conta muito

Não importa se você está vendendo ou apenas presenteando os amigos. A embalagem conta muito. Por isso, recomendamos que capriche na embalagem para conservar o cheirinho e proteger seu produto de poeira.

sabonete artesanal esfoliante

A Revista tem mais um monte de receitas para você ganhar dinheiro sem sair de casa com excelentes produtos. Para aprender mais, conheça o nosso curso online completo de saboaria artesanal. Até mais!

Imagens: Elo 7 | Canal Peter Paiva

Veja também:

Como Fazer um Sabonete para Pele Oleosa

15 Segredos e Dicas Sobre Sabonetes Artesanais

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Sabonete artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]