Como Fazer Saia Rodada Infantil – Passo a Passo para Iniciantes

como fazer saia rodada

Existem peças de roupa que foram e sempre serão uma graça. A saia rodada é uma das peças que nunca saíram do gosto das pessoas. Pensando nisso, vamos ensinar como fazer saia rodada infantil de um modo muito fácil.

Com um visual rústico, e ao mesmo tempo delicado, é inegável que a saia rodada agrada à maioria das meninas. Seja pelo estilo inigualável ou pelo conforto que ela proporciona.

Apesar de o projeto aqui apresentado ser destinado ao público infantil, nada impede você de adaptá-lo para o uso adulto e juvenil. Se você gostou da peça de hoje, confira o passo a passo!

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Saia Infantil com Babados – Aprenda Já!

Como Fazer Vestido Infantil com Preguinhas – Passo a Passo

Como Fazer Saia Rodada Infantil

Materiais Necessários

  • Máquina de costura
  • Tricoline ou outro tecido de algodão
  • Linha de costura
  • Agulha
  • Fita métrica
  • Pé calcador de franzir
  • Ferro de passar
  • Elástico de aproximadamente 1,5 cm de largura
  • Renda ou guipir
  • Botão decorativo
  • Fita decorativa
  • Tesoura

Passo a Passo

1. Tire as medidas

Antes de aprender como fazer saia rodada, é preciso saber quais as medidas da peça. Com a fita métrica, meça a cintura da menina e o comprimento que você quer que a saia fique.

2. Corte o tecido

Para confeccionar a saia rodada, você vai precisar de 3 tiras de tecido. Siga as orientações abaixo para saber as medidas corretas:

  • Tira 1 – Cós: largura (medida do quadril + 3 cm) e altura (medida do comprimento da saia dividido por três + 3 cm).
  • Tira 2 – Base: largura (medida do quadril + 3 cm) e altura (medida do comprimento da saia dividido por três).
  • Tira 3 – Babado: largura (dobro da medida do quadril) e altura (medida do comprimento da saia dividido por três + 3 cm).

3. Una as três tiras de tecido

Insira o pé calcador de franzir em sua máquina de costura. Ajuste a tensão dela e teste-a em retalhos até encontrar a configuração ideal.

Depois, una direito com direito do tecido das tiras 1 e 2. Com o mesmo pé calcador de franzir una a terceira tira à borda da tira 2. Retire o pé calcador de franzir da máquina de costura e dê acabamento na costura com o ponto overloque ou zigue-zague.

Dica: Caso você não tenha o pé calcador de franzir, passe uma costura nas tiras com o ponto mais largo da máquina de costura. Depois, puxe a linha para franzir o tecido até ficar na medida ideal. 

4. Feche a lateral da saia

Una avesso com avesso do tecido e feche a lateral da saia.

5. Insira o elástico

Dobre aproximadamente 2 cm do cós da saia para dentro e passe o ferro em temperatura média para criar um vinco. Costure o cós deixando uma abertura para a inserção do elástico. Insira o elástico usando um grampo de cabelo.

Depois, confira se o elástico está bem inserido e una as duas pontas do elástico costurando-as à máquina. Confira se o elástico não está enrolado dentro da roupa e feche o buraco do cós.

Dica: O elástico deve ser menor do que o quadril da criança, aproximadamente 15 cm menor. Por exemplo, se o quadril da criança for 60 cm, corte o elástico com 45 cm.

6. Insira os enfeites

Costure a renda ou uma tira de guipir na base da saia. Depois, costure a fita decorativa escolhida sobre a costura das tiras 2 e 3 para fazer um acabamento. renda na barra da saia

Para marcar a parte da frente da saia, costure também um pedacinho de fita simbolizando um laço. Para finalizar, costure um botão no centro desse laço.

saia rodada infantil finalizada

Agora que você já aprendeu como fazer saia rodada infantil, é hora de tirar as medidas e costurar uma dessa agora mesmo!

Se você gostou desse passo a passo, curta a página da Revista Artesanato no Facebook e fique por dentro de mais dicas, passo a passos e novidades!

Crédito das imagens: Craft Passion

Veja também:

3 Modelos de Flores de Tecido Passo a Passo

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

 

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

6 comentários

  • Aurora Marques diz:

    *******

  • eneida cyntrao diz:

    Nossa que barbada,vou fazer muita saia !!!

  • Nilza Maria diz:

    Muito fácil e ficou linda! Vou fazer uma para mim rsrsrs

  • Anônimo diz:

    Gostei, mas se fosse em video ficaria melhor ainda.

  • Maria de Fátima Ferreira da Silva diz:

    Bom dia! Muito lindo esse vestido com saia rodada. Adorei! Gostaria de receber moldes para blusas (sem manga) e saias lisas e estampadas, trabalhadas com renda no tipo decote, barra etc. Ultimamente, quase não tenho comprado, porque aqui na minha cidade, os vendedores optam mais para o estilo de blusa estampada e decorada com renda nas costas. Acho que não tem graça, porque o detalhe mais bonito está escondido nas costas. Aprecio decotes mais profundos em V e em U, com limite, mas na minha cidade, eles vendem na maior parte, decotes muito altos, chegando ao pescoço. Eles ficam presos somente a uma tendência. Sinto-me incomodada, pois a cidade é muito quente. Aqui, as lojas ficam mais presas a blusas estampadas, com decotes altos. É difícil encontrar roupas em tecidos lisos. Minha mãe era uma ótima costureira e nunca pensei em aprender com ela, pois me ocupava com os estudos. Ultimamente, aprendi na internet e faço alguns artesanatos (flores, sacolas de papel). Gostaria de aprender algo da costura e creio que vai ser muito bom. Muito obrigada. Fátima Ferreira – Teófilo Otoni-MG

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]