Como Fazer Sapateira Artesanal com Papelão

Se você busca um modo eficiente e prático para acomodar seus calçados, a sapateira artesanal é a melhor alternativa. Por ser feita com materiais reaproveitados, ela contribui não apenas com o meio ambiente, mas também com o seu bolso.

E foi pensando em uma solução barata para guardar os sapatos, que organizamos um tutorial pra lá de especial. Vamos mostrar como fazer uma sapateira de papelão.

O legal dessa sapateira é que ela é bem versátil. Você pode acomodá-la em diversos ambientes da casa, de acordo com a sua necessidade. Essa mobilidade é ideal para quem não pretende ter móveis fixos no momento, seja porque mora de aluguel ou porque simplesmente adora mudar a decoração de tempos em tempos.

Se você amou o tema de hoje, e deseja aprender logo o passo a passo desse artesanato com papelão, acompanhe só! Você vai querer fazer a sua hoje mesmo!

Veja também:

Como fazer decoração de festas com rolos de papelão

Porta-retrato reciclado feito a partir de papelão usado

Como Fazer Sapateira Artesanal

Materiais necessários

  • Papelão.
  • Tesoura.
  • Régua.
  • Fita adesiva larga colorida.
  • Cola quente.

Passo a passo

Montagem dos módulos

1. Para fazer cada um dos módulos que acomodará os calçados, abra a caixa de papelão e recorte um retângulo com 53 cm X 61 cm. Dobre o retângulo em 3 partes iguais no sentido do comprimento para marcá-lo.

Papelão aberto com as dobras feitas

2. Passe a fita adesiva em uma das bordas do papelão, no sentido da largura. Envolva primeiro a parte de baixo com a metade da largura da fita. Deixe uns 2 centímetros de fita sobrando de um dos lados e corte a parte de baixo da fita, rente ao papelão.

Dica: Essa sobra de fita fará a junção do triângulo nos próximos passos.

3. Só depois de cortar a parte de baixo da ponta de fita (como mostra a foto abaixo), cole a outra metade da fita na parte de cima do papelão.

Dica: Lembre-se de deixar a parte escrita do papelão para cima. Desse modo, quando o módulo for montado, ela não ficará à mostra.

Papelão com a fita adesiva que unirá o triângulo no próximo passo

4. Forme o triângulo a partir das marcas que você fez no passo 1 ao dobrar o papelão. Use a fita que ficou na extremidade do papelão para unir o pico do triângulo. Para isso, cole na parte de dentro do módulo a fita que ficou exposta.

Módulo de triângulo já formado com a fita a ser colada na parte de dentro dele

5. Passe 2 pedacinhos de fita, um no meio e um na outra ponta da abertura superior do triângulo para fechá-lo. Assim, seu módulo já estará pronto. Basta repetir esses passos até criar a quantidade desejada de módulos.

Dica: Nesse projeto foram criados 13 módulos.

Módulo com pedaços de fita fechando a abertura superior do triângulo

Montagem da sapateira

1. Para montar a sapateira artesanal, faça uma base de papelão para cada uma das pilhas de módulos – a quantidade de módulos por pilha vai de acordo com seu gosto. Com a cola quente, cole a base dos triângulos no pedaço de papelão, um do lado do outro, até formar uma fileira de módulos colados.

Dica: Cole a base de papelão após a marcação da fita adesiva colorida. Desse modo, a placa de papelão ficará imperceptível. 

Primeira fileira de módulos sendo montada e colada na base de papelão

2. Quando você terminar de colar a primeira pilha de módulos, fixe outra base sobre a fileira já pronta. Faça mais uma pilha de módulos até obter uma sapateira com o tamanho desejado.

Dica: É interessante pensar na disposição dos módulos antes de colá-los definitivamente. O projeto das fotos serve como inspiração, no qual a sapateira de papelão foi feita com três fileiras de módulos: a primeira com 4, a segunda com 5 e a última com 4 compartimentos. 

Sapateira artesanal pronta

Como você acompanhou, a sapateira artesanal de papelão é uma solução muito rápida e eficaz para organizar os seus calçados. Além de acomodá-los com grande estilo e inovação, principalmente por ter um visual geométrico super moderno, a sapateira de papelão é uma alternativa muito barata, não é mesmo?

Então, se a grana está curta, mas mesmo assim você não abre mão de uma casa ajeitada, é hora de colocar esse passo a passo em prática. E caso a quantidade de pares de sapatos aumente, não hesite em criar módulos extras para completar a sua sapateira.

Ficamos por aqui com mais essa dica que une organização e economia. Se você também achou incrível essa dica da sapateira de papelão, deixe um recado pra gente nos comentários!

Veja também:

10 maneiras de reciclar caixas de papelão para os seus filhos se divertirem

Guirlanda de Natal com Rolos de Papelão – Faça a sua!

Crédito das fotos: A piece of rainbow

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

22 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email