Como Fazer Saquinhos em Tecido no Estilo Retrô – Passo a Passo

saquinhos em tecido

Os saquinhos em tecido estilo retrô, além de lindos, são divertidos de se fazer! Eles podem ser usados como saquinho de presente de aniversário, item decorativo da sua casa, ou ainda, em versões mais simples, podem servir de bolsa para guardar roupas íntimas, pijamas, meias, produtos de higiene pessoal e o que mais você quiser!

A bolsinha de cordão retrô é um projeto de costura rápido que permite combinar diferentes tecidos e acabamentos, e você ainda pode agregar recortes e aplicações de renda no projeto. Acompanhe esse passo a passo detalhado e comece a produção!

Veja também:

Sorteio Escola de Feltro

Como Fazer Saquinhos de Tecido Passo a Passo

Como Fazer Sacolas Ecológicas em Tecido – Passo a Passo

Materiais necessários

  • Tesoura para tecido
  • Régua ou fita métrica
  • 3 tecidos de estampas diferentes que combinem
  • Renda ou fita de cetim
  • Botões ou apliques de renda para decorar (opcional)
  • Cordão para amarrar
  • Máquina de costura
  • Lápis preto 6B
  • Alfinetes
  • Alfinete de segurança pequeno

Saquinhos em Tecido Estilo Retrô – Passo a Passo

1. Corte dois retângulos de cada tecido nas seguintes medidas:

  • Tecido 1: dois retângulos de 13cm x 8,5cm;
  • Tecido 2: dois retângulos de 13cm x 11cm;
  • Tecido 3: dois retângulos de 13cm x 18cm.

Use duas estampas para a parte da frente e atrás do saquinho (tecidos 1 e 2) e a terceira (tecido 3) para o forro.

saquinhos em tecido2. Faça uma barra de 0,5cm com costura reta na parte inferior do tecido 1 e na parte superior do tecido 2. Com alfinetes, prenda os dois tecidos com o lado direito para cima e costure. Repita o mesmo processo para a parte de trás.

3. Posicione a renda ou fita de cetim de modo que esconda a costura entre os tecidos 1 e 2 da parte da frente. Prenda a renda com alfinetes e passe costura reta nas bordas laterais para fixá-las bem.

saquinhos em tecido4. Coloque a parte da frente e de trás da bolsa juntas, direito com direito. Com alfinetes, marque 2,5cm abaixo da borda superior, e marque novamente 1,5cm abaixo do primeiro alfinete. Faça isso dos dois lados do saquinho, conforme a imagem.

5. Para o saquinho ficar com um fundo arredondado, trace uma curva nas duas pontas inferiores do tecido. Use um carretel de linha grande ou algo parecido para marcar e corte.

saquinhos em tecido

6. Agora vamos costurar o contorno da bolsa, usando costura reta e deixando margem de 0,5cm. Lembre-se de não costurar a parte superior do saquinho e entre os alfinetes — aqui será onde passaremos o cordão mais tarde.

Depois de costurada, desvire a bolsa e reserve.

7. Prenda os dois retalhos do tecido do forro com alfinetes para não sair do lugar, estampa com estampa, marque os cantos inferiores e corte para arredondar.

8. Usando dois alfinetes, marque a borda inferior do saquinho numa distância de 5cm entre um e outro. Costure ao redor do forro, deixando aberta a boca do saco e o vão entre os alfinetes, por onde vamos desvirar a bolsa mais tarde.

saquinhos em tecido

9. Coloque o exterior da bolsa dentro do forro, lado direito com direito, alinhando a borda superior dos tecidos uma com a outra.

10. Passe costura reta na borda superior da bolsa, deixando margem de 0,5cm. Tenha cuidado para costurar apenas o forro da bolsa com o exterior, e não acabar fechando a boca do saquinho e ele não abrir nunca mais!

11. Com cuidado, desvire a bolsa através da abertura deixada no forro. Depois, feche a abertura costurando à mão.

12. Para costurar o canal do cordão, marque com o lápis uma linha em volta do saquinho à 2cm abaixo da borda, e uma segunda linha 1cm abaixo da primeira. Passe costura reta ao redor da linha, de novo tomando cuidado para não costurar a parte da frente e de trás do saquinho e ele não abrir mais.

saquinhos em tecido

13. Usando um alfinete de segurança pequeno, passe o cordão pelo canal. Se preferir, corte o cordão ao meio, passe as duas metades pelo canal e amarre as pontas. Esse efeito vai dar um charme extra ao seu saquinho!

14. Decore o saquinho da forma que quiser. Pregue enfeites de renda, botões ou cole pérolas!

saquinhos em tecido

E está pronto o seu saquinho em tecido! Faça vários modelos usando cores, estampas e decorações diferentes. O resultado fica lindo!

Para aprender o passo a passo de outras bolsinhas como essa, conheça o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas e torne-se uma grande artesã!

Imagens: ASpoonFullOfSugar

Veja também:

Como Fazer uma Bolsa de Calça Jeans Linda e Fácil

Como Fazer uma Mochila Saco [Costura para Iniciantes]

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

One Comment

  • Isaura Silva diz:

    Adorei só me falta a maquina de costura kkk assim que tiver vou fazer, eu já fiz, uma bolsinha costurei a mão mesmo e ficou boa, é só deixar a costura mais forte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]