Como Fazer Tapete para Banheiro com Rolhas de Cortiça

como fazer tapete para banheiro

As rolhas, além de serem úteis para a vedação de garrafas de vinho, também estão conquistando cada vez mais pessoas quando o assunto é decoração. Isso porque esses pequenos tampões de cortiça podem render lindos artigos decorativos – graças ao aspecto natural deles, que é um charme.

Não é de se espantar que seu maravilhoso visual rústico vai bem em qualquer cômodo da casa, da cozinha ao banheiro. Foi pensando nisso que elaboramos este post com um passo a passo incrível. Vamos mostrar como fazer tapete para banheiro com rolhas de cortiça.

O tapete de cortiça é totalmente ecológico, pois é feito de um material natural reaproveitado. Não poderia haver combinação melhor: beleza e sustentabilidade andando juntas. Para fazer esse tapete, basta juntar as rolhas de vinho da sua casa, ou pedir para que seus amigos guardem algumas para você.

Se você deseja aprender como fazer tapete para banheiro com rolhas de vinho, acompanhe este tutorial super simples. Além disso, confira também algumas dicas de conservação para que o seu tapete de cortiça fique como novo por muito mais tempo.

Veja também:

Ideia para reutilizar rolhas de vinho – porta lápis

Abajur personalizado com rolhas – artesanato criativo

Como Fazer Tapete de Cortiça

Materiais necessários

  • Rolhas de cortiça
  • Cola quente
  • Forro anti-derrapante (tela emborrachada usada em armários)
  • Régua ou fita métrica
  • Estilete circular (ou tesoura de bom corte)
  • Faca pequena ou estilete reto
  • Tábua ou base de corte

Dica: Nesse projeto  foram utilizadas cerca de 175 rolhas de vinho montadas sobre um forro de 47 cm x 76 cm, mas você pode fazer o seu tapete com a quantidade de rolhas que preferir. Nesse caso, leve em consideração as medidas do seu banheiro ou use um outro tapete como referência para as medidas.

Passo a passo

1. Sobre a tábua, corte com a faca cada uma das cortiças ao meio, no sentido do comprimento.

Dica: Utilize rolhas com comprimento e largura semelhantes para que seu tapete de cortiça fique uniforme.

2. Para saber quanto da tela emborrachada você precisará utilizar, organize as rolhas no formato de um retângulo, deixando os lados planos para baixo. Meça a largura e o comprimento do retângulo de cortiças com a régua para saber quais as medidas terá o seu novo tapete.

3. Meça e corte o forro anti-derrapante nas medidas do retângulo de cortiça que você montou para teste.

4. Para começar a colar as rolhas, coloque o forro emborrachado na posição vertical. Com a cola quente, cole algumas rolhas na posição horizontal. Contorne com as rolha todas as extremidades do forro anti-derrapante, formando assim uma moldura para encaixar o restante das rolhas.

Dica: Lembre-se de deixar a parte anti-derrapante do forro para baixo.

5. Com a moldura de rolhas pronta, preencha o forro colando o restante das rolhas. Para não ter erro, transfira e cole as rolhas, uma a uma, do retângulo de teste para o emborrachado. Cole as rolhas na mesma posição que ocupavam anteriormente.

Como resultado, você terá um lindo tapete de cortiça para decorar seu banheiro, a cozinha ou até mesmo a varanda de casa.

Dicas de conservação

Agora que você já aprendeu como fazer tapete para banheiro com rolhas de cortiça, é ideal que você saiba também como conservá-lo.

Dica 1: Nunca deixe a cortiça molhada

Mesmo que a cortiça seja durável e resistente à umidade, ela se assemelha um pouco à madeira. Logo, absorve a umidade se ficar encharcada por muito tempo, e isso pode danificá-la. Para evitar danos, use um pano para secar seu tapete de cortiça sempre que ele estiver molhado.

Dica 2: Limpe o tapete com um pano úmido

Quando seu tapete de cortiça estiver sujo, limpe-o com um pano úmido e um pouco de detergente neutro. Depois, lave o pano, torça-o bem e retire os resíduos de detergente do tapete. Nunca use panos muito molhados nem produtos de limpeza abrasivos sobre a cortiça.

Agora que você já aprendeu como fazer tapete para banheiro reaproveitando cortiça, nada de se desfazer das rolhas de vinho, hein! Pois, como você percebeu, o tapete feito desse material proporciona um resultado incrível.

E seguindo direitinho as dicas de conservação, pode ter certeza de que seu tapete de rolhas durará por muito tempo, mesmo em ambientes com umidade. Se você gostou de aprender mais essa dica de decoração, deixe um recado pra gente nos comentários!

Veja também:

Como reutilizar tampas de garrafa para decorar

13 Ideias Incríveis Para Reutilização de Caixotes de Feira

Crédito das imagens: Crafty nest

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

12 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email