Como Fazer um Organizador em Tecido Costurado à Mão

organizador de tecido

Quando percebemos que a organização é uma das maiores aliadas da decoração, o ato de manter a casa em ordem se torna mais prazeroso. Para conseguir esse feito, uma boa alternativa é usar um organizador em tecido.

Além de manter tudo sempre à vista, esse tipo de peça é capaz de dar vida aos ambientes – principalmente ao ser pendurado na parede, como um quadro. Que tal aprender a fazer um modelo bem simples para guardar os lápis das crianças ou até mesmo para organizar o ateliê?

Esse organizador em tecido é super fácil de fazer, pois é todo costurado à mão, com pontos largos e simples. Depois de conferir essa dica você saberá exatamente o que fazer com retalhos de tecidos. Isso porque esse modelo de organizador é feito com diversos bolsinhos de pano.

Se você quer deixar os seus espaços ajeitados, manter seus utensílios em um lugar acessível e ainda por cima enfeitar o ambiente, acompanhe este passo a passo. Você vai aprender como criar um organizador customizado em apenas 3 passos. Veja só!

Veja também:

Como fazer organizador para escritório com caixa de sapato

Organizador de mesa usando materiais recicláveis

Como Fazer um Organizador de Tecido

Materiais necessários

  • Tecido – para ser a peça principal, na cor desejada
  • Tecidos de cores e estampas diversas – ou retalhos
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha – de crochê ou de retrós
  • Ilhós
  • Alicate para ilhós
  • Martelo

Dicas: Optar por  utilizar a tesoura zig zag para cortar o tecido evita que ele desfie. Outra alternativa é impermeabilizar o tecido.

Passo a passo

Passo 1

Recorte um pedaço retangular de tecido no tamanho e na cor desejada para o organizador e faça bainhas de aproximadamente 2 cm em todas as extremidades dele. Depois, faça alguns buracos com o alicate para ilhós em uma das bainhas no sentido da largura do tecido e insira os ilhós. Reforce-os com o martelo.

Dicas: Faça a quantidade desejada de furos para prender o organizador de tecido. Se você não tiver o furador de ilhós, trace pequenos círculos e corte-os com bastante cuidado, ou use algum outro tipo de furador que você já tenha.

Passo 2

Para criar os bolsos que formarão os organizadores, corte diversos pedaços de tecido em tamanhos e formas diferentes.

Dica: Você pode criar diversos padrões com cores variadas de acordo com o seu gosto. Além disso, você reaproveitar retalhos de tecido para fazer os bolsinhos.

Passo 3

Organize os recortes sobre o tecido retangular, que será a base dos bolsinhos organizadores, para ter uma ideia da disposição visual deles. Depois, costure cada um dos retalhos à mão com agulha e linha com fio duplo (para dar mais resistência) usando o ponto palito – ou outro ponto que você preferir.

Dica: Lembre-se de deixar uma abertura superior para formar os bolsinhos. Para criar uma peça divertida e moderna como a das fotos, use uma linha de uma cor que contraste sobre as cores dos tecidos utilizados.

organizador com retalhos de tecido

Pronto! O seu organizador de tecido já pode ser pendurado na parede para organizar o ateliê e outros espaços.

Como você percebeu, manter os ambientes organizados não significa que todos os nossos pertences devem ficar longe de nossas vistas, empacotados ou esquecidos nos armários. Além do mais, esse artesanato feito com retalhos de tecido lembra uma obra de arte, não é mesmo? Ele sem dúvida transforma os ambientes, deixando-os acolhedores e bem decorados.

Enfim, se você quer organizar sem abrir mão do estilo e da facilidade, esse organizador é a melhor pedida. E você? O que achou desse maravilhosa peça artesanal em tecido? Deixe seu recado pra gente nos comentários contando tudo!

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

O que Fazer com o Patchwork – Ideias Originais

Crédito das imagens: The Fabric of Our Lives

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

8 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]