Como Fazer Vestido Infantil com Preguinhas – Passo a Passo

O vestido é, sem dúvida, a roupa mais procurada na hora de vestir as meninas. Além de ficar uma graça, é muito prático por ser uma única peça. No calor do verão então, nem se fala: ele é a melhor pedida. Mesmo sendo super adorado, muitas costureiras iniciantes não sabem como fazer vestido infantil.

Os vestidos são equivocadamente conhecidos por serem complexos de costurar, isso quando comparados a blusas e outras peças menores. Porém, saber os materiais e as técnicas certas é mais que suficiente para acabar com esse mito.

Para isso, trazemos um passo a passo muito fácil. Vamos mostrar como fazer vestido infantil com preguinhas de lastex. Esse vestido é uma ótima pedida para presentear suas filhas, sobrinhas, netas e filhas de amigas. Além disso, trabalhar com costura pode ser uma excelente opção para ganhar dinheiro.

Esse vestidinho não só é fácil de fazer, mas como também tem um custo de confecção baixíssimo. Depois de acompanhar as dicas e as instruções, você comprovará o quanto é fácil costurar essa peça.

Veja também:

Como Fazer uma Mochila Saco [Costura para Iniciantes]

Como Fazer Laço Duplo de Tecido – Passo a Passo Simples

Como Fazer Vestido Infantil

Materiais necessários

  • Tecido leve e fresquinho, como o tricoline, nas medidas da menina.
  • Lastex (escolha uma cor que combine com o tecido escolhido).
  • Linha de costura da mesma cor do lastex.
  • 2 lacinhos de fita.
  • Máquina de costura.
  • Fita Métrica.
  • Tesoura de costura.
  • Alfinetes.

Dica: 1 rolinho de 10 metros de lastex costuma ser suficiente para fazer um vestido destinado a crianças de até 7 anos de idade.

Passo a Passo

Tire as medidas

Para chegar à medida ideal do vestido, tire as seguintes medidas:

Busto

1. Posicione a fita métrica na altura do peito da menina e dê uma volta no corpo a partir das costas.

2. Multiplique por 2 a largura encontrada. Exemplo: Se a fita métrica indicar 60 cm centímetros, a largura do vestido deve ser de 1 metro e 20 centímetros.

Comprimento do vestido

1. Com a fita métrica, estipule o comprimento que terá o vestido. Meça o comprimento a partir da axila.

2. Depois de definir o comprimento, adicione 1 centímetro para a bainha superior e 1 centímetro para a bainha inferior. Esse acréscimo adiciona 2 centímetros ao comprimento total do vestido.

Alças

1. Para saber o comprimento das alças, meça sobre o ombro da menina. Leve a fita métrica da parte dianteira até a parte traseira, sempre no nível da axila.

2. Depois de achar a medida ideal, acrescente 3 centímetros de comprimento em cada uma das alças.

Dica: Caso prefira um vestidinho tomara que caia, basta pular a parte das alças.

Prepare as alças

1. Corte duas tiras de tecido com 3,5 centímetros de largura cada.

Dica: O comprimento varia de acordo com a extensão dos ombros da menina. Lembre-se de adicionar alguns centímetros para as margens de costura.

2. Dobre ao meio cada umas das tiras, lado direito com direito, no sentido do comprimento.

3. Costure o comprimento de cada uma das alças, com uma margem de costura de 0,5 cm, aproximadamente.

Dica: Logo após a costura das alças, coloque um alfinete de segurança em uma das pontas para facilitar no momento de desvirá-las para o lado direito do tecido. Colocar o alfinete de segurança somente após a costura evita que ele entre em contato com a agulha da máquina e quebre-a. 

4. Desvire as alças para o lado direito com o auxílio dos alfinetes. Passe-os pelo tubo formado após a costura. Remova-os em seguida.

Dica: Se você desejar que as alcinhas fiquem retinhas, passe-as com o ferro em temperatura baixa. Depois, passe duas costuras retas no sentido do comprimento e bem próximo às laterais.

Prepare o tecido do vestido

1. Corte o tecido nas medidas do corpo da menina, já com as margens de costura adicionadas. Em seguida, faça a bainha de 1 centímetro na parte superior do vestido.

Abasteça e configure a máquina

1. Coloque o lastex na máquina de costura enrolando-o na bobina.

Dica: Ao inserir o lastex na bobina, não estique-o, pois a bobina já faz essa função no momento da costura.

2. Insira também a linha de costura na sua máquina. Configure-a na tensão mais alta e escolha o ponto reto.

Dica: Caso o elástico acabe durante a costura, basta inserir outro rolinho em sua máquina. Quanto à linha de costura,  prefira um carretel de linha grande em vez de um tubinho de linha pequeno. Já que, ter que adicionar outro tubinho de linha na máquina no momento da costura com lastex pode comprometer a qualidade da peça.

3. Teste em um retalho de tecido até encontrar a configuração ideal. Ao realizar esse teste, verifique também o elástico. Caso ainda não esteja bom, regule o parafuso da caixa de bobina da sua máquina.

Faça as pregas de lastex

1. Com o lado direito do tecido para cima, costure uma fileira de lastex rente à linha da bainha.

Dica: Para saber onde costurar o lastex, faça previamente as marcações no lado direito do tecido . Use um lápis ou uma caneta lavável nessa etapa. 

2. Costure outras 4 fileiras de elástico ou a quantidade desejada. Deixe cerca de 1 cm entre elas.

Dica: Ao costurar cada fileira de lastex, dê retrocesso no início e no fim. Dessa forma, você vai fazer um vestido infantil com uma costura mais reforçada.

Imagem do avesso do tecido com o lastex já costurado

Adicione as alças

3. Costure as alcinhas do lado avesso do vestido.

Costure a lateral e parte inferior

1. Com tecido do lado avesso, faça a costura lateral. Deixe aproximadamente 0,5 cm de margem de costura. Em seguida, faça o acabamento das duas margens de tecido com ponto zigue-zague.

2. Faça uma bainha inferior bem fininha, de aproximadamente 0,5 cm (dobre o tecido, passe o ferro e costure).

3. Pregue os lacinhos para indicar onde é a parte da frente do vestido. Costure um de cada lado, no sentido das alcinhas.

Depois de seguir esses passos você terá como resultado um belo vestido infantil com um franzidinho de lastex que é uma graça. Além disso, o detalhe dos lacinhos trazem charme e delicadeza à peça.

Gostou de saber como fazer vestido infantil? Nós simplesmente amamos o resultado, mas queremos saber o que você achou. Então, deixe um recado pra gente nos comentários!

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Crédito das imagens: Craft Passion

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

10 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]