Como Usar Tinta Spray Corretamente – Dicas Imperdíveis

Praticidade é o que melhor define a pintura em spray. Acessível e descomplicado, o spray permite terminar um projeto mais rapidamente e é ideal para a cobertura de variadas superfícies. Mas será que você sabe usar esse recurso aproveitando todo o seu potencial de praticidade e agilidade? Quer aprender? Fique atento, pois vamos desvendar todos os segredos. Confira como usar tinta spray da maneira correta!

Veja também:

Como Pintar Garrafas de Vidro em 3 Passos Simples

Moldes de Feltro

Como pintar a parede da sua casa de forma diferente

Possibilidades infinitas

Fonte: westwing

Dá pra desenvolver muitos projetos com a tinta spray. Algumas possibilidades são restaurar e pintar banquinhos de madeira, cadeiras de aço, pequenas grades, portões, mesas, letras de madeira e até eletrodomésticos, como uma geladeira, por exemplo. Também é possível pintar vidros de conserva para serem usados na cozinha ou em outros espaços da casa.

As possibilidades são variadas, e o “pulo do gato” é conhecer os tipos de tinta específicos para cada material.

Como escolher a tinta em spray

Tipos de superfícies

No mercado estão disponíveis tintas em spray para madeira, metais e plástico, além das de uso geral, mais indicadas para projetos de artesanato em multi superfícies. A tinta para metais e madeira, além de ser boa pintar, também serve para decorar e reparar arranhões em locais envernizados. É excelente para restaurações e tem boa cobertura.

A tinta para plástico pode ser usada em superfícies internas e externas. É indicada para pintura de plásticos, PVC, acrílico, cerâmica e outras superfícies lisas. Porém, não é indicada para aplicação em superfícies flexíveis como lonas, toldos e vinil.

Tipos de acabamento

Independente da indicação de uso, as tintas em spray são encontradas numa grande variedade de cores e podem ter o acabamento brilhoso, fosco, acetinado e metálico. Sendo assim, a escolha da tinta spray deve ser feita com base no material a ser pintado e no tipo de acabamento desejado.

Rendimento

Ao comprar uma tinta em spray, veja na embalagem a capacidade de pintura por metro quadrado. Assim, você leva a quantidade certa que irá precisar.

Como usar a tinta em spray

Fonte: caseirices

Geralmente, na lata há instruções de como usar tinta spray. É importante segui-las à risca. Mas há também algumas dicas essenciais para uma boa pintura, e que nem sempre estão nos rótulos. Anote aí!

Dicas pré-pintura

  • Antes de aplicar a tinta por toda a peça, faça um teste em uma pequena área e aguarde a secagem. Assim você terá uma ideia de como ficará a cor e o acabamento, e evita surpresas desagradáveis.
  • A superfície a ser pintada deve estar livre de sujeira ou poeira. Alguns materiais exigem, ainda, que a superfície seja lixada antes da aplicação e/ou preparada com primer para melhor aderência da tinta.
  • Agite bem a lata antes de usar para que a tinta fique bem misturada. Assim você terá a mesma cor e consistência ao longo da aplicação.

Dicas de aplicação

  • Aplique a tinta de forma pausada, movimentando o spray ao longo de toda a superfície para obter uma cobertura uniforme. Não mire o spray em apenas um ponto, isso pode fazer com que a tinta escorra e estrague o seu trabalho.
  • Não tente cobrir a peça logo na primeira aplicação. Nesse primeiro momento é normal que fiquem partes descobertas. A cobertura total só acontecerá a partir da segunda aplicação.
  • Espere a tinta secar para aplicar a próxima camada. Algumas marcas de tinta pedem até 24h de secagem entre uma demão e outra. Mas, geralmente, não é preciso esperar tanto tempo. Na dúvida, confira o rótulo.

Cuidados de uso

Não se esqueça de usar equipamentos de segurança, como luvas, máscara respiratória e óculos de proteção. Além disso, use folhas de jornal e panos velhos para forrar o chão ou a mesa. Assim você evita alergias e sujeira durante a aplicação.

E aí? Pronto para pintar, decorar e restaurar peças para dar cara nova à sua casa? Se você gostou de aprender como usar tinta spray, deixe um recadinho aqui no final da página.

Imagem da capa: SW Power Tools

Veja também:

Pintura em Vidro – Dicas e Técnicas Espetaculares!

Como Fazer Lata Decorada com Pintura Lousa

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

24 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email