Buquê de Santo Antonio – Molde e passo a passo

Buquê de Santo Antonio

Bem vindos a mais uma semana cheia de novidades aqui no Revista Artesanato!

Como estão todos? Preparados para o 12/06?

Muita gente não sabe, mas o dia dos namorados é uma homenagem ao santo casamenteiro mais tradicional no nosso país:  Santo Antonio! E é claro que junho, véspera do dia dos namorados e no auge das festas juninas eu não podia esquecer de um mimo que vi em um casamento algum tempo atrás.

Essa moda (que nem é tão nova assim), consiste em jogar um buquê cheio de pequenos Santo Antonios ao invés do tradicional de flores. E fica tão bonitinho que todo mundo se apaixona. Vamos ao passo a passo?

Material: Feltro marrom, tecido de algodão cru, linha para pesponto nas cores marrom e branca, tule, fita de cetim, terço, tubo de pvc de 10 cm, tinta para tecido nas cores branca e preta e cordão de 6mm.

Passo a passo: Corpo, braços e bebê costurados à máquina

1. Corpo: Corpo já costurado à máquina com costura reta. Com a linha de pesponto branco na agulha, faça uma pequena dobra de 0,5cm e passe um alinhavo em todo redor e deixe a agulha na linha. Encha com enchimento acrílico e franza arrematando no final. Fixe a ponta da fita de cetim fina na base do corpo do Santo Antonio com pontinhos de costura.  Borde com a linha de pesponto marrom e ponto palito, borde a coroinha do Santo Antonio.

2. Braço: Vire para o lado direito: encha com enchimento acrílico. Fixe apenas um dos lados do braço na lateral do corpo e reserve

3. Bebê: Vire o corpo para o lado direito e encha com enchimento acrílico; feche a base com linha de pesponto branca. Com a fita de cetim larga envolva o bebê e apare com a tesoura a sobra e cole com cola quente. Faça dois pontos de tinta de tecido preta, formando os olhos do bebê.

4. Túnica: Costure as laterais com linha de pesponto marrom e ponto de chuleio; vire a túnica para o lado direito . Com a linha de pesponto branca, borde as mangas e a barra da túnica com ponto quilt.

5.Gola: Com a linha de pesponto branca brande todo o redor da gola com ponto quilt

Montagem: 1. Vista a túnica no corpo do Santo Antonio, passando o braço que já está fixado na manga 2. Com a túnica já vestida, encaixe o outro braço na outra manga pelo lado de fora para dentro da túnica 3. Levante a túnica e dê alguns pontos para fixar esse braço 4. Cole a gola com alguns pontos para fizar esse braço. 5. Cole a gola com alguns pontos de cola quente 6. Amarre o cordão na cintura dos santinhos encaixando os terços 7. Coloque o bebê entre os braços do santinho.

Buquê: 1. Envolva o tubo de PVC com a fita de cetim branca e fixe-a com cola quente 2. Passe um alinhavo em toda extensão da faixa de tule e franza no final 3. Emende as duas extremidades do tule, formando uma saia. 4. Passe um pouco de cola quente na base do tubo de Pvc e encaixe a saia de tule. 5. Faça um laço co a fita de cetim média e cole em cima do bouquet 6. Encaixe as três fitas no meio do tubo de PVC para que a noiva possa segurar.

Beijos a todos

Camila Albuquerque
Artesã, colunista do blog Revista Artesanato e editora do site Atelier Cherry
(www.atelier-cherry.com).

Fonte: http://hurbyartesbaby.blogspot.com.br/2012/05/buquet-de-santo-antonio.html

 

camila

Tags: ,

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Lúcia Dobroski em

    Olá pessoal da arte,gostaria de receber novidades,uma vez que trabalho com patchwork, adoooro artesanato. Feliz Ano Novo,que 2013 seja um ano de muita prosperidade e é claro quero estar com vocês. um abraço!

    Responder