Flor de Crochê: Modelos, Gráficos e Passo a Passo

Uma ótima dica de decoração para a casa ou para objetos de uso pessoal é a flor de crochê. São vários modelos e cores que você pode combinar com almofadas, tapetes, centros de mesa, panos de prato, potes, colchas e toalhas.  Ou, ainda, aplicar em tiaras, blusas, presilhas, brincos, colares, cadernos, agendas, marcadores de livros e onde mais a sua imaginação mandar.

Para fazer as flores de crochê é preciso que você tenha pelo menos uma noção básica dos pontos de crochê. Neste post vamos te dar o passo a passo de um modelo simples e fácil de fazer, e disponibilizar vários gráficos. Então prepare sua agulha e escolha as cores da linha que já vamos começar!

Veja também:

Moldes de Feltro

3 Modelos de Bicos de Crochê [Passo a Passo]

Gorro de crochê passo a passo

Flor de Crochê Passo a Passo

Material Necessário

  • Linhas para crochê
  • Agulha para crochê de 2.5 mm
  • Pérola ou botão para dar acabamento
  • Tesoura
  • Agulha de tapeceiro para cortes e arremates 

Passo a Passo

1. Escolha a cor da linha considerando as cores da peça onde a sua flor de crochê será aplicada.

Miolo da flor

2. Para iniciar, você deve fazer um anel mágico (ou uma argolinha de seis correntes). Prenda com ponto baixo e, em seguida, faça duas correntes para obter a altura de um ponto alto. Na sequência, faça mais 17 pontos altos. Feche o anel mágico e finalize prendendo com ponto baixíssimo.

3. O próximo passo é fazer três correntes. Pule dois pontos de base e prenda com ponto baixo. Repita esse passo até completar a volta finalizando com ponto baixíssimo no pé da correntinha final dessa volta.

Pétalas da flor

4. Agora vamos fazer a primeira camada de pétalas. Comece prendendo com ponto baixo dentro da primeira alça, e depois faça uma corrente e quatro pontos alto dentro da primeira alça. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na primeira alça. Assim você finaliza a primeira pétala.

5. Para fazer a segunda pétala, faça ponto baixo na segunda alça e repita os passos da primeira pétala. Siga fazendo por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial dessa volta.

6. Em seguida, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para que ele vá para a parte de trás da flor, prenda com ponto baixo.

7. Agora faça quatro correntes e prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra. Observe que é necessário deixar a agulha laçando os dois pontos que fazem divisão entre uma pétala e outra. Repita por toda a volta. Ao fim você terá seis alças onde fará a segunda camada de pétalas da flor.

8. A segunda camada de pétalas é semelhante à primeira. Inicie com ponto baixo, faça uma corrente e em seguida mais seis pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça, passe para a alça seguinte com ponto baixo e inicie a segunda pétala.

9. Repita os mesmos passos até completar a volta com ponto baixíssimo no ponto baixo onde iniciou a primeira pétala, alongue o fio e passe-o para a parte de trás da flor. Você vai fazer novamente uma volta com alças para a terceira camada.

10. Pegue o fio na parte de trás da flor e faça cinco correntes. Prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra. Repare que na junção tem dois fios bem aparentes, prenda com ponto baixo e faça cinco correntes, prenda com ponto baixo novamente. Ao completar a volta, você terá novamente seis alças com cinco correntes para fazer a terceira e última camada de pétalas da flor.

11. Para fazer a última camada, inicie com ponto baixo como as anteriores e faça uma corrente e quatro pontos altos.

12. Faça um ponto picô (três correntes e prende com ponto baixo na primeira corrente). Em seguida, faça mais quatro pontos altos.

13. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça, finalizando a primeira pétala. Passe para a alça seguinte com ponto baixo e repita os passos da primeira pétala para fazer as demais.

14. Ao finalizar com ponto baixíssimo, alongue bem o fio, corte e faça os arremates do acabamento. Com ajuda da agulha, passe o fio até o centro da flor, onde está a sobra de fio do círculo mágico.

15. Com o fio no centro da flor, no avesso, faça dois nós apertando somente o segundo nó.

16. Você pode aproveitar a sobra de fio e prender uma pérola ou botão, passando-o para frente da flor e em seguida para a parte de trás. Finalize com dois nós e corte as sobras.

Pronto! Agora é só aplicá-la onde você quiser.

Crédito das imagens: www.croche.com.br

5 Gráficos de Flor de Crochê

Separamos também 5 gráficos para que você possa fazer outros modelos de flor de crochê. Use-os para montar colchas, mantas ou decorar o que você quiser com elas!

Gráfico 1

Flor de crochê gráfico

Fonte: Euro Roma

Gráfico 2

 

Flor de crochê gráfico

Fonte: Euro Roma

Gráfico 3

Quadrado de crochê com flor

Fonte: Euro Roma

Gráfico 4

Fonte: Euro Roma

Gráfico 5

flor de crochê com instruções

Fonte: Euro Roma

Agora é só escolher se você prefere seguir o passo a passo da primeira flor de crochê ou usar um dos gráficos disponibilizados para decorar e criar novas peças. Deixe um recado e conte pra gente por qual desses modelos você pretende começar!

Veja também:

Descubra Como Usar Crochê na Decoração

57 Tapetes de Crochê Lindíssimos Pra Você se Inspirar

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]