5 Flores de Feltro Lindas – Guia Completo Pra Você Fazer

flores-de-feltro-passo-a-passo

As flores de feltro são lindas e bastante populares. Um dos motivos para tanto sucesso é que essas belezuras podem enfeitar praticamente tudo, sempre com muito charme e bom gosto.

Quem está começando na arte em feltro, pode iniciar com as flores. Assim será mais tranquilo aprender os pontos básicos, o modo certo de cortar o feltro e como fazer bom uso da cola. Esse aprendizado inicial é importante antes de partir para a produção de trabalhos maiores e mais detalhados.

No artesanato, o aprendizado é constante. E a técnica é aperfeiçoada ao longo da prática. Por isso é tão importante treinar, buscar tendências e ficar atento à dicas de produção e acabamento.

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas, inspirações e passo a passos de 5 flores de feltro, uma mais linda que a outra. Fique ligadinho para não perder nada!

Veja também:

Como Costurar Feltro à Mão – 4 Pontos Que Você Precisa Saber

Como Fazer Coruja de Feltro Passo a Passo

Lado Direito e Lado Avesso do Feltro

Assim como os tecidos, o feltro também tem o lado direito e o avesso. Para achar o avesso, procure o lado que possui um aspecto mais áspero, é desse lado que você deve riscar os moldes. A parte que possui um aspecto mais liso é o lado direito do feltro.

Costurar ou Colar?

Alguns modelos de flores de feltro são feitas com cola. Mas outras, só ganham o formato necessário com alguns pontos feitos com linha e agulha.

A cola mais usada no feltro é a cola quente. Ela deve ser usada em pequenas quantidades para não deixar ondulações nas peças.

O que muita gente não sabe é que a agulha indicada para artesanato em feltro é a de costura. Isso mesmo, aquela que todo mundo tem em casa. Ou seja, para fazer lindas peças você não precisa de nenhuma agulha especial. Escolha o tamanho e a espessura que melhor se adaptar, lembrando que as agulhas que têm a ponta fina são melhores para furar o feltro.

Tiaras com Flores de Feltro

O feltro é uma forte tendência nos acessórios para bebês e crianças. As tiaras infantis ficam lindas com laços, borboletas e flores de feltro. Com tanto sucesso assim, tem muita artesã aproveitando esse bom momento para fazer e vender peças específicas para esse público.

tiara-com-margaridas-em-feltro

Imagem: www.etsy.com

Os modelos de tiaras são variados, principalmente porque são feitas tanto para para bebês quanto para crianças maiores. Para bebês, é recomendado usar uma tira de renda ou uma faixa de meia fina como base. Esses materiais não machucam a criança e ainda são super delicados.

A artesã pode decorar as tiaras com diferentes modelos de flores: rosas, margaridas, orquídeas e outras variedades. Se a flor for grande, prefira aplicar somente uma na lateral da tiara. Mas, caso as flores sejam pequeninas, use várias florzinhas sobre uma base de feltro. Assim você cria uma composição linda e suave.

Flores de Feltro no Vestuário

No vestuário, o feltro também não pode faltar. Decorar as camisas femininas com apliques é algo simples que pode valorizar bastante uma peça lisa. A técnica consiste em costurar os apliques direto na roupa.

Normalmente a linha utilizada é a meada, a mesma utilizada em bordados. Quem borda à mão livre pode aproveitar esse conhecimento para finalizar as peças de roupa com detalhes como folhagens, galhos e arabescos.

camisa-feminina-decorada-com-feltro

Imagem: stylowi.pl

Apesar da técnica ser simples, o resultado impressiona. Essa dica de aplicação serve tanto para flores planas quanto -para flores com relevo.

Flores de Feltro na Decoração

Um dos mais novos usos das flores de feltro é na decoração. Esse tipo de flor está invadindo a decoração de casamentos, batizados e claro, dos quartos infantis.

flores-de-feltro-em-guirlandas-infantis

Elas podem ser aplicadas em vários artigos do quarto, como guirlandas, kits de higiene, toalhas de boca e muito mais. Na decoração da casa, as flores podem substituir as flores naturais em um lindo arranjo de mesa. Podem ainda compor belas almofadas para a poltrona de leitura.

Conheça o curso de Guirlandas em Feltro e faça peças incríveis usando somente feltro, agulha e linha!

Ao usar as flores de feltro na decoração, sua preocupação deve ser combina-las com o espaço ou objeto que será decorado. De nada adianta ter lindas flores se que não combinam com com a decoração do local.

Flor de Feltro com Círculos Colados

A flor de feltro com círculos é bem simples de fazer. Como os círculos são todos colados, esse modelo é ideal para quem não gosta de mexer com costura.

flor-de-feltro-colada-passo-a-passo

Imagens: melaniehamdesigns.blogspot.com.br

Depois de cortar alguns círculos de feltro, pegue um, dobre ao meio e cole sobre uma base de mesmo material. Faça o mesmo com as outras pétalas, que devem ser coladas intercaladas.

flor feltro

Imagem: melaniehamdesigns.blogspot.com.br

Por último, enrole uma tirinha de feltro e cole no centro da flor para fazer o miolo.

Clique aqui para ver o passo a passo.

Flor de Feltro com Pétalas Sobrepostas

Essa flor de feltro com pétalas sobrepostas é perfeita para quem não tem paciência de ficar acertando o alinhamento dos recortes de feltro.

flor-de-feltro-com-moldes

Imagens: yoonie-at-home.blogspot.com

Para fazer esse modelo você só precisa cortar várias pétalas planas usando um molde. Depois, é só posicionar uma sobre dar um pontinho e finalizar com um botão. O botão ajuda no acabamento e marca o miolo da flor. Muito simples, não é mesmo?

Clique aqui para ver o passo a passo e o molde.

Margarida em Feltro com Molde

Se você gosta de artesanatos que não tem como dar errado, então você pode fazer flores de feltro usando moldes. Assim fica difícil algo sair do planejado.

margarida-em-feltro-com-molde-passo-a-passo

Imagens: www.howjoyful.com

A margarida em feltro é feita com duas tiras de feltro picotadas. Uma para as pétalas ao redor do miolo, e outra para fazer as pétalas de fora. O resultado é uma linda flor para presilhas e tiaras.

Clique aqui para ver o passo a passo e o molde.

Rosas de Feltro (sem costura)

Que as rosas de feltro delicadas todo mundo já sabe. Mas você sabia que elas são uma das mais simples de se fazer?

rosa-de-feltro-sem-costura-passo-a-passo

Imagens: linesacrossmyface.blogspot.com

Pois é, você só precisa cortar um caracol de feltro e enrolar para formar a rosa. Em 2 minutos ou menos sua rosa de feltro estará prontinha para ser usada em diversos objetos e acessórios.

Clique aqui para ver o passo a passo.

Flor de Feltro Para Iniciantes

A flor feita com tiras de feltro um projeto ideal para quem não tem experiência com esse material. Você só precisa picotar uma tira de feltro dobrada ao meio e enrolar até formar a flor.

flor-de-feltro-simples-de-fazer

Imagens: www.infarrantlycreative.net

Faça seu enfeite no tamanho desejado. Quanto maior for a tira, maior e mais cheia ficará a flor. Esse modelo pode ser aplicado em saias, bolsas e onde mais você achar interessante.

Clique aqui para ver o passo a passo.

Viu só? Com feltro, linha e cola dá pra fazer flores de feltro belíssimas. Como você já sabe, você tem a opção de usá-las de várias maneiras, no cabelo, nas roupas e também para decorar.

Se você gostou das dicas, deixe um comentário. Continue nos acompanhando para mais dicas especiais como essa.

 Veja também:

5 Modelos de Flores de Feltro Incríveis

Guirlanda de Feltro – 20 Modelos Feitos à Mão

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

11 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]