Como Foi a Mega Artesanal 2016 – Saiba Tudo!

feltro-mega-2016

Visitar feiras de artesanato é uma ótima oportunidade para ficar por dentro das novidades desse mercado, sem falar que, nesse tipo de evento, o artesão também pode aproveitar para comprar vários produtos para abastecer o ateliê com as últimas novidades em materiais e ferramentas.

Além de ficar por dentro de tendências e conhecer novos produtos, nas feiras você descobre técnicas, materiais e fornecedores que podem ser úteis no seu trabalho. Esse também é um ambiente propício para aumentar a rede de contatos e fazer parcerias com outros profissionais, dois fatores essenciais para o crescimento do seu negócio.

Em outras palavras, as feiras oferecem uma chance de ouro para quem deseja aprender ou se atualizar, e os frutos disso é o crescimento profissionalmente constante. Assim chegamos à conclusão de que a participação em feiras é indispensável para quem deseja viver de artesanato. 

A Mega Artesanal 2016

mega-artesanal-2016-capa

A Mega Artesanal é a maior feira de artesanato do Brasil, um evento maravilhoso que reúne todas as tendências desse segmento. Na Mega, o visitante tem acesso a várias atrações e atividades, como teste de produtos e oficinas de artesanato.

Além de tudo isso, a Mega é o ponto de encontro dos maiores nomes do artesanato do Brasil, como Ana Cosentino, especialista em patchwork, e Peter Paiva, o jovem que criou um império com sabonetes artesanais. Essas duas personalidades marcaram presença na 10º edição da Mega Artesanal, e é claro que nós não poderíamos ficar de fora desse grande evento. No ano passado, você viu aqui tudo o que rolou por lá, e esse ano não será diferente.

O Que Rolou na Mega 2016

A Mega 2016 aconteceu do dia 12 ao dia 17 de julho, no espaço São Paulo Expo, antigo Imigrantes. O primeiro dia do evento foi aberto exclusivamente para os lojistas. Os ingressos puderam ser adquiridos diretamente na bilheteria do evento pelo valor de R$ 20,00, inteira, ou R$ 10,00, meia entrada. A edição de 10 anos da feira contou com mais de 300 stands organizados pelos seguintes temas: indústria, comércio, confeitaria e festa, como podemos ver na planta da feira.

bonecas-de-pano-mega-2016

Bonecas de pano – Artesã Cintia Moutta

Pensa reunir em um só lugar vários materiais exclusivos, as maiores empresas de máquina de costura, aviamentos variados, lindas bonecas de pano, decoração em feltro, sabonetes em formatos inusitados, peças em patchwork, ferramentas inovadoras e muitos projetos de tirar o fôlego… A Mega 2016 foi exatamente isso, um universo mágico e cheio de inspirações, um prato cheio para qualquer amante das artes manuais.

Para quem gosta de investir em novos equipamentos, a feira foi incrível. Os expositores surpreenderam ao mostrar máquinas de costura, de bordar e de corte super modernas em funcionamento. Essa é uma forma super legal de conhecer de perto o maquinário e ferramentas que podem facilitar a vida do artesão.

mega-2016-maquinario

Mega Artesanal – maquinário

Durante a feira os visitantes tiveram a oportunidade de aprender a fazer lindos trabalhos artesanais por meio das oficinas que foram lecionadas por grandes feras do artesanato. As pessoas que gostam de colocar a mão na massa puderam utilizar as máquinas de costura para colocar em prática as sua habilidades com artesanato.

mega-2016-costura

Oficina de Costura

Além dos stands das grandes empresas, quem visitou a Mega Artesanal também conferiu stands de vários artistas que levaram os seus ateliês para dentro da feira. Dessa forma, foi possível comprar peças artesanais lindas direto dos produtores, além de projetos para desenvolver as suas próprias peças, uma oportunidade e tanta para qualquer artesão!

Confeitaria e Festa

O mercado de festas está em contante crescimento, engloba desde festas infantis até festas de casamento. Uma novidade dessa edição é o segmento de Confeitaria & Festa, tema que ocupou nada menos que 500 m² da Mega, podendo crescer ainda mais nos próximos anos.

Esse espaço contou com vários artigos para decoração de festas infantis e temáticas, e, como podemos ver, os temas Mickey e Minnie não saem de moda. E olha aí os potinhos de vidro, decorados com papel, dão o maior estilo à mesa.

mega-2016-festas

Decoração de festa infantil – Minnie

mega-2016-espaco-festas

Decoração de festa infantil – Mickey

Além das embalagens decoradas para doces, vimos também muitos artigos em scrapbook, bolo fake e peças em MDF que vieram para ficar, como bandejas e aparadores. Se você trabalha no segmento de festas, vale super a pena visitar esse espaço no próximo ano, tanto para se atualizar quanto para fazer contato com outros profissionais da área.

Saboaria Artesanal – Stand Peter Paiva

A saboaria artesanal tem um importante mercado aqui no Brasil, e o artesão mais conhecido nesse segmento é o Peter Paiva. Nessa edição, o stand do artista plástico foi inspirado no clássico filme se sucesso Moulin Rouge. Esse espaço era tão surreal, que o visitante podia entrar e percorrer diferentes ambientes, lá dentro tinha até um mercado de frutas, só que todas feitas de sabonete.

O stand do Peter também contou com uma enorme variedade de frascos para aromatizante, fôrmas de silicone, fragrâncias exclusivas, lembrancinhas de casamento e linhas completas de produtos, sendo uma delas a Provence, com vários itens com fragrâncias baseadas nos aromas do campo.

mega-2016-sabonetes-decorados-Peter-Paiva

Mega Artesanal 2016 – Stand Peter Paiva

mega-2016-stand-peter-paiva

Mesa de doces de sabonete – Stand Peter Paiva

A decoração do stand foi toda feita com os próprios sabonetes em vários formatos, texturas e aromas, mas também foram adicionados ao espaço várias rosas, plumas e tecidos finos que geraram um clima feminino e romântico. Ao visitar esse espaço, temos a confirmação de que, ousar, sair do lugar comum e fazer tudo melhor possível é a chave para se destacar e ter sucesso, e Peter é a prova viva disso.

Patchwork – Stand Ana Cosentino

No stand da Ana Cosentino vimos peças belíssimas em Patchwork e, em entrevista ao Fernando Oliveira, Ana contou que levou para a feira 10 projetos que fazem parte dos lançamentos de seu ateliê. Além disso, lá na feira as amantes de patchwork puderam comprar o livro na Ana, “Patchwork sem Segredos”, que contém 20 projetos de vários níveis de dificuldade. Nesse espaço os visitantes também tiveram acesso a ferramentas para trabalhar com tecido e puderam conhecer e comprar réguas exclusivas, ferramenta que facilitam e muito a vida das artesãs.

Veja abaixo algumas peças do ateliê da Ana Cosentino, são duas bolsas em patchwork e quilt, mas em estilos completamente diferentes.

mega-2016-ana-cosentino

Bolsa gatinho em patchwork – Ana cosentino

mega-2016-bolsa-patchwork

Bolsa em patchwork – Ana Cosentino

Fernando Oliveira na Mega Artesanal 2016

Link do vídeo no YouTubeCobertura da Mega Artesanal

A Mega Artesanal é feita para agradar a todos os gostos, e não é à toa que ela cresce mais a cada ano. Participar de feiras como essa é uma chance incrível, e você que é artesão não pode ficar de fora. Afinal, onde você conseguiria comprar matéria ­prima, descobrir novas técnicas, fazer aulas com professores experientes, ficar por dentro das tendências e fazer novos contatos, tudo de uma vez só? Se você não tem o costume de ir em feiras, mude de ideia agora mesmo e não deixe passar mais nenhuma oportunidade como essa.

Galeria de Fotos Mega 2016

Quer saber o que mais rolou na feira? Então confira a nossa galeria de fotos e fique por dentro de todas as novidades, exposições e tendências que vimos por lá.

No próximo ano você pode se programar com antecedência para ir à Mega 2017. Dependendo da cidade em que você mora, veja se compensa mais ir ao evento de carro, ônibus de viagem ou até de caravana. Isso mesmo, em muitas cidades os artesãos se organizam e fretam um ônibus para levar tudo mundo junto. Ou seja, opções para chegar até lá é que não faltam, mas o importante é marcar presença.

Espero que tenha gostado de tudo que viu aqui, nos vemos na Mega Artesanal 2017.

Um abraço!

Veja também:

Calendário de Feiras de Artesanato em 2016

Fontes consultadas:

www.wrsaopaulo.com.br

www.anacosentino.com.br

www.superziper.com

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato





Comentários

12 comentários

  • Marlene de Oliveira Carlos diz:

    Já tem data da feira 2017?? Local??
    obrigada

  • Carla regina giubilato bovo diz:

    Fui a feira no sabado, e fiquei decepcionada. Para quem trabalha com tecido a feira foi um prato cheio, mas noi meu caso, dois stands de fofuchas e produtos para eva estavam fechados. o da Drisol so abriria as 18:00, e pra quem chegou as 11:00 da manha (meu caso), foi muito ruim Outros stands eram somente para lojistas…. Acho que a feira estava muito fraca para esse setor do eva….uma pena…

  • Jaqueline diz:

    Amei a Mega ano que vê quero estar lá novamente . O Peter Paiva é um doce de pessoa super simpático merece muito sucesso mesmo..
    Também gostei dos produtos do Jorge Pinto um mais lindo que o outro ele também surper simpático..

  • Giekeli diz:

    Amei tudo simplesmente de mais

  • Veralucia sant diz:

    Eu gostaria de está ai!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Feiras Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email