Confira Todas as Novidades da Mega Artesanal 2017

Pensa em um lugar que reúne tudo relacionado à artesanato: peças prontas para levar para casa, materiais de todos os tipos, ferramentas, cursos, oficinas, maquinário (de corte, costura e bordado), palestras, exposições artísticas e demonstrações – tudo ao vivo e à cores.

Essa breve descrição resume só um pouquinho do que foi a Mega Artesanal 2017, a maior e mais importante feira de artesanato da América Latina. Todos os anos, esse evento organizado pela WR São Paulo reúne os maiores nomes da indústria e do varejo. Além disso, atrai um grande número de público, incluindo artesãos, empresários e comerciantes.

Se você não pôde ir à Mega 2017, ou não teve acesso ao calendário de feiras de artesanato de 2017, não se preocupe. Vamos mostrar quais foram as principais novidades, lançamentos e pré-lançamentos que vimos por lá, como as novas colas da Tek Bond e os kits de pincéis artísticos da Condor. Confira!

Veja também:

24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

Como ganhar dinheiro fazendo bordado

A Revista Artesanato na Mega 2017

A edição desse ano aconteceu entre os dias 12 e 16 de julho, em São Paulo. E como já era de se esperar, a Revista Artesanato não ficou de fora desse grande evento. Fizemos as malas e aterrizamos em São Paulo, com destino ao espaço São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes.

Logo no primeiro dia os corredores já estavam lotados. Afinal, todos queriam aproveitar tudo que a feira tinha para oferecer, como as oficinas gratuitas e a oportunidade de poder comprar matéria-prima direto dos principais fornecedores.

Materiais

Os visitantes puderam conferir e comprar produtos já conhecidos e usados pelos artesãos. Estamos falando dos tecidos – desde os tradicionais até os modelos autoadesivos (perfeitos para projetos decorativos e de encadernação), dos famosíssimos feltros Santa Fé e da grande variedade de tintas, papéis, aviamentos e  ferramentas.

Trabalhos expostos

Os trabalhos artesanais apresentados na feira estavam lindíssimos. Vimos de tudo um pouco: cartonagem, patchworkscrapbook, decoração em MDF, pintura em tela, pintura em tecido, roupas e acessórios, peças em feltro, modelagens em biscuit, artigos de festa e trabalhos com costura e bordado.

Clique nas fotos para conferir os trabalhos e sentir-se dentro da feira!

Uma Feira, Vários Setores

Mega Artesanal 2017 / Foto: Fernando Oliveira

Para facilitar a organização e a localização em um espaço tão grande, os diferentes setores da Mega Artesanal são representados por cores, que podem ser vistam tanto nos tapetes quanto no mapa da feira. A edição desse ano foi dividida em 7 setores. Confira alguns expositores que marcaram presença!

Pátio da Indústria

Máquinas Janome / Foto: Fernando Oliveira

O setor “Pátio da Indústria”, identificado no mapa pela cor azul claro, reuniu empresas como Singer, Scrap, Toke e Crie, Janome, Condor, Dremel, Feltros Santa Fé e True Colors.

Paço do Comércio

Stand Peter Paiva / Foto: Fernando Oliveira

Já o setor vermelho, “Paço do Comércio”, reuniu programas de TV e empresas voltadas para o comércio de artesanato, tais como: Elo7, Peter Paiva, Ana Cosentino, Vitrine do Artesanato, African Artesanato, Ateliê na TV, Arte Brasil e Arte Fácil.

Espaço Ateliê

Já O “Espaço Ateliê”, identificado pela cor laranja, reuniu editoras do segmento artesanal (como a Ambientes e Costumes e a Quenn Books), além de peças em biscuit e produtos voltados para o público geral da feira, como caixas decoradas, carimbos e embalagens para lembrancinhas.

Espaço Patchwork

Foto: Fernando Oliveira

O “Espaço Patchwork”, destacado no mapa pela cor verde, reuniu principalmente expositores que trabalham com patchworkquilt e bordados. Nesse espaço, eram vendidas peças como bonecas de pano, colchas, toalhas bordadas, réguas, bolsas, além de projetos para serem executados em casa.

Praça do Artesão

No setor “Praça do Artesão”, pequenos e médios artesãos apresentaram trabalhos diversificados, como peças de vestuário, acessórios e peças utilitárias.

Confeitaria & Festa

Foto: Fernando Oliveira

No espaço Confeitaria & Festa foram apresentadas mesas montadas, artigos de festa e lembrancinhas. Além disso, o visitante interessando em confeitaria teve a oportunidade e participar de cursos na área.

Corte e Costura

Na parte de “Corte e Costura” da feira esteve presente vários ateliês voltados para vestuário, além de comerciantes de artigos para costura e aviamentos.

Programação Especial

Todos os anos os expositores oferecem uma programação especial para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar em alguma área. Além disso, essa é uma ótima forma conhecer novos produtos e ferramentas.

Cursos e Oficinas

Espaço do empreendedor – Peter Paiva / Foto: Fernando Oliveira

Os cursos, as oficinas e as palestras, que eram abertas ao público geral da feira, estavam a todo vapor e aconteceram durante todos os dias de feira. Ministrados pelos experts do artesanato e do empreendedorismo, os cursos lotaram os standes de empresas como: Peter Paiva, Dremel, Tok e Crie e Santa Fé.

Aula de manuseio e uso de uma retífica Dremel / Foto: Fernando Oliveira

Quem participou das oficinas, e colocou a mão na massa, pôde levar para casa uma peça de confecção própria. Já quem participou de cursos e palestras, como os que foram oferecidos no espaço Peter Paiva, puderam voltar para casa com uma bagagem bem maior de conhecimento e também com novas ideias para empreender com artesanato.

Oficina de caixas decoradas com a Toke e Crie / Foto: Fernando Oliveira

As arteiras e os arteiros mais enérgicos tiveram a oportunidade de fazer uma maratona pelos diferentes stands. No espaço Santa Fé, por exemplo, não faltou animação, ainda mais com a presença de apresentadores ilustres do meio artesanal.

Rogério Chiaravalli e Bete Ribeiro – Santa Fé / Foto: Fernando Oliveira

Demonstrações

Por toda a feira eram feitas demonstrações de produtos e ferramentas super interessantes. No stand da Dremel, empresa especializada em retíficas, conferimos de pertinho o processo de gravação em vidro e entalhe de cabaça.

Stand Dremel / Foto: Fernando Oliveira

Pudemos conferir, também, técnicas incríveis de pintura em tela e tecido, além de um jeito mais fácil de fazer quilt, usando uma régua que facilita e padroniza o trabalho.

Mayumi Takushi – pintura com stencil / Foto: Fernando Oliveira

Presença de Grandes Artesãos

Como de costume, a Mega Artesanal contou não só com a participação de grandes marcas, mas como também com a presença dos mais renomados artesãos. Entre eles, podemos citar: Peter Paiva (o rei da saboaria artesanal), Fernanda Lacerda (uma das maiores feltreiras do Brasil), e Ana Cosentino (famosa por seus belíssimos trabalhos em Patchwork).

Peter Paiva

Peter Paiva na Mega Artesanal 2017 / Foto: Fernando Oliveira

O stand do Peter Paiva apresentou, além das linhas regulares, pelo menos duas novas linhas: Flor de Cerejeira e Suculenta. Ali, o artesão que trabalha com saboaria pôde comprar matéria prima e embalagens.

Já o visitante teve a oportunidade de levar para casa os melhores e mais cheirosos produtos para corpo e banho, inclusive alguns bem curiosos, como o sabonete de colher e os sabonetes em formatos de doces e frutas.

Por conta de tantas novidades, cores e aromas, esse stand foi um tremendo sucesso. Conheça as linhas, clique nas fotos abaixo para ampliá-las.

Fernanda Lacerda

Fernanda Lacerda no espaço da Santa Fé / Foto: Fernando Oliveira

No dia 12 de julho, a convite da Santa Fé, a artesã Fernanda Lacerda ministrou uma aula incrível. O projeto que as alunas aprenderam foi um convite de aniversário, um modelo bem simples e fácil de reproduzir em casa, mesmo em grandes quantidades.

 Novidades e Lançamentos

Condor

Muitos fabricantes aproveitam as feiras para lançar novos produtos. A Condor, por exemplo, trás ao mercado 6 novos produtos: kit de pincéis para pintura em tecido; kit de pincéis para madeira e EVA, kit de pincéis para stencil, esponjas efeito decorativo e esponjas efeito textura.

Os kits de pincéis são quase uma revolução. Por reunirem os pincéis mais usados em cada material, prometem acabar com todas as dúvidas na hora da compra.

Tek Bond

A Tek Bond quer revolucionar o mercado de colas. Por isso, apresentou na Mega a T 6000, cola exclusiva para bijuterias, pedrarias e customizações – perfeita para fazer customizações em tecidos e chinelos. Por ser resistente à água, muito em breve essa cola será a queridinha de muitos artesãos. Outra novidade da marca é a cola spray, que aparece nas versões “permanente” e “reposicionável”.

Filipaper

Foto: Fernando Oliveira

A Filipaper apresentou na feira a Linha Decor, um papel com efeito madeira, disponível nos tamanhos A4 e 3” x 5”. Outro sucesso é o papel pérola, lançado no final de 2016. Para mostrar toda a versatilidade dos papéis especiais, o stand contou com a exposição de esculturas e peças decorativas feitas com os papéis da marca.

Foto: Fernando Oliveira

Dremel

A Dremel, especialista em ferramentas, anunciou a chegada ao mercado de uma retífica com bateria recarregável. Segundo a porta-voz da marca, essa funcionalidade atende principalmente aos artesãos que precisam trabalhar de forma mais livre ou em locais que não possuem acesso à ponto de energia.

Como sempre falamos, visitar as feiras de artesanato é de importância indiscutível para quem atua nesse meio, seja como empresário ou como artesão. Eventos como esse ditam tendências, apresentam novidades e disponibilizam ótimas oportunidades para quem deseja aprender, comprar material e estabelecer parcerias.

E você, pretende ir à Mega Artesanal no próximo ano? Deixe um recado e conte pra gente!

Veja também:

 7 Tipos de Fita Para Artesanato Que Você Precisa Conhecer

5 Dicas Para Comprar Feltro Barato Pela Internet

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

34 comentários

1 2 3 7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Feiras Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email