Como Fazer Potes de Vidro Decorados Passo a Passo

potes-de-vidro-decorados-ideias

Os potes de vidro decorados são sucesso em todas as casas. Eles são perfeitos pra gente guardar alimentos na cozinha, mantêm tudo fresquinho e longe de insetos que teimam em invadir nossa comida.

Além disso, quem tem ateliê ou algum cantinho de trabalho em casa, pode usar os potes de vidro a favor da organização desses espaços. Nesse caso, prefira decorar apenas a tampa dos potes, assim você conseguirá enxergar o que está dentro de cada um com facilidade.

horta-em-potes-de-vidro-decorados

Imagem: thewhoot

Além serem muito usados na organização, os potes de vidro decorados também são ótimos para presentear e para plantar. Imagina que luxo uma hortinha caseira feita em potes de conserva!

Se você gostou do assunto de hoje, continue com a gente para ver várias dicas de potes decorados e um passo a passo incrível para festa infantil.

Veja também:

Como Pintar Garrafas de Vidro em 3 Passos Simples

Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu

3 Dicas Para Fazer Potes Decorados

Decorar potes de vidro não tem nenhum segredo. Mesmo assim, boas ideias são sempre bem vindas, não é mesmo? Por isso, separamos três dicas para quem pretende decorar potes em casa.

Dica 1. Separe os potes que tiver em casa

Você pode decorar todos os tipos de pote de vidro, sejam eles novos ou reutilizados. Os potes de conserva são ótimos pra gente guardar mantimentos abertos. Já os vidro de papinha podem virar lindas lembrancinhas de aniversário. Dessa forma, além de economizar um bom dinheiro, você também colabora com o meio ambiente.

Dica 2. Prepare e limpe o vidro

Antes de começar seu artesanato, limpe e retire o rótulo do vidro. Afinal, não queremos que a nossa peça tenha cara de produto de supermercado, não é mesmo? Deixe o vidro secar antes de aplicar qualquer técnica.

Dica 3. Escolha a técnica

Como você deve imaginar, existem várias técnicas para decorar potes de vidro. Algumas são mais simples, como pintura e decoração com barbante. Outras são mais elaboradas, como modelagem em biscuit e EVA.

Potes de Vidro Decorados com EVA

Os potes de vidro decorados com EVA são novidade para muita gente. Apesar do EVA ser uma matéria prima simples e barata, com as técnicas certas é possível transformar esse material em verdadeiras preciosidades.

potes-de-vidro-decorados-para-lembrancinha

Imagem: Revista Artesanato

A artesã Cris Silva, em parceria com a Revista Artesanato, vai te mostrar como fazer potes de vidro decorados com EVA, ideia perfeita para lembrancinha. O tema de hoje é princesas, ótima inspiração para festa de menina.

Materiais Necessários

  • Molde da bonequinha
  • Cola quente
  • Lápis
  • Pincel Condor 423 nº 0
  • Pincel Condor 422 nº 0
  • Tule com 30 cm x 10 cm
  • Linha e agulha
  • Maquiagem rosa
  • Arame 18 mm
  • Tinta PVA nas cores branco e preto
  • Tesoura comum
  • Tesoura de picotar
  • Tecido estampado 30 cm x 5,0 cm
  • Mini flor de papel
  • Alicate
  • Bolinha de isopor de 35 mm
  • Pote de vidro com tampa
  • Pinta bolinha
  • Cola instantânea
  • Renda branca de 1 cm de largura
  • Sianinha rosa claro
  • EVA marrom, salmão claro, branco e rosa com glitter
  • Boleador
  • Ferro de passar roupa

Passo a Passo

No vídeo abaixo você vai ver o passo a passo detalhado para decorar potes de vidro com EVA.


Link do vídeo no YouTubeComo Fazer Potes de Vidro Decorados

Viu como o pote fica lindo com a dica da Cris? Se você está precisando de uma renda extra, está aí uma ideia muito boa para fazer e vender muito.

Potes de Vidro Decorados com Decoupage

A decoupage em vidro é uma técnica que está cada dia mais popular, principalmente porque todo mundo está querendo reaproveitar os potes ao invés de jogá-los no lixo. Temos que dizer que essa é uma ótima escolha.

encapar-tampas-potes

Imagem: promaminky

Ao fazer a decoupage você pode usar papel, guardanapo ou tecido. A aplicação da decoração deve ser feita com a cola gel Multicolage, ela é a mais indicada para esse tipo de trabalho.

Sabe aqueles potes que vêm com a marca impressa na tampa? Pois é, com a decoupage fica fácil esconder. Depois de prontos, os potes decorados podem ir dar uma forcinha na despensa ou organizar os avimentos no cantinho da costura.

Potes de Vidro Decorados com Tinta

A pintura em vidro é de longe a técnica mais usada quando o assunto é potes de vidro decorados. Se essa também for a sua escolha, saiba que o vidro aceita várias tintas, como PVA e acrílica. Além de escolher a tinta, também é importante escolher a técnica que será usada, pois existem várias.

Você pode pintar o pote apenas por dentro, apenas por fora, fazer um efeito de respingos de tinta com o pincel, pintar uma mini lousa para escrever com giz e até usar estêncil para fazer desenhos variados. Para melhorar a fixação da tinta, aplique antes de mais nada uma fina camada de primer para vidro. Deixe secar e só então faça a pintura.

Os vidros decorados com tinta podem virar belas suqueiras para os dias de calor ou lindos arranjos de mesa para decorar festas e casas.

Essas foram as nossas dicas de potes de vidro decorados. Como você viu, é possível usar materiais diversos para conseguir bons resultados.

Independente da técnica que você escolher, o importante mesmo é fazer tudo com muito amor. Assim não há trabalho que dê errado.

Se você gostou do post de hoje, deixe o seu comentário aqui no final da página. Aproveite ainda para seguir a Revista Artesanato no Pinterest.

Veja também:

Artesanato com Garrafas de Vidro – 16 Ideias Sensacionais

9 Ideias de Artesanato com Tampinha de Garrafa – Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

9 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 







Artesanato em vidro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email