Receita de papel reciclado passo a passo

papel reciclado

Reciclar papel pode ser uma atividade muito interessante. Você pode fabricar seu próprio papel reciclado a partir de papéis velhos que você tenha. Com os papéis reciclados você pode fazer embalagens de presente, cartões personalizados e tudo o que a sua imaginação mandar. Vejamos como é fácil fazer papel reciclado:

Ingredientes:

-          Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.

-          Jornais (para secar os papéis)

-          Água

Materiais:

-          Recipientes para cada tipo de papel

-          Liquificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica)

-          Bacia funda

-          Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada

-          Panos velhos

Como fazer o papel reciclado

1. Pique o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel (poderá separar o papel em diferentes recipientes consoante o tipo ou cor do papel). Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos).

Pode ainda incorporar no papel reciclado que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel reciclado colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes.

2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada. Bata a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogénea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel tornar-se-à quebradiço).

3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.

4. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejar papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.

5. Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.

6. Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 4 e 5.

7. Vire a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo. A folha deve soltar-se. (Se o papel estiver muito húmido, a folha não cai). Nesta fase, poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.

8. Coloque a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefónicas. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.

O processo de reciclagem de papel poderá servir para fazer folhas de papel reciclado, mas também peças modeladas e coloridas por si, usando a sua criatividade, através da técnica dopapel machê.

9. As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, esprimidas e encaminhadas para reciclagem selectiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso ou jardim.

Fonte: Confagri

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.

Deixe seu comentário

23 comentários

  1. RAQUEL RUY em

    adorei a receita e estou com bastante vontade de fazer e começar a ter uma renda extra. Abraços e obrigada!!

    Responder
  2. simone em

    adorei a receita e vou fazer com meus alunos da eja

    Responder
  3. Analia em

    sou amante de artesanato e gostaria de receber novidades

    Responder
  4. leda em

    amei a ideia vou tentar fazer, obrigada.

    Responder
  5. ana carolina em

    gostei muito me ajudou no meu trabalho do meio ambiente

    Responder
  6. Vó Lila em

    Curtii

    Responder
  7. eduarda cristine em

    boa ideia essa coisa de papel……bj

    Responder
  8. amanda em

    GOSTEI MUITO FIZ ATE UM TRABALHO SOBRE A HISTORIA DO PAPEL
    A HISTORIA DO PAPEL EU ESPERO QUE TODOS QUE LER ESTA HISTORIA GOSTE MUITO E DEIXE SEU COMENTARIO NA MINHA OPINIAO ESTE FOI UM TRBALHO MUITO DIFICIL DE SE FAZER.

    UM BEIJO PARA TODOS OS QUE DEIXAREM
    O SEU COMENTARIO BEIJOS!!!!!!!!!!!

    Responder
  9. maria do bairro em

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii

    Responder
  10. clara em

    Lindos seus trabalhos parabéns..Bjão

    Responder
  11. naiuri alves em

    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitooooooooooooo legal!!!

    Responder
  12. Olaine em

    Tenho uma fábrica de caixas de papel,tenho interesse na reciclegem de papel para utilizar as sobras,procuro informação deliquidificadores de baixo custo para iniciar o trabalho (pois acho que os domésticos são fracos)
    Se tiver alguma informação agradeço

    Responder
  13. eu em

    eu achei supers legal para o meu projeto de ciências porq eu acho que vo tirar 100!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  14. michel em

    eu gostei muito desses artesanato eu sou artesão e eu faço artesanato….xau beijo na rola e na buceta de voçes..

    Responder
  15. Achei muito interessante como fazer papel reciclado,por que eu estava com um trabalho desse tipo para fazer no senai,e estava em duvida como fazer e ao achar nesta pagina ficou bem mais facil!!!

    Responder
  16. narinha em

    esse site e otemo mais se tivese um vidio ficaria beeemm melho

    Responder
  17. samira em

    Gostaria do passo a passo do painel de canudos de jornal ou tipo disco.Desde já agradecida

    Responder
  18. Isabelle Manuella em

    oi, gostaria de saber, como fazer uma reciclagens
    bjos
    tchau

    Responder
  19. Arthur em

    oia eu gostei muito diso,mas se vcs acharem mas desas reciclajens manda pro meu msm ok?
    xau
    sou de AL/Maceio ok?
    xau
    bjs.

    Responder
  20. Andre Cordeiro em

    ola gostei muito das dicas de vcs que são de grande importancia pra nós pois estamos criando um projeto de inclusão social pra jovéns da nossa comunidade com materais reciclaveis é que nós possuimos uma biblioteca comunitária e esta sobrando bastante livros e jornais e não queremos coloca-los no ambiente queremos aproveita-los novamente e projtamos recicla-los com um grupo de jovéns por isso que estamos pesquisando formas faceis e rápidas pois jovem tem pressa né ? e não podemos perde-los pras drogas e crime certo ?qualquer novidade podem nos mandar emails ok abraços

    Responder
  21. adlaine possamai em

    olá gostaria de saber se vc sabe uma forma de fazer em casa uma sacolinha pequena com papel reciclado para por baton,pó coisas pequenas.Trabalho com cosméticos e sobra muita revista,gotaria de usa-las para contribuir com o meio ambiente.grata

    Responder
  1. - jar.io • ECOLOGIA