25 Coisas que Você pode Fazer com Retalhos de Feltro

Todo artesão precisa de alternativas criativas para não desperdiçar matéria prima. Afinal, jogar material fora é o mesmo que rasgar dinheiro. Quem trabalha com feltro sabe muito bem o que é isso, pois passa pelo drama de muitas vezes não saber o que fazer com os retalhos de feltro que sobram ao final de cada trabalho.

A primeira dica é guardar todos esses retalhos, mesmo que à primeira vista pareçam inúteis. A segunda dica é separá-los por tamanho, pois quando você faz isso fica muito mais fácil pensar em quais tipos de peças eles podem ser transformados.

Os retalhos pequenos, a ponto de não servirem para você riscar um molde, podem virar enchimento para almofadas. Já os recortes maiores, como aqueles que costumam sobrar quando você faz peças vazadas, podem virar lindos chaveirinhos de bichinhos ou renderem um patchwork incrível.

Moldes de Feltro

Se você gostou do tema de hoje, continue com a gente para conferir 25 ideias para reaproveitar retalhos de feltro, entre dicas e passo a passos super simples.

Veja também:

3 Dicas Essenciais para Trabalhar com Feltro

Como Tratar o Feltro Para Exterminar as Bolinhas

25 Artesanatos com Retalhos de Feltro

1. Aplicação em camisetas

Aproveite os retalhos de feltro na customização de roupas adulto e infantil. Você só precisa cortar várias peças de feltro e aplicá-las em shorts e camisetas. Você pode costurar feltro à mão, colar com cola quente ou fazer alguns pontos com a ajuda da máquina de costura.

Clique aqui para ver mais instruções.

2. Tiara para bebê

Fazer tiaras para bebê nunca foi tão simples e econômico. Primeiro, corte algumas folhas nos retalhos de feltro. Depois, costure os recortes no elástico. Em poucos minutos você terá uma tiara infantil lindíssima!

Clique aqui para ver mais instruções.

3. Capa para tablet

Fonte: mypoppet

Fazer uma capa de tablet a partir de retalhos é uma tarefa muito simples. Primeiro, costure vários quadradinhos de feltro com a sua máquina de costura ajustada no ponto zig zag – produza uma trama com o dobro do tamanho do seu tablet. Em seguida, adicione um forro de tecido no verso da trama de feltro. Por último, dobre a trama ao meio e costure as extremidades. Depois de seguir esses passos você terá uma capa bem legal para proteger o seu equipamento.

Clique aqui para ver mais instruções.

4. Prancheta decorada

Fonte: northstory

As pranchetas são muito usadas em escritórios, mas é uma pena serem tão sem cor. Para deixá-las coloridas e de cara nova, decore o verso delas com recortes de feltro. Você pode montar a composição que você quiser usando vários tipos de cola para feltro. Além de decorar a prancheta, o feltro também evita que a madeira risque a sua bancada. Essa dica é muito boa, não é mesmo?

Clique aqui para ver mais instruções.

5. Ornamento para festas

Quer uma alternativa inteligente para aproveitar aqueles micro pedaços de feltro? Faça assim: junte várias pecinhas de feltro passando a agulha com a linha pelo centro delas. Depois que estiver colocado uma boa quantidade de feltro, amarre as pontas da linha para formar um lindo ornamento que é ideal para decorar festas e eventos especiais.

Clique aqui para ver mais instruções.

6. Tapete com tiras

Fonte: knitly

Sabe aquelas tirinhas de feltro que você estava pensando em jogar fora? Não faça isso, pois temos uma dica para você reaproveitá-las de maneira super criativa. Junte as tirinhas umas às outras usando cola quente, faça vários rolinhos e forme um lindo tapete.

Clique aqui para ver mais instruções.

7. Presilhas de passarinho

Que tal aproveitar as sobras de feltro para fazer lindas presilhas de passarinho? Além de fazer a alegria das meninas, você ainda pode aproveitar para economizar um bom dinheiro pelo fato de as presilhas serem ótimas lembrancinhas.

Clique aqui para ver mais instruções.

8. Mini flor de feltro

Até mesmo os pedaços de feltro minúsculos podem ser reaproveitados e virar novos artesanatos. Acontece que eles podem ser usados na produção de mini flores de feltro. Esse artesanato delicado é ótimo para finalizar chinelos, sapatinhos de bebê, guirlandas e outros trabalhos em feltro.

Clique aqui para ver mais instruções.

9. Mini porta-treco

Os retalhos de feltro, retirados do centro de peças vazadas e arredondadas, podem ser usadas para fazer pingentes fofíssimos, como é o caso desse porta-treco no formato de um macaron. Esse artesanato simples e mimoso foi feito com a técnica de fuxico que todo mundo já conhece. Para fazer o seu, primeiro alinhave dois círculos de feltro e coloque enchimento. Insira um disco de papel em cada parte e puxe a linha para franzir e prender. Costure o zíper para unir as duas metades, e pronto!

Clique aqui para ver mais instruções.

10. Cogumelos de feltro

Fonte: tsuruhaus

Ainda com a técnica de fuxico é possível fazer cogumelos em miniatura para as crianças brincarem ou mesmo para você criar alguns tipos decorações de festa. Fazê-los em casa é muito simples, basta fazer alguns fuxicos simples, acrescentar um pouco de fibra para enchimento e colar cada um sobre uma haste de alho. Muito simples, não é verdade?

Clique aqui para ver mais instruções.

11. Quadro com recortes de feltro

Você pode usar os retalhos de feltro para montar quadros como este da foto para decorar a sua sala. O primeiro passo é cortar o feltro no formato desejado – losango, corações ou retângulos, você escolhe! Depois é só montar as peças sobre uma folha de papel, colar e emoldurar. Muito simples, não é mesmo?

12. Guirlanda com sobras de feltro

As sobras de feltro, as mesmas que você pode usar para encher almofadas, também podem ser usadas na confecção de guirlandas de porta. Para fazer a sua, basta colar punhados de feltro sobre uma base feita de papelão ou isopor. Essa é uma dica de decoração barata, sustentável e pra lá de econômica. O que você achou?

Clique aqui para ver mais instruções.

13. Bonequinha de feltro

Fonte: wmnday

Você pode usar retalhos de feltro de cores diversas para criar lindas bonequinhas. Como todas as peças são coladas, logo não é preciso saber costurar para produzi-las. Esse tipo de aplique é muito útil na personalização de agendas, toalhas e muitas outras peças.

14. Moldura com mosaico de feltro

Quer fazer algo diferente no próximo final de semana? Você pode se juntar às crianças e para fazerem um porta-retratos com a técnica de mosaico, basta encaixar uma pecinha à outra. Essa técnica é super relaxante, e com certeza todos vão se divertir bastante criando diferentes composições.

15. Almofada decorada

Fonte: ddekor

As almofadas lisas podem ganhar vida com a aplicação de pequenas peças de feltro vindas dos retalhos. Os passarinhos de feltro, por exemplo, podem ser costurados à mão com alguns pontos simples de bordado. O resultado é uma almofada que esbanja beleza e muita delicadeza.

16. Palhaço com sobras de feltro

Fonte: nazarca

Você gosta de palhacinhos? Se sim, passe a agulha por alguns círculos de tecido e comece a dar vida a um lindo palhacinho de feltro. Essa técnica é muito simples e fácil, ótima para quem não tem muita prática com costura.

Clique aqui para ver mais instruções.

17. Almofada de patchwork em feltro

Fonte: 2nafare

Você pode costurar alguns retângulos de feltro sobre um tecido liso para criar uma capa de almofada lindíssima e super moderna. Além de linda, essa capa fica pronta em poucos minutos.

Clique aqui para ver mais instruções.

18. Pote decorado com feltro

O recortes de feltro também podem ser usados para decorar potes de vidro, sabia? Aqui a ideia foi transformar um vidro com tampa em um peru com penas coloridas. E não é que deu super certo? Aproveite essa dica para personalizar seus vidros de conserva e usá-los para guardar condimentos na cozinha.

Clique aqui para ver mais instruções.

19. Trama de retalhos

Quer fazer um trabalho grande mas só tem retalhos de feltro para usar? Faça assim, costure-os uns aos outros com a máquina de costura ajustada no ponto zig zag. O resultado será uma trama resistente que você pode usar para confeccionar qualquer tipo de trabalho em feltro. Com essa trama, produza bolsas, enfeites natalinos, chaveiros e muito mais.

Clique aqui para ver mais instruções.

20. Etiqueta para embrulhos

Fonte: khyata

Você pode aproveitar os retalhos de feltro para fazer etiquetas com o objeto de identificar e personalizar qualquer embrulho de presente. Na parte vazada da etiqueta de feltro você coloca um cartãozinho contendo os nomes, tanto de quem está dando o presente quanto de quem está recebendo.

Clique aqui para ver mais instruções.

21. Chaveiro de feltro

Fonte: rosmaninho

Os chaveiros de feltro podem ser feitos em vários formatos e temas. Por isso, você pode aproveite o próprio formato do retalho para criar peças simples para presentear amigos e clientes, todos vão amar esse mimo. Afinal, todo mundo precisa de um chaveiro, não é verdade?

Clique aqui para ver mais instruções.

22. Alfineteiro com tampinha de garrafa

Quer saber como criar um alfineteiro simples e barato? Basta revestir uma tampinha de garrafa com feltro e costurar no topo dela um círculo de feltro recheado com fibra. Muito legal essa dica, não é mesmo?

Clique aqui para ver mais instruções.

23. Enchimento para artesanato

Fonte: scrapbi

Na hora de fazer pequenas decorações em feltro para a sua casa, como ímãs de geladeira e enfeites de Natal, é possível substituir a fibra pelos retalhos de feltro. Além de ser uma alternativa mais barata, você também evita o desperdício.

Clique aqui para ver mais instruções.

24. Guirlanda de feltro amarradinho

A técnica do amarradinho, normalmente feita com tecido de malha, também pode ser feita com o feltro. A dica é fazer uma guirlanda com tiras de feltro amarradas em um pratinho de papel vazado. Muito fácil, não é mesmo?

Clique aqui para ver mais instruções.

25. Guirlanda decorativa

Além da guirlanda redonda que todo mundo já conhece, também é possível fazer outro modelo super bonito com os retalhos de feltro que você tem em casa. Aqui as tiras de feltro foram dobradas em forma de sanfona e unidas com linha e agulha. Elas deram vida a uma guirlanda linda e ideal para decorar festas.

Clique aqui para ver mais instruções.

Como você viu, existem inúmeras formas de reaproveitar os retalhos de feltro na confecção de artesanatos lindos para você usar em casa ou presentear. Além disso, colocar essas ideias em prática é garantia de economia e de melhor utilização dos materiais.

Se você gostou das inspirações, mas precisa de uma ideia acertada para ganhar dinheiro, então a dica é focar em um artesanato lucrativo, como é o caso das guirlandas em feltro. Para aprender sobre esse maravilhoso universo, clique aqui e saiba tudo sobre o Curso de Guirlandas em Feltro da Revista Artesanato. Esse é um treinamento completo que já mudou a vida de muitas mulheres como você!

Deixe um comentário contando o que você achou da nossa lista de ideias. Ficou alguma dúvida? Deixe um recadinho também!

Veja também:

Guirlanda de Feltro – 20 Modelos Feitos à Mão

17 Modelos de Gato de Feltro com Molde

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

36 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]