Como administrar o meu estoque?

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje, nós vamos trabalhar um tema que muitas de vocês simplesmente esquecem ou não o fazem: “Administração do Estoque”.

“Administração do Estoque” ou“Gestão do Estoque” é a forma pela qual você administra as suas entradas e suas saídas.

Ok Tiago… o que são entradas e o que são saídas?

Bem, uma Entrada é tudo aquilo que você comprou, recebeu ou produziu.  Elas podem ser tanto matérias-primas quanto produtos acabados. Por exemplo: uma entrada pode ser um rolo de tecido que você comprou para produzir uma almofada.

Já uma Saída é tudo aquilo que você utilizou ou vendeu. Elas também podem ser tanto matérias-primas, quando produtos acabados. Por exemplo: uma saída pode ser um tecido que você utilizou para produzir uma almofada. Outro exemplo seria a venda desta almofada. Isto também é uma saída.

Desta forma, a Gestão de Estoque é algo dinâmico e que deve ser acompanhada constantemente, pois nós sempre estamos comprando, produzindo e vendendo. Não é mesmo?

Aprenda a administrar o seu estoque

Agora você me pergunta: “Mas afinal, Tiago, o que é estoque?”.

O Estoque é toda a diferença entre as saídas e as entradas.  É tudo aquilo que sobrou. É aquele tecido que você comprou e não usou. É aquele produto que foi para a feira e não foi vendido.  É aquela produção que você fez para se preparar para o natal. Deu pra entender, né?

O grande problema é quando este estoque é mal administrado ou, pior ainda, quando você nem sabe que ele existe. E por administrado, eu quero dizer acompanhado, medido, precificado, organizado, etiquetado, etc, etc, etc.

Você sabe por que este é um grande problema? Porque estoque é igual a dinheiro! E dinheiro deve ser bem cuidado, senão ele vai embora.

Mas afinal, como devemos gerir o nosso estoque?

A melhor forma é aquela em que você entenda. Além disso, tem que ser rápido, simples, pois você deverá atualizar diariamente ou a cada nova transação. Não precisa ser nada complexo e que de trabalho para você. Não pode ser um fardo.

Um simples caderno pode resolver este problema para você facilmente!

Dicas

Eu fiz uma tabela que você pode começar a utilizar como base.

Tabela administrar estoque

Ok. Você leu a tabela e não entendeu nada? Deixa eu explicar o como você deverá ler cada linha:

  • Na linha 1, você deverá ler da seguinte forma:  No dia 10/08/2012 eu comprei 100 metros de Tecido laranja. Desta forma, fiquei com 100 metros deste tecido em estoque.
  • Mesma coisa para as linhas 2 (botões) e 3 (linha)
  • Linha 4: No dia 13/08/2012, eu utilizei 5 metros do tecido laranja. Desta forma, sobrou 95 metros no meu estoque.
  • Linha 5: No dia 13/08/2012, eu produzi 5 Almofadas Laranja. Desta forma, fiquei com 5 almofadas em estoque.
  • E assim por diante…

Agora volte para a tabela acima, de uma olhada novamente e note que existe é um fluxo de materiais e produtos entrando e saindo. Por este motivo eu comentei que a Gestão de Estoque é algo dinâmico.

Como você também pôde perceber, eu coloquei tanto matérias-primas (tecido, botões e linhas) quanto produtos acabados (almofada) na mesma tabela ou caderno. Caso prefira, você poderá separar o acompanhamento de produtos acabados das matérias-primas em diferentes cadernos, deixando seu controle ainda mais simples e fácil de acompanhar.

Se você quiser, pode ir ainda mais longe e incluir o valor gasto ao lado de cada quantidade. Por exemplo:Se eu comprei 100 metros de tecido e gastei R$1.000, eu posso acompanhar o valor do meu estoque ao longo do tempo. Se eu usei 30 metros (R$300,00), sobraram 70 metros em estoque, ou R$700,00 de tecido.  Porque isto é importante? Porque nós sabemos muito bem que quando colocamos um preço em alguma coisa, nós damos mais valor e prestamos mais atenção.

Agora uma coisa importantíssima! Este controle apenas funciona se você anotar a transação (compra, uso ou venda) no ato em que ela aconteceu. Nada de deixar para anotar o que usou, comprou ou vendeu uma vez por semana ou no final do mês, pois isto não funciona.

Eu gostaria muito de ouvir o que você achou deste artigo e se você ainda tem alguma dúvida. Deixe seu comentário e conte comigo para fazer com que seu negócio seja um sucesso!

Um grande abraço,

Tiago Dalvi

Diretor Executivo

www.solidarium.net

facebook.com/solidarium

Solidarium.net – artesanato, design e inspiração”

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Dione Maria em

    Uso esse metodo, assim tenho uma base de custo de cada peça que produzo. claro que não é exato, mas dá uma ideia aproximada. e essa forma que vc mostrou fica ainda mais pratico. obrigada

    Responder
  2. Louise Oliveira em

    Obrigada pelas dicas. Me será útil demais. Beijos! Felicidades!

    Responder
  3. Giselle Comesanha em

    Tiago,amei a dica,preciso saber mais para poder ficar atualizada nos meus negócios, pois amo muito oque eu faço.

    Responder
  4. josy araujo em

    Qual seria a melhor maneira de administrar um grande estoque de mercadoria diversificados e providenciar para que sejam alugados?

    Responder
  5. Beatriz em

    Estou fazendo um caderno de anotações para já pegar o hábito, muito boas as dicas.

    Responder
  6. Wânia Lopes em

    Olá Thiago! Trabalho com materiais difíceis de controlar o estoque: tintas e pedrarias. Já experimentei algumas formas de controle mas gostaria de saber se você te alguma sugestão de como organizar melhor o estoque desses materiais, pois as tintas não tenho como quantificar a saída e as pedrarias e enfeites metalizados que uso nas mandalas são de vários formatos e eu acabo comprando mais de um tipo e esquecendo de repor outros. Me ajuda aí, por favor! Um abç e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder
  7. Tiago dalvi em

    Olá Madalena, Cleide e Antonio,
    É exatamente isto! Temos que ficar muito atentos com o estoque que geramos, pois ele pode prejudicar muito seu negócio.
    Fico contente que tenham gostado do artigo!
    Abraços,

    Tiago Dalvi.

    Responder
  8. Antonio Carlos em

    É importantíssimo isso! Valeu Thiago

    Responder
  9. Antonio Carlos em

    É importantíssimo para que se possa perceber o quanto de capital pode estar imobilizado no estoque! Valeu Thiago

    Responder
  10. Tiago,amei a dica,preciso saber mais para poder ficar atualizada nos meus negócios.OBG.

    Responder
  11. madalena em

    Tiago, eu achei interessante este artigo, pois nos faz refletir o quanto a gente gasta e até mesmo o que não é necessário e tb às vezes esquecemos até do que temos em casa e não utilizamos. Pelo que entendi a coisa é dinâmica, por isso temos que gastar o necessário para tal atividade, pois se não, vai sobrar o que não queremos e faltar o que necessitamos.

    Um braço e valeu pela dica.

    Responder

Publicidade




  • Curso de Fuxico