Tapetes de Crochê – Guia Absolutamente Completo

tapetes de crochê

Os tapetes de crochê são incríveis! Apesar do crochê ser uma técnica antiga, ele proporciona um visual tão lindo que nunca sai de moda. Seja redondo, retangular, oval, dentre outros formatos, os tapetes de crochê transformam e decoram qualquer ambiente. Desse modo, não é difícil afirmar que eles encantam a todos.

Já que o público para tapetes de crochê está garantido, que tal aprender tudo sobre eles? Para isso, preparamos um guia absolutamente completo sobre tudo o que você precisa saber sobre essas maravilhosas peças.

Nossas dicas vão te ensinar quais são os materiais básicos, a melhor linha e a melhor agulha para esse tipo de trabalho. Além disso, vamos explicar o que são os gráficos, ou receita, como são mais conhecidos, além de trazer 8 trabalhos de tapetes de crochê incríveis para te inspirar.

Moldes de Feltro

Vamos ao guia?

Veja também:

4 Pontos de Crochê Passo a Passo Para Iniciantes

Como Fazer Tapete de Tecido – Passo a Passo

Tapetes de Crochê – Guia Completo

Materiais básicos para fazer tapetes de crochê

Para fazer tapetes de crochê, a lista de materiais necessários é bem simples:

  • Linha para crochê
  • Agulha para crochê
  • Gráfico da peça desejada
  • Tesoura – de costura ou de arremate

Fonte: Craftsy

Agora que você já conhece os materiais básicos para fazer esse tipo de peça, vamos às dicas sobre os tipos linha e agulha para fazer tapetes de crochê.

Qual a melhor linha para fazer tapetes de crochê?

A linha mais comum para fazer os tapetes de crochê é o barbante. Isso porque esse tipo de fio é mais grosso e proporciona uma durabilidade maior na peça, que vai ser usada no chão após pronta.

Dica: As linhas são classificadas por numerações, ou seja, quanto maior a numeração, mais grossa é a linha.

Tipos de barbante para tapetes de crochê

Para fazer o tapete de barbante, prefira as numerações 6 e 8, que são mais resistentes para esse tipo de peça.

Existe uma variedade de tipos de barbantes que permite que você crie tapetes para todos os gostos e ocasiões. Veja só!

1. Barbante cru

Com aparência natural, o barbante cru é muito utilizado para fazer tapetes de crochê com visual rústico e clássico. Sua cor neutra vai bem com todo tipo de decoração.

2. Barbante colorido

O barbante é encontrado no mercado em uma infinidade de cores e tons. Logo, agrada a todos os gostos.

Dica: Antes de colocar seu projeto de tapete de crochê em prática, faça o teste de pré-lavagem com um pedaço do fio escolhido para ter certeza de que a marca comprada não solta tinta.

3. Barbante mesclado

O barbante mesclado é mais uma opção para fazer suas peças. Por já vir pronto com cores mescladas, ele facilita a produção de tapetes de crochê coloridos.

4. Barbante com pelinhos

O barbante com pelinhos é ideal para dar acabamento e decorar seus tapetes de crochê.

Fonte: Armarinho São José

5. Barbante com brilho

Para os projetos que pedem um pouco mais de brilho, existe um barbante ideal para isso. O barbante com brilho já vem com fios brilhosos envolvidos na própria linha.

Tipos de agulhas de crochê

A agulha de crochê tem variações de numeração que é medida por milímetros. A numeração a ser utilizada tem relação direta com a espessura da linha utilizada e com o tipo de ponto que se deseja obter.

Dicas: Para obter pontos mais apertados, use uma agulha de numeração menor. Se você preferir os pontos mais soltos, use uma agulha de numeração maior. Outra dica para saber qual numeração da agulha deve ser usada é observar o rótulo da linha comprada, que sempre vem com a indicação dos milímetros da agulha.

Vamos agora aos tipos de agulhas para crochê existentes no mercado:

1. Agulhas niqueladas

As agulhas de aço niquelado são as mais fáceis de serem encontradas, porém não são tão confortáveis quanto outras disponíveis no mercado. Mas de todo modo, as agulhas feitas desse material são as melhores para trabalhar com fios grossos para crochê. As agulhas de aço se subdividem em:

  • Prateadas

Geralmente são encontradas nas numerações menores, de 0,6 a 2,0 mm. Logo, são mais indicadas para linhas finas e para trabalhos que necessitam de um ponto firme e fechado.

  • Coloridas

São encontradas no mercado a partir de 2 mm. Desse modo, são ideais para trabalhar com linhas mais grossas, como para fazer tapetes de crochê, por exemplo.

2. Agulhas com cabo de bambu

As agulhas com cabo de bambu são mais confortáveis de se trabalhar, não só pelo material de que são feitas, como também pelo corpo anatômico que se encaixa bem nos dedos. Além disso, o bambu dura muito tempo. A única desvantagem é que essas agulhas são mais caras e mais difíceis de encontrar.

3. Agulhas com cabo de plástico

As agulhas com cabo de plástico são mais confortáveis que a agulha toda niquelada, pois têm o cabo achatado que permite o encaixe dos dedos. Já que a ponta também é niquelada, além do conforto, a qualidade do fio é mantida. Assim como as agulhas com cabo de bambu, as agulhas com cabo de plástico são mais difíceis de serem encontradas, mas têm um preço mais acessível.

4. Agulhas com cabo emborrachado

As agulhas com cabo emborrachado têm formato anatômico que se encaixam perfeitamente nas mãos. Logo elas são as mais confortáveis. A única desvantagem dessa agulha é que ela não é tão facilmente encontrada, diferentemente das niqueladas.

 

Afinal, qual agulha para tapetes de crochê devo utilizar?

Como você percebeu, apesar de cada uma das agulhas apresentadas serem feitas com os cabos de materiais diferentes, todas têm a ponta de aço niquelado. Isso porque o aço niquelado é o melhor para se trabalhar com crochê, principalmente com fios mais grossos.

Logo, independentemente do tipo de material escolhido para o corpo da agulha de crochê, prefira as agulhas com a ponta niquelada. Enfim, teste as agulhas até encontrar o modelo ideal para você, mas evite agulhas com pontas feitas de outro material, como as agulhas todas de bambu ou plástico, por exemplo.

Dica extra: agulha de tapeçaria

A agulha para tapeçaria é disponível em diversas espessuras e tamanhos, indo da mais fininha até à mais grossa. As mais indicadas para barbantes grossos  são as agulhas maiores. Esse tipo de agulha auxilia muito para dar acabamento nas extremidades dos tapetes de crochê. Por isso, vale muito a pena adquirir esse material.

Fonte: Nova Ícone

O que são gráficos de tapetes de crochê?

O gráfico é uma espécie de guia, ou receita, como é popularmente chamado, que vai orientar a execução do seu trabalho em crochê. Para cada peça de crochê existe um gráfico. Confira esse exemplo de gráfico para tapete de crochê a seguir:

8 ideias de tapetes de crochê para te inspirar!

Confira a seguir estas 8 ideias de tapetes de crochê para te inspirar na produção de suas peças.

1. Tapete redondo com fio rosa

Fonte: Euro Roma

2. Tapete redondo com tons de azul

3. Tapete retangular com listras coloridas

4. Tapete redondo degradê

 5. Tapete cinza com pontas triangulares

6. Tapete de ursinho

Fonte: Etsy

7. Tapete oval multicolorido

Fonte: Etsy

8. Tapete redondo neutro

Fonte: Etsy

Como você acompanhou, existem muitos materiais disponíveis no mercado para fazer tapetes de crochê. Desse modo, saber para que serve cada utensílio e até mesmo quais os melhores produtos para esse tipo de artesanato é muito importante, não é mesmo?

Se você gostou das dicas apresentadas, deixe um recado pra gente nos comentários!

Veja também:

57 Tapetes de Crochê Lindíssimos Pra Você se Inspirar

Descubra Como Usar Crochê na Decoração

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

35 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]