Técnica da transferência de imagem para caixas em MDF

Técnica transferencia de imagem caixa

Técnica transferencia de imagem para caixa

Fazer caixas decoradas é uma atividade que muitos artesãos se dedicam. Com o tempo, muitas técnicas novas vão surgindo e possibilitando a ampliação do leque de modelos, cores, texturas e muito mais. Além de se dedicar a este segmento, o artesão que o faz deve apreciar bastante as técnicas em MDF e sempre buscar novas inspirações para a criação de trabalhos únicos. E buscar novas inspirações é algo que a Revista Artesanato está sempre fazendo e hoje, com a ajuda da Ana Cristina, da Arte & Cia, você vai aprender como colocar em prática uma bela técnica de transferência em MDF.

Materiais Necessários

Transferência MDF

  • Caixa em MDF
  • Tinta acrílica branca
  • Verniz acrílico brilhante ou fosco
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Lápis
  • Borracha
  • Bucha de cozinha
  • Papeis para transferência  (encontrado em lojas especializadas)

Dica – o papel para transferência pode ser impresso em casa. Imprima espelhado em uma folha de papel sulfite comum. Se não quiser fazer, também pode comprar em lojas de artesanato.

Como fazer a técnica de transferência de imagem

Transferência em mdf

1) Para iniciar a técnica de transferência de imagem, pinte a caixa com a tinta acrílica branca, passando a primeira demão e lixando para um bom acabamento.

2) Recorte o desenho no papel, seguindo o contorno e deixando sempre uma folga de mais ou menos um dedo para o seu trabalho. Coloque o desenho virado para baixo na caixa e pontilhe em volta dele com lápis, deixando um dedo de espaço.

3) Faça uma mistura de cola branca e verniz acrílico (1 medida de cola para 2 de verniz acrílico). Misture e passe na caixa com um pincel macio (dentro do contorno feito) e na parte da frente do desenho.

Transferência em MDF

4) Cole o desenho no centro da caixa, com a face voltada para baixo (voltado para a cola), tomando cuidado para não criar bolhas. Para um bom acabamento, coloque um plástico por cima e passe uma espátula, com bastante cuidado, para que o desenho fique bem fixado e sem bolhas. Deixe secar por pelo menos 12 horas.

Transferência MDF

5) Após secar, apague o lápis com a borracha. Em seguida, molhe a bucha levemente e passe em cima do desenho, fazendo sempre movimentos circulares. Você irá perceber que o desenho ficará cada vez mais visível. A ideia é esfoliar o papel até removê-lo completamente e deixar somente o desenho.

6) Finalize passando as pontas dos dedos molhadas, até que você sinta que o papel foi eliminado. Seque com secador.

Transferência MDF

6) Por fim, passe tinta acrílica branca em volta do desenho para deixar a caixa ainda mais primorosa e esconder qualquer mancha que tenha ficado.

Passo a passo em vídeo

Que ver este passo a passo em detalhes? Então assista o vídeo abaixo!

E ai, gostou? Então, não perca tempo e aprenda novas técnicas. Você vai encantar a todos!

Créditos – Ana Cristina – Arte & Cia

Site – http://arteciabhz.blogspot.com.br/

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

111 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em MDF Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email