7 Tipos de Fita Para Artesanato Que Você Precisa Conhecer

Como todo mundo sabe, as fitas decorativas estão entre os avimentos mais usados para dar aquele toque especial nas peças feitas à mão. Com esse item, guirlandas de feltro, caixas de MDF decoradas e lembrancinhas de festa podem ficar mais belas e muito mais valorizadas.

Com diferentes espessuras, texturas, estampas e cores, esse aviamento traz vantagens impressionantes: cobre costuras, disfarça emendas e fecha embalagens com muito estilo.

Além disso, as fitas para artesanato são ótimas para para personalizar objetos. Podem ser usadas sozinhas ou podem ser combinadas com outros adereços decorativos, tais como botões, contas e pérolas.

É difícil ver um artesão veterano que não tenha os nomes dos tipos de fitas favoritos na ponta da língua. Entretanto, quem está começando agora – ou já trabalha com artesanato há algum tempo – sabe como é difícil escolher as fitas certas em meio a dezenas de opções oferecidas pelo vendedor.

Se você se identifica com essa situação, não se preocupe. Vamos apresentar quais são os tipos de fitas mais comuns no universo do artesanato e ensinar como usá-las para valorizar suas peças. Depois de conferir todas as dicas, você terá a segurança necessária para comprar as fitas mais adequadas para o trabalho que você faz.

Veja também:

Como Pregar Zíper: Técnica Simples e Infalível

Como Fazer Laço Duplo de Tecido – Passo a Passo Simples

Tipos de Fita Para Artesanato

1. Cetim

Parece até mentira, mas a maioria das fitas de cetim são, na verdade, feitas de poliéster ou de poliamida. Disponível em praticamente todas as cores, as fitas de cetim são muito usadas na produção de laços e de tiaras para bebê.

Essa fita é razoavelmente barata e pode ser encontrada em duas versões: face simples (com brilho em apenas um dos lados) e face dupla (com brilho nos dois lados). Enquanto o primeiro tipo é mais usado para fazer acabamentos, o segundo é o mais indicado para fazer embrulho de presente e artigos de decoração. 

2. Organza

A fita de organza é elegante, leve e fácil de trabalhar. Possui aparência sofisticada, por conta do brilho, e certa delicadeza, por conta da transparência.

Essa fita pode ser encontrada nas seguintes versões: lisa, aramada, com borda metalizada e com detalhe em cetim. As fitas de organza são perfeitas para decorar cestas de café de manhã, embalagens presenteáveis e ornamentos de Natal.

3. Gorgurão

A fita de gorgurão é espessa e bastante resistente. Por isso, é excelente para aqueles artesanatos que serão muito manuseados, como almofadas e peças destinadas ao uso infantil. Para identificá-la com facilidade, basta procurar pelos famosos risquinhos que são facilmente visíveis, e presentes em toda sua extensão.

Essa fita, que pode ter o lado direito liso ou estampado, pode ser usada como item decorativo ou como parte do acabamento de roupas, bolsas e acessórios variados. É ótima para fazer laços mais durinhos, principalmente para decorar roupas infantis, tiaras e presilhas de cabelo.

4. Tecido

As fitas de tecido são muita usadas em artesanatos mais singelos e de aparência menos sofisticada. Elas podem ser costuradas em panos de prato e também em jogos de cozinha para deixá-los mais charmosos e coloridos. Essas fitas são ótimas para complementar pinturas e bordados decorativos.

5. Juta

A juta é uma trama rústica bastante acessível. Por ser barata e fácil de encontrar, é um material muito usado em projetos do tipo “faça você mesmo”. É muito usada para decorar recipientes recicláveis, como garrafas de vidro, latas de metal e potes de vidro, sempre nessa linha mais intimista.

Além disso, a fita de juta também pode ser usada para personalizar itens de festa, como convites e lembrancinhas de casamento rústico. Para deixar as peças decoradas com juta mais suaves, pode-se incluir um pouco de renda, além de pérolas e cetim.

6. Renda

A renda nunca sai de moda, e apresenta grande variedade de motivos para o cliente escolher. É possível encontrar fitas de renda em praticamente todas as cores. Porém, as fitas nas cores branco, bege e creme são as mais usadas.

Com elastano

As fitas de renda com elastano são muito usadas para fazer faixas de cabelo – são macias e elásticas, e não machucam a cabeça dos bebês. Essa renda é muito delicada, e pode desfiar facilmente.

Sem elastano

As fitas de renda sem elastano, por serem mais durinhas, são muito usadas para decorar bainhas de roupas, para fazer garrafas decoradas e para decorar convites de casamento. Com certeza é um tipo de fita que não pode faltar no cantinho da criação.

7. Metalizada

A fita metalizada é produzida com material sintético, possui um brilho inigualável e pode ser vista em diferentes espessuras. O fitilho, por exemplo, é muito usado para amarrar saquinhos de presente e para finalizar diversas peças em feltro.

Além disso, as fitas metalizadas também são muito usadas para fazer peças decorativas, principalmente para datas como Natal, dia dos namorados e Páscoa.

Onde Comprar as Fitas

Todas as fitas citadas acima podem ser encontradas com facilidade em armarinhos e também em lojas de aviamentos. Na internet, a variedade de cores, estampas e espessuras é ainda maior. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa em algumas lojas antes de comprar.

Como Guardar as Fitas

O ateliê, ou o quartinho de costura, é o local ideal para guardar a coleção de fitas de um artesão. Porém, exitem diferentes formas de armazená-las.

Alguns profissionais têm o costume de organizar fitas de cetim em uma caixa organizadora, cuidadosamente identificada. Nesse esquema, as fitas grandes permanecem nos rolos, enquanto as fitas pequenas ou de menor comprimento vão para um paleta de papelão.

Por outro lado, existem artesãos que deixam tudo exposto, e conseguem se virar muito bem dessa forma. A parte ruim disso é o inevitável acúmulo de pó, que pode dificultar a limpeza e causar alergia em pessoas mais sensíveis.

Como deu para perceber, as fitas decorativas são utilizadas nos mais variados projetos artesanais: na confecção de laços de fita para cabelo, na finalização de guirlandas de feltro e até para decorar caixas em MDF. Se você gostou de dos esclarecimentos sobre os tipos de fita mais usados para fazer artesanato, deixe um comentário.

Veja também:

Como Fazer um Porta-Alfinetes com Lata de Refrigerante

Como Fazer Laços de Fita Para Cabelo Passo a Passo

Imagens: marthastewart

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

22 comentários

1 3 4 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email