9 Ideias para Feira de Ciências com Passo a Passos

9 Ideias para Feira de Ciências com Passo a Passos

Ter ideias para Feira de Ciências é sempre necessário, não é mesmo? Afinal, esse é um evento escolar super importante, que ocorre anualmente.

Na Feira de Ciências, os alunos desenvolvem projetos e experimentos científicos para apresentar para toda a comunidade escolar. Portanto, é uma forma de colocar em prática tudo o que eles aprenderam durante o ano letivo.

Mas você sabe o que fazer para a Feira de Ciências? Não?

Então continue acompanhando este conteúdo para conferir várias ideias para Feira de Ciências, além de passo a passos para você colocar a mão na massa com os seus alunos. Confira!

Ideias para Feira de Ciências: projetos fáceis para copiar

O tema para a feira de Ciências não precisa se resumir a apenas uma maquete escolar. É claro que essa é uma possibilidade – que estará, inclusive, entre as nossas opções. No entanto, é possível ir além dessa ideia tradicional.

Não acredita? Então veja as ideias que separamos a seguir!

1. Máquina de choques caseira

Se você é professor de física, então vai gostar dessa ideia: uma máquina de choques caseira. Mas pode ficar tranquilo, porque é uma opção que não vai na tomada, isto é, não tem a chance de colocar nenhum de seus alunos em risco.

E mais: com certeza eles vão gostar muito de produzir esse incrível projeto!

Aprenda como construir essa máquina no canal Manual do Mundo.  

2. Como fazer vulcão de gesso  

Aqui vai mais uma ideia do canal Manual do Mundo. Dessa vez, para produzir um vulcão de gesso. Além de construir um vulcão bem elaborado, é importante utilizar elementos que permitam que ele entre em erupção, como detergente, bicarbonato de sódio e vinagre.

3. Como fazer vulcão com argila   

Aqui vai mais uma ideia de maquete de vulcão, só que dessa vez produzido com argila. Apesar do material do vulcão mudar, para produzir a sua erupção os elementos são os mesmos.

Esse é um projeto interessante para falar do fenômeno que é o vulcão, bem como das reações químicas provocadas pelos itens usados em seu interior.

como fazer vulcão
Escola Educação

4. Labirinto elétrico    

Além de ser um projeto bem legal de desenvolver, o labirinto elétrico é uma ideia interativa. Isso porque tanto os alunos quanto os convidados da feira podem se divertir. A proposta é passar pelo labirinto sem tomar choque. Legal, não é?

Veja como construir um no canal Manual do Mundo.

5. Tsunami de água     

E que tal falar na Feira de Ciências da sua escola sobre o fenômeno do tsunami?! É um assunto que desperta a curiosidade de muitas pessoas e que pode ser feito de forma muito simples, como ensina o vídeo do canal Delcopond.

6. Maquete do Sistema Solar      

É claro que em uma Feira de Ciências não pode faltar uma maquete voltada para o Sistema Solar, não é mesmo? Durante a apresentação, é possível abordar diversos pontos, desde as teorias sobre a Terra até importantes informações sobre cada planeta.

7. Ovo cozido quadrado      

Achou esquisito o nome desse projeto? Pois saiba que ele é uma ótima possibilidade para explicar fenômenos físicos.

Aqui, será necessário colocar ovos cozidos e descascados em caixinhas de leite. Depois que esfriarem, eles sairão quadrados, em razão da albumina. Assim, eles se deformam com o aumento da temperatura. Um experimento bem legal, não é?

ideias para feira de ciencias
Escola Educação

8. Sabão caseiro

A ideia desse projeto para a Feira de Ciências é trazer o tema da sustentabilidade à tona. Assim, os alunos podem entender que o reaproveitamento da gordura pode dar origem a sabões caseiros.     

9. Cupcake químico        

Por fim, temos um projeto que trabalha as reações químicas! Misturando e agitando bem 3 ml de solução de Poliol e 3 ml de solução de Isocianato, é possível obter a formação da espuma poliuretano ou, se você preferir, de um cupcake químico!

E então, o que você achou dessas ideias para Feira de Ciências? Já sabe qual ou quais vai desenvolver com os seus alunos?

Conte-nos nos comentários abaixo e aproveite para entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber outras dicas de trabalhos manuais para desenvolver.

Revista Artesanato