Como Pintar MDF: Passo a Passo e Dicas Para Ter um Acabamento Perfeito

Como Pintar MDF: Passo a Passo e Dicas Para Ter um Acabamento Perfeito

Você sabe como pintar MDF com perfeição? Para quem é artesão ou gosta de se aventurar neste mundo, isso é essencial, uma vez que o MDF está presente em muitas peças artesanais, como quadros, porta-trecos, porta-guardanapos, bandejas, entre outras.

E você já sabe que para obter um acabamento perfeito é necessário ter técnica e cuidados especiais na hora de pintar esse material. 

Por isso no artigo de hoje vamos te mostrar um passo a passo sensacional de como pintar MDF e te daremos também algumas dicas para que essa pintura saia impecável. Veja tudo!

Veja também:
34 Modelos de Lembrancinhas em MDF para Presentear
3 Tipos de Tinta para Pintar MDF – Saiba Como Usar Cada Uma

Quais tintas utilizar para pintar uma peça de MDF?

Chegou a hora de você aprender a pintar com perfeição um MDF. Mas antes é preciso saber quais são as tintas que podem ser utilizadas na peça que você irá pintar.

Afinal, existem vários tipos que podem ser utilizadas no MDF, sendo cada uma específica para um fim. 

1. Tinta PVA

Essa tinta é uma das mais utilizadas em pinturas em MDF. Ela é a base d’água e pode ser encontrada em diversas cores. Dá um acabamento mais fosco às suas peças.

Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolo. Além disso, a tinta PVA é ideal para iniciantes devido à sua praticidade e por ter um cheiro mais suave.

2. Tinta acrílica

como pintar mdf cru
Elo7

Essa tinta também é muito comum no mundo do artesanato quando o assunto é MDF. Ao contrário da tinta PVA, essa tem um acabamento brilhante.

Ela não tem cheiro, não é tóxica e seu processo de secagem é rápido. Além disso, MDFs pintados com a tinta acrílica são mais resistentes à água e, por isso, pode ser limpados com um pano úmido.

3. Tinta spray ou automotiva

Ideal para peças com detalhes mais difíceis de serem alcançados com o pincel, a tinta spray ou automotiva proporciona um acabamento laqueado, com muito brilho e resistente. No entanto, para usar essa tinta, é necessário ter destreza e prática para não correr o risco de danificar a peça. 

4. Tinta esmalte

Se as três primeiras tintas são mais utilizadas, essa quarta já não é tanto, sendo a tinta mais difícil de ser aplicada. É preciso várias demãos para deixar a peça com um bom acabamento, o que faz com que ela demore muito para secar. Por possuírem em sua composição solventes, seu cheiro pode ser muito forte. Como sua cobertura é intensa, ela é utilizada para dar acabamentos mais brilhantes. Pode ser usada em peças mais escuras.

Além das tintas, existem duas substâncias que fazer parte da rotina de quem pinta MDFs: o verniz e o betume. 

1. Verniz

Ele costuma ser utilizado por cima da última demão de tinta já seca, na finalização da peça, para impermeabilizá-la e dar um acabamento mais brilhante, mesmo nas tintas foscas. Ele também acaba sendo utilizado por quem deseja apenas conservar o aspecto cru do MDF, sem tintas. Para esse caso, basta usar o verniz incolor à base d’água.

2. Betume

artesanato em mdf para iniciantes
Total construção

Já o betume, que tem a coloração preta, é utilizado para deixar a peça com aspecto rústico e envelhecido. Além disso, ele protege e prolonga a vida útil do objeto. 

Como pintar MDF cru

Agora que você já sabe as propriedades e as finalidades de cada tipo de tinta, escolha a que melhor atende à sua proposta e vamos colocar a mão na massa!

Você vai precisar de:

  • Pincéis chatos de cerdas duras e macias
  • Lixas para madeira
  • Papel ou jornal velho
  • Rolinho de espuma
  • Goma laca incolor
  • Tinta branca para base
  • Tintas e verniz de sua preferência
  • Pano macio e seco
  • Luvas de borracha

Passo a passo de como pintar caixa de mdf para iniciantes

1. Se a sua pintura for em peças que nunca foram pintadas, você precisará lixá-las antes. Use, para isso, a lixa para madeira número 300 ou uma mais fina. Todas as partes devem ser lixadas, inclusive as mais lisas, para que a tinta possa aderir melhor. 

2. Assim que acabar, remova, com um pano seco e macio, toda a sujeira da peça. Se tiver um aspirador de pó, pode utilizá-lo também. Até mesmo as peças que não precisaram ser lixadas, também devem ser limpas para que o acúmulo de poeira não interfira na pintura. 

3. Para evitar que a peça sugue muita tinta, aplique uma camada de goma laca incolor com um pincel chato e espere secar bem. Caso prefira, utilize, no lugar da goma laca, a tinta branca.

4. Se for usar tinta a óleo ou esmalte, aplique um fundo preparador. Se for utilizar verniz, aplique o selador.  

5. Prepare a tinta conforme as instruções.  

6. Depois que estiver seco, aplique, com o pincel de cerdas, a primeira mão de tinta.

7. Passe o rolinho de espuma sobre a camada de tinta para tirar as marcas de cerdas do pincel.

8. Para aplicar a segunda demão, aguarde pelo menos 3 horas para que a primeira camada esteja bem seca.

9. A quantidade de demãos variará conforme o resultado que você deseja.

10. Depois de seca, sua peça estará pronta para receber outras personalizações que você queira, como decoupage ou forração com tecido.

11. Caso a peça seja apenas pintada, aplique uma camada de verniz incolor para dar um acabamento perfeito e aumentar a durabilidade da pintura.

Sua peça em MDF já está pronta!

Dicas para uma pintura e um acabamento perfeitos

Para um trabalho ainda mais perfeito, é preciso estar atento a algumas questões primordiais. Por isso dê uma olhadinha nessas dicas que separamos para te auxiliar.

  • Na hora de comprar as peças, você tem a opção de pedir aquelas que já estão prontas para pintura, ou seja, que não precisam ser lixadas e tratadas. 
  • Ainda na hora da compra, verifique se as peças não possuem imperfeições ou falhas. 
  • Lave o rolinho de espuma e o pincel após cada aplicação de tinta ou verniz. Isso aumentará a durabilidade desses materiais. 
  • Saiba que quanto mais escura a tinta, mais demãos a peça exigirá. 

Pronto! Agora que você já sabe como pintar MDF, basta colocar a mão na massa e criar lindas peças artesanais.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e não esqueça de entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram para receber mais posts como esse.

Veja também:
Caixa de MDF Decorada: 42 Ideias, Dicas e Passo a Passos
Letras em MDF Decoradas com Flores: Decore Gastando Pouco

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

4 Comentários
  • Maria da Conceição Amorim Cardoso

    Maravilhosas ideias de artesanato com riqueza de detalhes, estou amando, ótimas inspirações vou fazer!