Pacote de Moldes

Como Fazer Colcha de Retalhos em 6 Passos

colcha com retalhos de tecido

Os nossos leitores já sabem que somos apaixonados por artesanato em tecido, tanto que já disponibilizamos em nosso site inúmeras dicas de costura e vários passo a passos de peças lindíssimas, como o porta fraldas em tecido e o jogo americano de abóbora.

Hoje vamos falar de uma peça artesanal que todo mundo conhece e ama, a colcha de retalhos. Como o próprio nome já sugere, ela é feita com retalhos de tecido costurados uns aos outros e presos a um forro. Essa técnica existe há bastante tempo, e é conhecida como patchwork

As colchas de retalhos podem ser simples ou acolchoadas. Com o processo de acolchoamento você tem como resultado uma colcha que aquece e ainda é bastante aconchegante. O público para as colchas feitas com retalho é grande; por isso, produzir e vender esse produto acaba sendo uma excelente maneira de obter renda extra.

Moldes de Feltro

Existem várias maneiras de fazer as colchas com pedaços de tecido, mas, em geral, a técnica usada é muito simples, sendo indicada tanto para as costureiras veteranas quanto para as iniciantes. Com a missão de ajudar você nesse projeto, compilamos nesse artigo algumas instruções e dicas maravilhosas. Por isso, não deixe de conferir por nada! 

Veja também O que Fazer com Retalhos de Tecidos – 19 Ideias Sensacionais

Colcha de Retalhos em 6 Passos

como fazer colcha de retalhos

http://www.pinbu.cc/3720.html

1. Escolha os tecidos

O primeiro passo é escolher e separar os tecidos que você irá usar na confecção da sua colcha de retalhos. Se você já costura, é bem provável que já tenha sobras de tecidos de outros trabalhos. Além disso, para fazer a colcha você também pode usar peças de roupas, fronhas e cortinas que não usa mais ou de doação. Outra dica é comprar retalhos em malharias, saem bem mais em conta do que comprar o tecido no metro.

2. Decida o formato dos recortes

O formato quadrado é mais fácil para quem está começando, mas você também pode fazer triângulos, retângulos e outros blocos mais complexos normalmente usados no patchwork. Estime a medida da colcha e divida esse valor pela quantidade de retalhos que deseja usar, leve em consideração o tamanho e o formato dos recortes.

retalhos de tecido

http://blog.jiji.ng/

Dica: deixe uma margem de costura de aproximadamente 1,25 cm de todos os lados dos recortes.

3. Defina o tamanho da colcha 

O terceiro passo é definir o tamanho da colcha. As medidas mais usadas são: colcha de solteiro, 2,20 m x 1,50 m; colcha de casal, 2,50 m x 2,50 m; e colcha de berço, 1,00 m x 1,30 m. Essas medidas são as mais comuns, mas mesmo assim podem sofrer pequenas variações.

Dica: Prefira montar a colcha deixando uma boa sobra de tecido, cerca de 20 cm. O tecido excedente poderá ser aparado no momento de fazer o acabamento.

4. Costure os retalhos

Antes de costurar tudo, organize os retalhos no chão para ver como a colcha vai ficar. Nesse momento os alfinetes são muito bem vindos. Costure todas as partes na máquina de costura, na ordem que você planejou.

costure os retalhos uns aos outros

http://blog.jiji.ng/

5. Coloque o fundo e prenda as camadas

Com o tampo já pronto, alinhave-o a um tecido macio que será o fundo da sua peça. Esse forro vai esconder o avesso de todos os retalhos. Depois, prenda as camadas de tecido da forma que achar melhor, com quilt ou costurando sobre as valas das costuras feitas anteriormente.

quilt na colcha para unir os tecidos

http://blog.jiji.ng/

6. Faça o acabamento com o viés 

Acerte a sua colcha aparando alguma sobra que tenha ficado. Corte uma tira de cerca de 6,0 cm para fazer o viés em toda a volta da sua colcha de retalhos.

Prontinho! Esse modelo que você aprendeu é o tradicional. Mas se você desejar fazer uma colcha acolchoada, coloque a manta entre dois forros e costure por cima o tampo feitos de retalhos.

Como Fazer Colcha Dupla Face

A artesã Ana Cosentino preparou uma aula de colcha dupla face lindíssima. Com ela você vai aprender duas formas de fazer os blocos da colcha. Além disso, aprenda a combinar tecidos, fazer blocos, costurar a manta e fazer quilt.

Link do vídeo no You tube: Colcha Dupla Face

Como Colocar Viés

Nessa aula da artesã Ana Cosentino você vai ver como colocar viés de um jeito super simples. Esse detalhe é indispensável para um bom acabamento das suas peças, inclusive da colcha de retalhos.

Link do vídeo no You tube: Como colocar o viés

Se você gostou desse artigo sobre como fazer colcha de retalhos, não se esqueça de deixar o seu comentário. Além disso, cadastre o seu e-mail no final dessa página para receber dicas e novidades sobre o maravilhoso universo das artes manuais.

Veja também:

Como Começar com o Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber

Patchwork Passo a Passo – 5 Ideias Para Fazer Hoje Mesmo

Referências

http://familia.com.br/filhos/como-fazer-uma-colcha-de-retalhos

http://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Colcha-de-Retalhos

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

194 comentários

  • Mariana Barbosa diz:

    Oi, Nadir. Que bom que gostou. Cadastre o seu e-mail e receba aqui no final da página e receba todas as novidades em primeira mão. Abraços

  • Adriana Costa diz:

    Olá boa tarde!
    gostaria de saber a medida padrão para fazer uma colcha de retalhos quadrada simples.
    Obrigada!
    Adriana

  • Mariana Barbosa diz:

    Oi, Adriana. As medidas estão no tópico 3 do post. Depois conte pra gente como ficou a sua colcha. Abraços.

  • Juliana diz:

    Linda colcha. Vou tentar fazer,espero que fique linda igual a sua.

  • Patricia diz:

    Não entendi isso:

    “Depois, prenda as camadas de tecido da forma que achar melhor, com quilt ou costurando sobre as valas das costuras feitas anteriormente.””

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]