Pacote de Moldes

Decoração Especial de Festa Junina Usando Retalhos de Tecido

Eita, sô! Estamos no mês mais arretado do ano, o mês das famosas Festas Juninas. Elas são dedicadas aos santos mais populares, assim como a transição entre os solstícios – por aqui, marca a chegada do inverno. 

E que tal aprender afazer uma decoração de Festa Junina com retalhos?

Veja também:
68 Ideias Incríveis Decoração de Festa Junina Reciclável
Lembrancinhas de Festa Junina: 25 Ideias e Dicas + Passo a Passos

Revista Viva Decora

O significado das festas juninas para o povo brasileiro

Engana-se quem pensa que Festa Junina é coisa de brasileiro. Isso porque estas comemorações são realizadas em vários países ao redor do mundo – como Dinamarca, Polônia, Rússia, e na pátria-mãe, Portugal. 

Moldes de Feltro

Acredita-se que a origem disso tenha ocorrido ainda durante o período da Idade Média. Uma festa totalmente pagã que acabou recebendo um caráter religioso, tornando-se ainda mais popular.

Lá em Portugal, uma das “festas joaninas” mais conhecidas é a realizada na cidade do Porto. E foi pelos portugueses que esta prática acabou sendo trazida ao Brasil – sofrendo posteriormente, influência de costumes das culturas africanas e indígenas. 

Neste “novo mundo”, as festas juninas tomando proporções muito maiores, virando uma atração especial em cada região, principalmente a nordestina.

Hoje, pode-se dizer que as comemorações juninas fazem parte da essência do caipira e do folclore brasileiro, ganhando, cada vez mais, os corações de todos. As comemorações no país têm muitas cores, cheiros e sons. 

Pacote de Guirlandas em Feltro

Além de toda a comilança e vestimentas engraçadas, essenciais para alegrar estas festividades, uma característica marcante e que não pode faltar nessas datas é a decoração.

Revista Viva Decora

O que não pode faltar na decoração de Festa Junina

Quando os portugueses trouxeram a ideia das festas juninas para sua colônia, Brasil, apresentaram também alguns souvenirs de terras longínquas. 

Os belos enfeites de papel em formato de balões que eles conheceram na Ásia foram, depois, usados para as decorações joaninas. Mas, o brasileiro, muito criativo, foi aprimorando os cenários e tornando tudo muito mais divertido.

Quer participar de uma Festa Junina, mas não conhece nenhuma para ir? Que tal arrumar a casa, chamar a família e os amigos e agitar? Saiba que tem algumas boas ideias de decoração que você pode seguir para deixar sua pequena reunião no clima certo! 

Tem coisa que realmente não tem que fazer presença nas comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro. Vamos lá com a lista!

Não pode faltar na sua Festa Junina, primeiro, os tais balões – assim como havia nas antigas festas portuguesas. Na mesma linha, também as bandeirolas. 

A fogueira – pode ser cenográfica –, uma tradição católica, que dá um toque especial à decoração, simbolizando a proteção contra os espíritos. E, por fim, tudo que tenha a ver com as famosas refeições, brincadeiras, simpatias e oferendas que se faz nesta época.

Revista Viva Decora

Arrumando a casa para a festa

Limpe a casa para receber todos os convidados! Retire de cena todos os objetos que possam quebrar caso a festa fique mais animada! Separe uma mesa grande para colocar os comes e bebes. 

Podes cobrir esta superfície com uma linda toalha xadrez, tiras de juta ou um lindo jogo de sousplat em palha. Use a criatividade na hora de decorar esta área! Faça este ser o foco principal do cenário!

Revista Viva Decora

Você pode concentrar sua Festa Junina na sala de estar e jantar ou na varanda de casa. Espalhe pelos móveis imagens de santinhos – os três homenageados do mês – e arranjos de flores coloridas – principalmente do campo. 

Também imagens de animais de fazenda e de toda que tenha a ver com o “ser campino”. Combina bem com essa temática artigos em madeira rústica, em couro e palha, assim como retalhos de tecido.

Revista Viva Decora

Como decorar a casa para a Festa Junina usando retalhos

Falou em comemoração junina, logo vem à mente muito colorido. Em parte, o motivo disso tem a ver com os tecidos utilizados não só nas roupas como também nas decorações pensadas para ambientações dessas festas. 

É um recurso muito utilizado a utilização de retalhos de tecidos. Sendo que o material mais requisitado para isso é a chita!

A chita é um dos tecidos mais baratos encontrados a venda nas lojas. Ele é feito de algodão, tem tramas simples, e, embora não apresente tão boa qualidade, combina muito bem com a “cara” das festas juninas. 

É fácil encontrar rolos do material em cores bem fortes e estampas xadrezes ou florais. E como pode ser cortado só com a ajuda de uma tesoura, pode servir para criar várias peças de decoração.

Com quadradinhos de chita você pode fazer detalhes bem bonitos e engraçados para ornar a sua casa para as festas juninas. Começando com as próprias bandeirolas – que ficariam penduradas em varais de barbantes. 

Também quadradinhos para colocar as rapaduras e outros docinhos na mesa de jantar. Pacotes de lembranças para os convidados. E até almofadas, bonequinhos e outros adornos.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora
Casa Aberta

Então, o que achou das ideias? Agora que você já aprendeu mais sobre as festas juninas e a importância delas para a cultura brasileira, bora comemorar! Entre no clima decorando sua casa com itens em chita e no que mais sua criatividade mandar.

Estas dicas sobre decoração de Festa Junina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como Fazer Enfeites de Festa Junina: 32 Ideias + Passo a Passo
51 Ideias de Enfeites de Festa Junina com Materiais Recicláveis Fáceis de Fazer

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Festa Junina Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email