Decorando seu ateliê – Capas de máquina com Passo a Passo

Minha gente!! Bem vindos a mais um post no Revista Artesanato.

Como estão todos?  Hoje eu trouxe um post bem interessante !

Em 2007, ganhei uma máquina de costura do meu marido, e acho que foi o presente mais bem utilizado até hoje. Quem costura sabe: a máquina é uma grande companheira… as vezes ficamos madrugada a dentro só com a companhia dela.

Infelizmente ela não é eterna. Vez ou outra, temos que levar a bixinha para uma revisão. É necessário de vez em quando passar óleo, trocar alguma peça e principalmente tirar a poeira que se acumula. Mas sinceramente falando, é muito chato o período de revisão delas, parece que tivemos todas as idéias para costurar naquele momento (só porque a danada tá no conserto).

Moldes de Feltro

Então pra embelezar seu ateliê e evitar que sua máquina fique com poeira, uma ideia boa é fazer uma capa para ela. Assim você consegue diminuir o número de vezes que precisa levá-la ao conserto. As capas não precisam ser difíceis de fazer, e podem ser muito bonitas. Trouxe dois modelos com o passo a passo.

– Capa de máquina básica:

Material: Tecido estampado, tesoura, linha e máquina de costura.

Passo a passo: Meça sua máquina (a altura – da frente e de trás –  a largura  da parte da frente e a profundidade) . Recorte três retângulos do tecido escolhido. O primeiro deve ter a altura – da frente e de trás – da sua máquina e a largura da frente da máquina). Os outros dois devem ter a altura da lateral da máquina e a largura da profundidade (esses serão as laterais da sua capa).  Não esqueça de deixar uma sobra de mais ou menos 1 cm de cada lado, que será utilizada na costura. Alfinete as partes do avesso, de acordo com a figura mostrada e passe uma costura simples de mais ou menos 1/2  centímetro em toda a volta, costurando as bordas que estão alfinetadas. Aí é só desvirar o fundo que ficará aberto e fazer uma pequena barra para acabamento ou colocar um viés.

– Capa de máquina com fita de cetim:

Material: Tecidos diversos, fita de cetim, tesoura, linha e máquina de costura.

 

Passo a passo: Meça sua máquina (a altura – da frente e de trás – e a largura  da parte da frente). Recorte dois pedaços dos tecidos escolhidos (um para a frente e outro para o forro) nas medidas que foram tiradas. Corte 4 pedaços de fita de cetim de mais ou menos 18 cm cada. Aí monte um sanduíche (dois tecidos – lado direito com direito – e no meio  as fitas de cetim, com a ponta virada para dentro. Alfinete tudo, passe uma costura em volta deixando uma abertura para desvirar. Desvire e costure a abertura. Prontinho!

Beijos a todos

Camila Albuquerque
Artesã, colunista do blog Revista Artesanato e editora do site Atelier Cherry (www.atelier-cherry.com).

Fontes:

http://chezlarsson.typepad.com/myblog/2008/10/sewing-machine-cover-how-to.html

http://candacetodd.blogspot.com.br/2010/04/sewing-machine-cover-tutorial.html

Compartilhe onde preferir

camila





Comentários

9 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]