Pacote de Moldes

Guia Definitivo Sobre Tear: O que é, Quais Tipos Existem e Como Usar?

Não é preciso ter muito conhecimento sobre o artesanato para já ter escutado algo sobre o tear. Afinal, esse é um instrumento utilizado há muitos anos para a produção de diversas e incríveis peças artesanais.

E como a tecelagem é uma técnica que, embora milenar, continua presente no universo do artesanato, resolvemos preparar um guia completo sobre o tear.

Vamos te mostrar quais são os tipos existentes, os pontos e os trabalhos que podem ser feitos com esse instrumento. Continue conosco para descobrir tudo isso!

Veja também
Bordado Mexicano: Dicas Para Começar a Bordar

Corte e Costura – Como Fazer Roupas Simples e Lindas

Moldes de Feltro

O que é e para que serve o tear?

Antes de mais nada, é preciso que você entenda o que é e para que serve o tear.

Nesse sentido, o tear é uma ferramenta simples utilizada na tecelagem, ou seja, no entrelaçamento de fios.  Basicamente, os fios verticais (teias ou urdiduras) se cruzam com os fios horizontais (trama), que são transportados pela lançadeira (navete) de uma maneira ordenada.

Como resultado desse processo contínuo, surge um tecido resistente que pode dar origem a diversas peças artesanais, como bolsas, roupas, tapetes, redes, cortinas, mantas, utilitários, entre outras.

Tipos de teares

Se você está pensando que existe apenas um tipo de tear, está enganado! Saiba que é possível encontrar variados modelos, cada um utilizado para um trabalho.

Conforme a sua base, ele pode ser classificado como tear de pregos, de madeira ou de papelão.

Tear de pregos

Esse é o tipo de tear mais comum e mais recomendado para quem vai começar agora a se aventurar na tecelagem. Além disso, ele pode ser encontrado em uma diversidade de modelos: triangulares, quadrados, hexagonais, circulares e retangulares.

Para a produção de tapetes, por exemplo, o mais utilizado é o retangular, com pregos na frente e no verso. Já para a confecção de peças em tricô, os mais usados são os modelos com duas fileiras paralelas de pregos e os circulares.

Tear de madeira

Esse é um tipo de tear que exige força do tecelão, uma vez que ele precisa acionar os pedais da ferramenta de forma constante.

Sendo assim o processo se torna mais lento, o que contribui para uma produção bem menor de peças. Entretanto, a peça pode apresentar um valor agregado ainda maior.

Tear de papelão

O tear de papelão pode ser feito por qualquer pessoa e é uma boa opção para entreter as crianças. Devido ao seu material, ele é considerado como reciclado, ou seja, é uma ótima forma de ser ecologicamente correto e sustentável.

Tear elétrico

Além dos teares que vimos até aqui, existe também o elétrico. Nele, não é necessário acionar o pedal manualmente, pois essa batida é feita de forma automática. Por isso mesmo ele permite uma produção de peças maior e mais rápida. 

Pontos feitos no tear

Quer saber e aprender a fazer alguns pontos no tear? Então confira os tutoriais abaixo!

Ponto tela ou tafetá

Ponto escama

Ponto canelado

Trabalhos que podem ser feitos no tear

Agora chegou a hora de você conhecer as possibilidades de trabalhos que podem ser feitas com o tear. São várias e todas lindas!

Quadros

Tapetes

Mantas

Capas para almofada

Redes

Cortinas

Caminho de mesa

Mochilas e bolsas

Roupas

E então, o que você achou do nosso guia definitivo sobre tear? Já está pensando em investir nessa ferramenta para produzir lindas peças para você ou para vender?

Conte-nos se já conhecia esse instrumento ou já utilizou, e sinta-se a vontade para apresentar suas dúvidas e sugestões.

Veja também
Tear feito de papelão – aprenda a tecer uma toalhinha de mesa
Macramê Passo a Passo: Aprenda os Principais Pontos para Fazer

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]