Jogos Pedagógicos Artesanais: 10 Inspirações para Fazer no Dia das Crianças

Jogos Pedagógicos Artesanais: 10 Inspirações para Fazer no Dia das Crianças

O Dia das Crianças já está se aproximando e uma boa ideia para presentear a criançada de 1 a 5 anos são os jogos pedagógicos!

Isso porque, por divertirem ao mesmo tempo em que proporcionam o aprendizado, esses jogos têm sido uma grande tendência entre educadores e pais.

Além disso, eles ensinam as crianças de forma lúdica, contribuindo para os processos de alfabetização, noção de quantidade e números, memorização, coordenação motora, entre outros.

Por isso quem deseja faturar uma boa grana nessa data, deve investir na produção dessas peças. Afinal, com certeza elas terão uma ótima saída entre os pais e os profissionais da área da educação.

Nesse sentido, separamos várias ideias de jogos pedagógicos para você colocar a mão na massa agora mesmo. Confira!

Veja também
23 Modelos de Jogos Recicláveis para Fazer com as Crianças
32 Ideias de Brinquedos Reciclados para Educação Infantil

10 Ideias de jogos pedagógicos artesanais

Ansiosos para conferir as opções de jogos pedagógicos que separamos para você? Todos as ideias que vamos mostrar aqui foram retiradas do completo Curso da Coleção Pedagógica da Escola de Feltro. Nele você consegue aprender a fazer cada um dos brinquedos que vamos te mostrar a partir de agora.

1. Jogo de associações

Esse jogo pedagógico é muito divertido e educativo! Isso porque ele induz a criança a associar as letras aos objetos ou animas. Exemplo: “A” de “Avião”, “E” de “Elefante, e por aí em diante.

Dessa forma, além de contribuir para a memorização do alfabeto, o brinquedo permite que a criança estabeleça associações entre letras e nomes.

2. Contagem com os dedos

Com esse brinquedo educativo, as crianças conseguem associar os números à quantidade de dedos em suas mãos. Assim, é trabalhado tanto a questão numérica quanto a contagem com os dedos.

3. Jogo de encaixe

No jogo de encaixe, as crianças aprendem a desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a concentração. Ou seja, é um brinquedo que envolve muitas áreas da aprendizagem pré-escolar.

4. Livro sensorial

O livro sensorial desenvolve a coordenação motora fina, a habilidade de concentração, ajuda na alfabetização, estimula os sentidos, entre vários outros aspectos.

Dependendo do modelo do livro, a criança precisará, por exemplo, manusear e encaixar pequenas peças, amarrar cadarço, abrir e fechar zíperes e identificar cores, números e letras. Ou seja, é um jogo totalmente completo e educativo.

5. Quiet Box

O Quiet Box é bem similar ao livro sensorial, pois possui diversas atividades que envolvem o desenvolvimento de vários aspectos da criança. Entretanto, ao invés de serem todas em um livro, ele possui tabuleiros individuais.

Além disso, ele é um kit completo e muito prático para os pais levarem para todos os lugares que quiserem.

6. Luva pedagógica

A luva pedagógica é um brinquedo artesanal super divertido! Isso porque ela serve para contar vários tipos de história e, assim, entreter a criançada de uma forma muito lúdica e criativa.

Por isso essa peça é bastante utilizada em escolas, creches e por papais e mamães que gostam de ter momentos divertidos e de aprendizagem com os filhos.

7. Fantoches

Os fantoches são excelentes recursos para a contação de histórias, seja em casa, seja nas escolas e creches. Vale lembrar que as histórias são formas de ensinar conceitos e valores para as pequenas crianças.

8. Dedoches

Essa é uma opção que segue a mesma lógica e funcionalidade dos fantoches, a diferença é que são menores. Saiba que é possível fazer dedoches em formatos de bichinhos e bonecos e, ainda, pensar em cenários completos para enriquecer as histórias.

9. Cubo pedagógico

O cubo pedagógico é um ótimo brinquedo para ensinar as crianças a contar, a ter a noção de quantidade e a aprender o alfabeto. Além disso, ele contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades motoras.

Não tem como negar também que ele é muito fofo para enfeitar o quartinho das crianças, não é mesmo?

10. Dominó

O clássico dominó também pode ser feito de forma artesanal. Ele estimula o raciocínio lógico e a contagem, além de auxiliar as crianças na matemática.

Além das peças do dominó, é interessante criar uma bolsinha para que elas possam ser guardadas após as brincadeiras!

E então, o que você achou de todas essas ideias de jogos pedagógicos? Para saber mais sobre essa e muitas outras formas de aumentar a renda com o artesanato, basta acessar a Escola de Feltro.

Gostou dessas ideias incríveis para presentear os pequenos? Já sabe qual vai fazer junto com eles para diverti-los nessa data especial? Deixe tudo aqui nos comentários.

Veja também
Decoração Dia das Crianças: 70 Ideias Divertidas para Fazer em Casa
28 Presentes para o Dia das Crianças Simples Para Fazer em Casa

Revista Artesanato
1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*