Truques para Usar suas Mantas de Tricô e Crochê e Decorar Sofás e Poltronas

Truques para Usar suas Mantas de Tricô e Crochê e Decorar Sofás e Poltronas

Mantas são peças antigas de decoração, que sempre fizeram parte da composição de enxovais, por exemplo. Se você pensa que isto é coisa de “vovó”, está errado. 

Saiba que tem se tornado uma tendência de decoração. E como estamos entrando no período do inverno agora, nada mais perfeito. Que tal usar uma manta de tricô ou crochê sobre sofás e poltronas da sua sala de casa? Confira as ideias e sugestões apresentadas a seguir.

Contribuição visual das mantas para a decoração de interiores

De fato, por algum motivo, a tradição da utilização de mantas em ambientes ficou um período de tempo sumida das propostas de decoração. Mas com a retomada do interesse no aprendizado das técnicas artesanais, estas peças voltaram à moda. 

Hoje, muitos jovens artesãos se dedicam a criar mantas de tricô e crochê que podem ser utilizadas sobre sofás, poltronas, camas, futons e mais. Uma linda contribuição visual para os cenários.

Realmente, as mantas podem oferecer muito charme às decorações. Elas teriam também, como dito antes, bastante funcionalidade nos dias frios do ano, fazendo com que os ambientes pareçam mais confortáveis, dando mais sensação de calor e aconchego. 

Mas é óbvio que se precisa levar em consideração seu impacto estético sobre os ambientes. Se a sua cor e estampa se relacionam com o restante da decoração, tem-se harmonia no local.

Mantas em tricô e crochê são acessórios de aspecto suave, que combinam muito bem com decorações de atmosfera mais simples. 

Elas podem ser encontradas em diferentes tamanhos. Mas, para sofás, é interessante uma peça que ocupe toda a superfície do móvel na altura e no comprimento. E ela pode contrastar com a cor e estampa do móvel – tenha bom senso na escolha – e ser colocada sobre o braço ou formando um losango no centro.

Modelos e seus efeitos

Podemos fazer artesanalmente mantas de tricô e crochê em diversas cores, variações de pontos, grossuras de linhas e mais, formando desenhos diferentes. 

Para decorações de ambientes mais coloridos, uma peça de características mais neutras é o ideal – talvez em tons pastéis ou mesmo feita em material cru, sem tintura. Já para salas neutras, o ideal seria uma manta em cores mais fortes e chamativas, como vermelho, amarelo e azul.

Lembrando que é possível explorar muito bem nas decorações os desenhos e formas geométricas das mantas. Para sofás, uma boa opção são as mantas de tricô ou crochê com longas franjas.

Modelos de mantas para decoração de sofás

O mais legal das mantas de tricô e de crochê é que podem tornar os ambientes de casa mais receptivos e calorosos. Claro que é preciso saber escolher a peça certa – em estilo, tamanho e cor – que vá, de fato, valorizar a decoração ambiente. 

Existem muitos modelos que podem ser feitos artesanalmente ou adquiridos em lojas. Mas saiba, desde já, que elas são semelhantes em aparência e trançado. Mesmo assim, vamos tentar diferenciá-las.

Mantas de tricô

Mantas de tricô são peças super convencionais. É o tipo de linha escolhida para o tramado que vai diferenciar a espessura e aparência delas. Óbvio que para os dias de frio intenso vamos preferir as mantas de tricô bem pesadas. 

Estas precisam ser feitas com linhas grossas e agulha maior. Já ouviu falar em maxi tricô? É um tipo de artesanato que está em alta no momento. O resultado pode ser bem interessante. Veja nas imagens a seguir.

São alguns exemplos de pontos para mantas de tricô: ponto meia, ponto fantasia, ponto arroz, ponto segredo e ponto chevron.

Mantas de crochê

Se você não curte o visual das mantas em maxi tricô, sem problemas, damos outra opção. Existem mantas em maxi crochê, que são menos pesadas. 

Neste caso, também é preciso saber escolher a linha e a agulha apropriada para fazer o artesanato. Os pontos do crochê são mais delicados, o que permitem a utilização de fio de malha ou barbantes, por exemplo, ou até mais de um frio, para trabalhos mais rústicos e estruturados.

Por certo, com agulha, tesoura, muita lã ou materiais similares, nós podemos fazer lindas mantas para adornar cantinhos especiais de nossa casa, com sofás, poltronas e mais.

Peças assim dificilmente passam despercebidas ao olhar. Pelo contrário, elas surpreendem, deixando as decorações ainda mais bonitas. Aposte também nesta ideia.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Revista Artesanato
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]