Patchwork – arte em retalhos

Patchwork – arte em retalhos

Crédito da foto: http://houseandhome.com/blogs/house-home-daily/patchwork-quilts

A Palavra Patchwork em Inglês significa “trabalho com retalhos”. É uma técnica que une tecidos para criar peças com uma infinidade de desenhos, formatos e cores.

O Patchwork é considerado um trabalho artístico devido à beleza das peças que representam idéias e emoções utilizando retalhos para fazer almofadas, colchas, bolsas, manta de sofá, painéis de parede, entre outros acessórios.

A escolha de um bom tecido é algo muito importante no momento da criação das peças. O ideal é utilizar os tecidos 100% algodão pela facilidade de manuseio. Pode usar um tecido estampado, liso, listrado, xadrez, floral, tudo depende do resultado final que você quer obter. Já o material utilizado nessa arte, são as ferramentas próprias para costura como tesoura para tecido, linhas, agulhas, fita métrica, máquina de costura, entre outros, além é claro das ferramentas específicas disponíveis no mercado para o patchwork.

A cor é um elemento essencial ao iniciar sua peça, pois é importante verificar a tonalidade que a cor de um tecido pode adquirir em contraste com outros.

O Patchwork é indicado tanto para aqueles que desejam se dedicar apenas como um hobby, quanto aos que querem transformar esse artesanato numa fonte de renda, pois é uma arte muito reconhecida no mercado. O investimento inicial é baixo e o retorno satisfatório.

O interessante é que com algumas técnicas básicas e muita imaginação, você pode criar lindas peças como essas:

Arte em patchwork

Sobre a Autora

Patrícia Lopateli, 28 anos, formada em Ciências contábeis e uma apaixonada por artesanatos desde a adolescência, época em que conheceu o Ponto Cruz, os Sabonetes Artesanais e atualmente dedica-se a Arte do Scrapbook.

Revista Artesanato
21 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]