Como Costurar Feltro à Mão – 4 Pontos Que Você Precisa Saber

como-costurar-feltro-a-mao-passo-a-passo

Se você deseja saber como costurar feltro à mão saiba que você está no lugar certo. Para trabalhar com feltro não é necessário ter experiência anterior com costura, mas é preciso conhecer bem os materiais de trabalho e também ter interesse em aprender os pontos mais utilizados no feltro, que servem tanto para fechar quanto para fazer o acabamento das peças.

No início, quando você ainda estiver dando os primeiros passos, treine costurar peças menores, produza alguns chaveiros e bichinhos diversos para presentear os amigos. Conforme você for praticando, naturalmente a sua costura vai evoluindo. Com o tempo, você também sentirá mais segurança para iniciar projetos maiores e mais detalhados.

Veja também:

Moldes de Feltro

Você sabe o que é Feltro? Descubra Aqui!

15 Dicas incríveis para trabalhar com Feltro

Como Costurar Feltro à Mão

Na costura à mão é preciso ter bastante capricho. No olho mesmo, a artesã deve calcular direitinho o espaçamento entre um ponto e outro, deixando o mais simétrico possível. Uma costura bem feita gera trabalhos mais bonitos, mais atrativos e mais fáceis de vender.

Sabendo da importância de uma costura bem feita, trouxemos para você o passo a passo dos pontos mais utilizados no feltro: o caseado, o alinhavo, o atrás e o palito. Mas, antes disso, aproveite para conferir abaixo qual tipo de linha e agulha mais indicadas para trabalhos em feltro.

Qual Linha Usar

Para costurar o feltro você pode utilizar linha de costura normal (retrós), linha de pesponto ou linha de meada. Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, assim você consegue um resultado bem delicado. Porém, para fazer a boquinha dos bichinhos e outros detalhes que devem se destacar, você deve usar uma linha que fique visível.

A agulha Ideal

O que muita gente não sabe é que a agulha indicada para artesanato em feltro é a de costura, isso mesmo, aquela que todo mundo tem em casa. Ou seja, para fazer lindas peças você não precisa de nenhuma agulha especial. Escolha o tamanho e a espessura que melhor se adaptar, lembrando que as agulhas que têm a ponta fina são melhores para furar o feltro.

1. Ponto Caseado

O ponto caseado é o mais usado para fechar as peças em feltro: guirlandas, chaveiros, bichinhos e outros. As peças caseadas ficam bastantes atrativas, e o uso do fio duplo deixa a costura mais resistente.

ponto-caseado-na-guirlanda-em-feltro

Guirlanda sendo fechada com o ponto caseado.

2. Ponto Alinhavo ou Pesponto

O ponto alinhavo é ainda mais simples de fazer. O único cuidado é que a sequência de pontos não pode ficar torta, o artesão deve fazer o alinhavo seguindo direitinho o contorno da peça. Para não errar, trabalhe com pontos menores, isso até deixa a peça com um aspecto mais delicado.

ponto-alinhavo

Letra contornada com o ponto alinhavo.

Tutorial: Como Fazer Ponto Caseado e Ponto Alinhavo

Assista ao vídeo abaixo e aprenda como costurar feltro com o ponto caseado e com o ponto alinhavo, também conhecido como pesponto.

Link do vídeo no YouTube: Como Fazer Ponto Caseado e Pesponto Passo a Passo

3. Ponto Atrás

Com o ponto atrás dá para fazer um traçado contínuo, por isso que ele é muito utilizado para fazer detalhes dos bonecos e dos bichinhos, como boquinhas e olhinhos de meia lua. O ponto atrás tem esse nome pois a agulha deve voltar uma casa para formar um novo ponto.

ponto-atras-boquinha

Boquinha da boneca feita com o ponto atrás e linha rosa.

Tutorial: Como Fazer Ponto Atrás

Aprenda no vídeo abaixo como costurar feltro usando o ponto atrás. A técnica é simples mas muito útil na finalização dos trabalhos.

Link do vídeo no Youtube: Aula 01- Ponto Atras – Técnicas Artesanato em Feltro

4. Ponto Palito

O ponto palito é o mais simples de todos, mesmo assim costuma ser menos usado em relação aos outros. Esse ponto pode não ser firme o suficiente para fechar as peças e unir várias camadas de tecido, mas é a melhor opção para fazer cílios, bigodes e focinhos dos bichinhos em feltro.

detalhe-do-focinho-com-ponto-palito

O detalhe do focinho da ursinha foi feito com um único ponto palito.

Tutorial: Como Fazer Ponto Palito

Veja abaixo o passo a passo para fazer o ponto palito, você vai se surpreender com a facilidade.

Link do vídeo no YouTube: Ponto Palito – Overcast Stitch – Feltro para iniciantes

Ficamos por aqui com as mini-aulas de como costurar feltro à mão. Se você gostou das dicas, comente aqui no post, vamos adorar saber a sua opinião.

Veja também:

Como Fazer Quadros Para Quarto de Bebê

Chaveiro de feltro em formato de ursinho

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

81 comentários

1 2 3 17

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]