Como Fazer Guardanapo de Tecido em 5 Passos Simples

Você já se deparou com recortes de tecido, linhas e fitas pedindo para serem utilizados? Saiba que você pode usar esses materiais fazer lindos trabalhos! Uma das ideias é fazer um guardanapo de tecido, um projeto simples e fácil de ser executado.

Esses guardanapos são costumeiramente vistos em mesas decoradas, sendo uma ótima opção para colocar os talheres. Além de utilitários, eles deixam qualquer ambiente social mais bonito e elegante.

Eles podem ser combinados com a toalha de mesa, mas também servem para tampar e embrulhar alguns alimentos, como pães e doces. Eles são muito mais versáteis e charmosos do que os guardanapos de papel, não é mesmo?

Moldes de Feltro

O melhor de tudo é que esse acessório, tido como indispensável na hora das refeições, pode ser produzido em pouco tempo, bastando apenas ter uma máquina de costura.

Se os guardanapos de tecidos ficarem bem acabados, podem, inclusive, serem vendidos por um bom valor e gerarem uma graninha extra ao final do mês. Saiba como preparar o seu com o passo a passo especial que preparamos.

Veja também:

Como Costurar à Mão – 5 Pontos Básicos que Você Precisa Conhecer

Como Fazer Capa de Almofada com Agasalho Velho

Materiais Necessários

  • Tecido de algodão ou similar;
  • Alfinetes;
  • Linha de costura;
  • Tesoura;
  • Ferro de passar roupa;
  • Fita métrica;
  • Máquina de costura.

Passo a Passo

Para confeccionar seu guardanapo de tecido, não existem muitos segredos. Separe os materiais necessários e confira as instruções.

1. O primeiro passo é cortar o pedaço de tecido que você vai precisar. O tamanho padrão é de 45 cm x 45 cm, mas você pode cortar seu tecido nas medidas que desejar.

Dica: Uma dica é usar tecidos coloridos e mais vistosos para deixar a peça mais atrativa.

2. Logo em seguida, dobre 1 cm do tecido pelo lado avesso e marque com o ferro de passar.

Dica: Se desejar, você pode marcar mais 1 cm para deixar o acabamento mais bonito e para evitar que o tecido desfie.

3. Alfinete toda a borda que será costurada para que o tecido não saia do lugar.

4. O próximo passo é costurar – ajuste a máquina no ponto de acabamento, caso tenha feito apenas uma dobra, ou o ponto reto, caso tenha feito duas dobras.

Dica: Você pode cortar as pontas do guardanapo em um ângulo de 45° e costurar na diagonal. Esse detalhe vai deixar o trabalho mais harmonioso e vai ajustar garantir que a costura não irá se desfazer.

5. Caso queira deixar o guardanapo ainda mais charmoso, costure uma renda ou uma fita pompom em um doa lados da bainha.

Está pronto o seu guardanapo de tecido! Na hora de usá-lo você pode dobrá-lo de várias formas para deixar a mesa mais elegante.

Viu como é fácil fazer seu próprio guardanapo de tecido? Em poucos minutos, temos uma peça que pode fazer a diferença durante um jantar especial e deixar sua mesa mais bonita. Além de ser barato para ser produzido, ele pode ser feito em alguns minutos do seu dia e ajudar a desentulhar os materiais guardados.

Se você gostou de saber como fazer o guardanapo, talvez você se interesse também em fazer um saco de pão de tecido ou saquinhos para colocar pertences ou embrulhar presentes para os amigos. São ideias fáceis e baratas, que podem ser feitas com materiais que provavelmente você já tem em casa!

Gostou do tutorial? Conte nos comentários o que você achou! E não se esqueça de compartilhar com os amigos através das redes sociais.

Créditos das imagens: The Fabric of our Lifes

Veja também:

Pintura em Tecido com Stencil Passo a Passo

Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

11 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]