Como Fazer Papel Reciclado em 5 Passos Simples

O papel reciclado pode ser matéria prima para a criação de vários objetos, e tem a vantagem de poder ser feito em casa, com aqueles papéis que você não usa mais. Leia o artigo que preparamos e saiba tudo sobre esse assunto, inclusive o modo de fazer o seu próprio papel artesanal.

Imagem: pixshark.com

Todos os dias são utilizados quilos e mais quilos de papel para a produção de materiais diversos, como revistas, jornais, panfletos, correspondências e muito mais. Após utilizados, esses impressos acabam sem utilidade, e na maioria das vezes são descartados no lixo comum, nem chegam à coleta seletiva.

Uma alternativa para driblar este problema é usar esses impressos para a produção de papel artesanal, é um artesanato simples de fazer e o resultado é incrível. No processo de reciclagem, você pode misturar todo tipo de papel, desde saco de pão até revistas e jornais antigos.

Veja também: Como fazer papel machê passo a passo

Tipos de Papéis Recicláveis

papeis-reciclaveis

Imagem: www.anica.pt

Além de reduzir a quantidade de resíduos que seriam jogados no lixo, a reciclagem de papel pode representar economia para o seu bolso, sabia? Mas atenção, não saia reciclando tudo. Se você tiver livros e apostilas em bom estado de conservação, prefira doar para quem precisa. O ideal é que vá para a reciclagem apenas aqueles materiais sem utilidade.

Na produção do papel artesanal você pode reaproveitar papel sulfite, papelão, papel pardo, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, páginas de revista, panfletos, cartolina, entre outros.

Características e Usos do Papel Reciclado

O papel reciclado é conhecido por seu aspecto rústico, ideal para a confecção de convites de casamentos, embalagens de produtos, e também para uso em trabalhos manuais. Outras características são a resistência, a diversidade de cores e a presença de pontinhos de pigmento.

Veja abaixo três projetos que você pode fazer com esse material, são eles: blocos de notas, caixinhas para lembranças e convites para datas especiais. Para ver as fotos em tamanho maior basta clicar sobre elas.

Veja também: E-book com 130 ideias de reciclagem para fazer em casa

Como Fazer Papel Reciclado em 5 Passos

como-fazer-papel-reciclado

Se você estava em busca de um passo a passo de papel reciclado, você acaba de encontrar. Esse tutorial super simples foi adaptado do site sua pesquisa.

Materiais Necessários

  • Papéis variados
  • Água
  • Recipiente
  • Liquidificador
  • Tela ou peneira fina

Passo a Passo

Passo 1 – Recorte os papéis escolhido em pequenos pedaços e coloque tudo em um recipiente com água. Deixe assim por 24 horas.

Passo 2 – Bata o papel molhado em um liquidificador ou dissolva tudo com as mãos. A intenção é que essa mistura vire uma massa.

Passo 3 – Espalhe uma fina camada dessa massa em uma rede ou tela fina.

Passo 4 – Coloque um peso por cima da rede para prensar a massa.

Passo 5 – Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar em ambiente seco ou ao sol.

Papel Reciclado Caseiro – Tutorial em Vídeo

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto, assista ao vídeo que encontramos no canal Manual do Mundo, no You Tube. Com ele você vai entender porque é possível dissolver papel para criar um novo. Vamos lá?

Link do vídeo no You Tube: Como fazer papel reciclado em casa

E aí, gostou desse post? Se sim, então confira agora mesmo o e-book Curso de Reciclagem com 130 ideias para fazer em casa. Esse material mostra o passo a passo das peças e ensina muitas técnicas de artesanato. Para adquirir esse material, clique aqui.

Um abraço e até o próximo post!

Veja também: Artesanato com Papelão – 9 Ideias Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato





Comentários

8 comentários

  • Veralucia santos diz:

    Valeu ! Gostei muito, além , disto reciclar é preciso!

  • Maria Elizabete diz:

    Ótima ideia e bem fácil. Gostei. Obrigada por compartilhar!

  • Aumari Ap Pagotto diz:

    Adorei seu tutorial. Eu fiz um limpa nas gavetas e por haver contas de banco não quis descartar então tive ideia de, pela quantidade de papel, picar e colocar no tanquinho eletrico para amolecer. Deixei de molho com bastante água e de vez em quando batia . Não sei como postar se não te mandaria foto. Virou uma massa e coloquei em peneinas e até saco branco de rafia e estendi ao sol. Obtive placas pela grossura e ficaram como papelão. Tenho algumas ideias e uma delas é fazer um quebra cabeça de mapas para meus alunos. Tem até relevo natural rssss.
    Grande beijo , obrigada e Parabéns por seus tutoriais!!! Adoro!!
    Aumari

  • Magali Coimbra diz:

    olá,
    muito interessante reciclar papeis, gostei muito, vou tentar fazer.

    obrigada

  • Revista Artesanato diz:

    Que grande ideia de reaproveitamento você teve, Aumari. Parabéns pela criatividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





 



Artesanato com Papel Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email