Como Fazer Sabonete de Mel em Casa

como-fazer-sabonete-de-mel

O mel é um dos ingredientes mais ricos da natureza. Além de ser um alimento que fornece energia e aumenta a imunidade do corpo, ele também é um ingrediente chave nas preparações cosméticas. Para ter os benefícios desse ingrediente na pele, basta lavá-la com um sabonete de mel sempre que possível.

O mel, por possuir propriedades anti-séptica e cicatrizante, é um excelente coadjuvante no tratamento de acne e manchas. Ele age acalmando a pele e evitando a proliferação de bactérias, tudo isso sem ressecar.

Além disso, os antioxidantes presentes nessa matéria prima natural são essenciais para quem deseja combater o envelhecimento precoce. O mel ajuda na prevenção de rugas e na manutenção da firmeza da pele.

Se você ficou com vontade de usufruir de todos esses benefícios, fique com a gente e aprenda a fazer um sabonete de mel maravilhoso para ter sempre em casa.

Veja também:

Receita de Sabonete Artesanal de Toranja

Como Fazer Sabonete de Glicerina – Receita Básica

Receita de Sabonete de Mel

sabonete-de-mel-artesanal

Materiais Necessários

  • 500 gramas de base glicerinada branca
  • Fôrma de silicone favo de mel
  • 3 colheres de sopa de mel puro
  • 40 ml de lauril líquido
  • Corante cosmético amarelo e vermelho (opcional)
  • Material de apoio (fogão elétrico, faca, tábua, espátula de silicone, panela esmaltada)

Passo a Passo

1. Corte a base em cubos e leve-a para derreter. É importante usar fogão elétrico, pois os vapores do banho maria pode deixe o sabonete mole.

Veja também: Como Derreter Glicerina para fazer Sabonetes Artesanais

2. Quando o sabão estiver completamente líquido, acrescente o mel e misture até dissolver. Em seguida, acrescente o lauril para aumentar a quantidade de espuma do sabonete.

Dica: Caso queira que o sabonete fique com um cheiro característico de mel, adicione nesse momento 30 ml de essência cosmética. 

3. Coloque algumas gotas de corante amarelo até atingir o tom desejado, e uma ou duas gotas de corante vermelho para dar ao sabão uma tonalidade dourada.

Aprenda a fazer vários tipos de Sabonetes Artesanais Usando Ingredientes Naturais. Clique Aqui Para Mais Informações.

4. Despeje o sabão derretido no molde de favo de mel. Deixe esfriar. O processo de solidificação pode levar até 3 horas dependendo da temperatura e do nível de umidade do ambiente.

5. Quando o sabonete de mel estiver firme, remova-o delicadamente do molde.

Essa receita rende cerca de 6 sabonetes de 80 gramas ou 9 mini sabonetes com com 55 gramas.

sabonetes-favo-de-mel-passo-a-passo

Como você viu, investir nos cuidados básicos da pele é mais simples do que muita gente pensa. E usar produtos feitos em casa, como esse sabonete de mel de ensinamos a fazer, é uma escolha acertada para ter economia e qualidade.

Se você tem vontade de produzir seus próprios produtos para banho, conheça o Curso de Saboaria Fitoterápica e aprenda várias receitas com ingredientes naturais. Se você já faz sabonetes, conte pra gente quais tem sido as suas últimas criações.

Fonte: happinessishomemade

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Sabonete artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]