Garrafa de Vidro Decorada – Craquelê Passo a Passo

craquele-em-garrafa-de-vidro-passo-a-passo

Você já ouviu falar da técnica de craquelê em garrafa de vidro? Esse é um processo artesanal simples que pode ser usado para fazer garrafas de vidro decoradas.

Com esse procedimento é possível transformar uma superfície lisa e sem graça  em uma peça com aparência de objeto antigo e refinado. É justamente essas qualidades que fazem da técnica de craquelê em garrafa de vidro cada vez mais conhecida.

Para que você consiga transformar suas garrafas de vidro facilmente, a artesã Izabel, da Bel Art Personalizados, vai te mostrar como aplicar o craquelê. Continue com a gente para ver várias dicas e para assistir a um passo a passo super especial gravado pela Revista Artesanato.

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Potes de Vidro Decorados Passo a Passo

Como Pintar Garrafas de Vidro em 3 Passos Simples

Kit craquelê

Para fazer o craquelê em garrafa de vidro você precisará de dois principais produtos, verniz base e verniz craquelador. Esses produtos, cada um na sua ordem, devem ser aplicados sobre o vidro devidamente limpo e preparado com primer.

Efeito decorativo

A superfície que recebe o craquelê fica com a aparência de pequenos trincados, e esse resultado é justamente o charme dessa técnica artesanal.

Onde aplicar

Além de vidro, também é possível aplicar esse estilo de decoração em outras superfícies, como MDF, lata e alvenaria.

Função do Primer

O primer é uma base preparadora indicada para várias superfícies. Esse produto tem como principais funções: uniformizar a cor da peça e melhorar a aderência e durabilidade da tinta. Desse modo, o primer é indispensável para quem deseja um bom acabamento.

 Onde encontrar

Tanto o kit craquelê quanto o primer podem ser comprados em lojas de material para artesanato, bem como as tintas e os pincéis. Se na sua cidade não tem lojas desse tipo, peça os produtos pela internet.

Garrafa de Vidro Decorada – Passo a Passo

craquele-em-garrafas-de-vidro

Materiais Necessários

  • Garrafa de vidro (clique aqui para aprender como tirar o rótulo da garrafa)
  • Álcool para limpar a peça
  • Pincel de cerdas macias tamanho 20 ou 18
  • Kit craquelê (base + craquelador)
  • Pasta ou cera decorativa metálica
  • Aguarrás
  • Toalha de papel para fazer a limpeza
  • Vasilha para distribuir os produtos

 Passo a Passo

Assista ao vídeo abaixo entender melhor sobre a técnica aplicada na garrafa de vidro.

Link do vídeo no YouTubeArtesanato com Garrafa de Vidro

Essa foi a dica de hoje para reaproveitar garrafas e potes de vidro de todos os tipos. As garrafas decoradas são excelentes para vender, decorar festas e presentear.

Como você viu, para fazer craquelê em garrafa de vidro não é necessário ter experiência com artes manuais, mas é preciso aplicar os produtos certos com a técnica correta. Só assim você garante uma peça tão linda quanto essa que você acabou de ver. Se você gostou da dica, deixe um comentário aqui no final da página.

Veja também:

Como Fazer Decoupage em Vidro

Pintura em Vidro – Dicas e Técnicas Espetaculares!

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

14 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 







Artesanato em vidro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email