Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

pinceis-para-pintura-em-tecido

Os pincéis são inegavelmente as ferramentas mais importantes para fazer pintura em tecido. Mas, como existe uma infinidade de tipos, a maioria dos iniciantes têm pouco ou nenhum conhecimento sobre quais são pinceis para pintura em tecido mais usados.

Para que estas dúvidas possam desaparecer de vez, preparamos este artigo para falar sobre esse assunto. Aqui você vai descobrir quais as partes que formam um pincel, o que significa a numeração impressa neles e quais os modelos mais usados na pintura.

Veja também:

Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

50 Riscos Para Pintura em Tecido Para Você Baixar

Partes do Pincel

Independente do material que compõe os pinceis, todos eles possuem três partes que desemprenham diferentes funções.

Ponta – A ponta dos pincéis para pintura em tecido é a parte que segura a tinta. Essa parte pode ser de cerdas, de pelos naturais ou de fios sintéticos (nylon).

Dica: Para pintar panos mais finos, como fraldas e panos de prato, as pontas com fios naturais são mais indicadas. Como os fios sintéticos são mais duros, eles são mais indicados para a pintura de panos mais espessos, como ecobags, toalhas e panos de copa.

Virola – A virola é a parte metálica que une a ponta ao cabo do pincel. É importante não deixar acúmulo de tinta seca nessa parte, pois os fios podem ficar rígidos a ponto de se quebrarem.

Cabo – Os cabos dos pincéis podem ser de madeira, de bambu, de acrílico, de plástico e de outros materiais. No cabo estão impressas informações importantes, como número, série, nome do fabricante e código de barras.

Numeração do Pincel

O tamanho dos pincéis são padronizados e definidos pela numeração impressa no cabo. O número 0 (zero) é o início da grade numérica. Desse modo, os números à esquerda diminuem o tamanho do pincel. Já os números à direita ampliam o tamanho, como 000, 00,0, 2, 4, 6…

Então, um pincel de formato “x” pode ter 5 ou mais tamanhos. Essas diferentes espessuras permitem diferentes tipos de traço.

Pincéis para Pintura em Tecido Mais Usados

A indústria de utensílios voltados para artesanato fabrica produtos inovadores a cada ano. O mesmo acontece com os produtos para pintura artística. Apesar da enorme variedade de pincéis para pintura em tecido, não podemos deixar de falar quem existem 5 modelos básicos, aqueles que não costumam faltar em uma bancada de pintura.

O pincel chato possui a ponta reta, serve para preencher os desenhos e fazer coberturas. O formato chato e curto é muito usado para fazer a matização das cores.

 

O pincel chanfrado possui ponta inclinada, ideal para pintar folhagens e para fazer diferentes efeitos especiais. Costuma ser usado com mais de uma cor de tinta.

O pincel redondo possui a ponta arredondada. Ele é muito usado para preenchimentos, para a pintura de arabescos e de traços que começam mais abertos e vão afunilando. Esse pincel também pode ser pressionado com mais força sobre o tecido, assim as cerdas se abrem como um leque e produzem um diferente efeito na sua pintura.

 

O pincel língua de gato tem um formato chato com ponta arredondada. Ele é ideal para fazer pétalas de flores como das margaridas. Ele pode ser usado tanto de frente quanto de lado.

O pincel liner ou filet tem uma ponta fina que é indispensável para fazer detalhes de finalização e traços mais finos, como riscos, boquinhas dos personagens, contornos, caule de flores e traços que unem as folhagens.

Essas são apenas algumas sugestões de uso dos diferentes modelos de pincéis disponíveis no mercado. Apesar das indicações, temos que dizer que na pintura em tecido não existe pincel certo ou errado, existe pincel mais adequado para cada etapa do projeto. O mais importante é usar os modelos e tamanhos de pincéis que você melhor se adaptar.

Qual Pincel Usar – Dicas Para Iniciantes

Logo abaixo você vai ver um vídeo sobre as referências e os tipos de pincéis recomendados para cada técnica. Essas dicas são ideias para iniciantes na pintura em tecido.

Link do vídeo no YouTubeDicas de qual pincel usar – Para iniciantes

Com as dicas que você viu aqui tenho certeza de que daqui pra frente ficará muito mais fácil comprar e usar os pincéis para pintura em tecido em seus trabalhos. Se você gostou das dicas, deixe um recado pra gente!

Veja também:

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

Como Pintar Rosa em Tecido – Passo a Passo

Referências:

www.sonholilas.com.br

www.blogpintura.com.br

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

25 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Pintura em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]