Porta copos feito no tear com pregos – passo a passo

Porta copos no tear de pregos

Tecer é uma arte fantástica. Pode-se fazer vários trabalhos lindos para a casa e para você! E pode-se tecer em casa lindas peças, sem muito esforço com o Tear de pregos. Já falamos aqui sobre isso, no post aprenda vários pontos no tear com pregos, não deixe de conferir. Hoje a artesã Claudia Rizzi vai ensinar a fazer um belíssimo porta copos no tear de pregos. Se você já sabe ou está disposto a conhecer essa técnica, será muito útil.

Material Necessário

Material necessário

  • barbante colorido n° 8, nas cores roxo  e lilás (ou outras que desejar)
  • Fio de polipropileno ou algodão na cor lilás
  • retalho de tecido de algodão (tricoline, chita) de aprox. 12 x 12 cm
  • E.V.A. (preferencialmente branco), aprox. 10 x 10 cm
  • tear quadrado 10 x 10 pregos (aprox. 10 cm de área tecida)
  • agulha para tear pequena
  • agulha de crochê n° 3 ou 4
  • Cola universal
  • Tesoura

Como fazer o porta copos

Passo 1

1) Pegue dois fios de barbante, um roxo e um lilás (ou qualquer outra cor que deseje), e amarre as pontas uma na outra. Coloque no primeiro prego do tear, acima, e desça com os dois fios, passando para o primeiro prego embaixo, conforme a foto. Procure deixar o nó escondido para o lado de dentro do tear.

Passo 2

2) Continue este movimento de vai-e-vem até o último prego. Ao passar pelo último prego embaixo, passe o fio pelo primeiro prego à direita, conforme a foto acima.

Passo 3

3) Vire o tear, de modo a iniciar a trama pelo lado esquerdo. Da direita para a esquerda, passe a agulha alternadamente por baixo e por cima de 4 fios (observe que cada prego tem 4 fios), e lace os fios de barbante que estão à espera no lado esquerdo. Volte pelo mesmo caminho, trazendo os fios que agora passarão pelo primeiro prego à direita.

Passo 4

4) Continue este movimento até chegar ao último prego à direita. Corte os fios e os amarre no último prego à esquerda (foto acima).

Passo 5

5) Com o fio de polipropileno ou algodão, e a agulha de crochê, prenda as alças em cada prego executando “ponto correntinha”. Faça isso nos quatro lados, sempre verificando se os fios estão presos na corrente de crochê. Ao terminar, arremate e corte o fio.

Passo 6

6) Com a ajuda da agulha de crochê, retire o trabalho do tear, tirando alça por alça, com cuidado, até que o trabalho esteja solto o suficiente para ser retirado com as mãos.

Passo 7

7) Ainda com a agulha de crochê, dê o acabamento, inserindo uma alça na outra. Faça isso em toda a volta. A última alça deve ser presa à primeira, e escondida no lado do avesso.

Passo 8

8) Pegue o  E.V.A. cortado, e ajuste com a tesoura o tamanho, de modo que não fique maior do que a peça. Arrendonde ligeiramente os cantos. Pegue o pedaço de tecido e coloque sob o E.V.A., com o avesso virado para cima. Com a cola universal, cole as bordas, conforme a foto acima.

Passo 9

9) Cole o avesso da peça no E.V. A.  encapado, tomando cuidado para esconder todos os fios. Passe cola nos 4 lados e pressione, de modo a fixar bem. A cola dará adesão em aproximadamente 5 ou 10 minutos, mas deixe secar por cerca de 24 horas antes do uso, em local arejado, o que faz com que o cheiro da cola praticamente desapareça. E arrase com as visitas!

Artesã: Claudia Rizzi

Loja no Elo7: http://www.juntandolinhasetrapos.elo7.com.br

E-mail da loja: [email protected]

Blog Universo em Tramas: http://universoemtramas.blogspot.com

Twitter: @JLinhasetrapos

Facebook: http://www.facebook.com/jlinhasetrapos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

9 comentários

  • aurea diniz diz:

    Lindo demais vou começar a fazer para o dia das Mães

  • Isaura Nascimento Silva diz:

    Adorei essa ideia, muito legal parabens para vocês

  • Isaura Nascimento Silva diz:

    Adorei vou fazer

  • Ana diz:

    Muito bonito o trabalho de porta copo.
    Conhecia o mesmo trabalho realizado com lã grossa , e as beiradas são cortadas ficando uma franja na toalhinha, e aplicada em um dos canto flores com feltro.

    Este tipo de trabalho é bem antigo , poucas pessoas conhecem hoje.
    Fica uma dica para ser colocada em prática.

    Parabéns pelas publicações, são ótimas.

  • Marcia diz:

    amei,vou fazer.
    Obrigada por compartilhar.
    Parabéns pelo seu blog.
    Estive sem vontade de fazer nada. Aos pouco estou pegando o gostinho de novo.
    Xeros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 







Tear Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]