Como Fazer um Sabonete Para Pele Oleosa

Quando o assunto é cuidados com a pele, os produtos específicos para pele oleosa são, sem dúvida, os mais procurados na seção de cosméticos. E se engana quem pensa que o excesso de oleosidade afeta apenas os jovens.

Por conta de mudanças hormonais, da poluição, e até mesmo do clima, os adultos também podem ter oleosidade excessiva na pele, além de cravos e espinhas – que podem causar manchas e muito incômodo.

Por conta desses impasses, cada vez mais adultos buscam produtos específicos para limpar e cuidar desse tipo de pele. E uma das formas mais simples de começar a fazer isso, é lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete para pele oleosa.

Sorteio Escola de Feltro

Os sabonetes artesanais medicinais, também chamados de fitoterápicos, são uma ótima opção. Produzidos com glicerina vegetal, e com ingredientes naturais, como extratos de plantas e sementes, esses sabonetes tratam a pele e limpam suavemente.

Se o seu rosto está sempre brilhando, ou se você conhece alguém que se queixa desse problema, continue com a gente e descubra como fazer um sabonete para pele oleosa. Dê o primeiro passo rumo a uma pele limpa e revigorada (e sem ressecamento), do jeito que você sempre sonhou!

Veja também:

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

Como Fazer Sabonete Antibacteriano – Passo a Passo Simples

Propriedades Medicinais

Para deixar o sabonete artesanal mais rico, e ideal para tratar problemas de pele, como inflamações e excesso de oleosidade, são adicionados à base glicerinada alguns ingredientes naturais, como sementes, ervas e extratos de plantas.

Confira baixo quais são os ingredientes que fazem parte da receita do sabonete para pele oleosa e quais são os seus benefícios.

Óleo essencial de eucalipto

Indicado para pele oleosa, mas também para o tratamento de inflamações, picadas de insetos e feridas. Possui propriedade anti-séptica, ajuda a reduzir acnes e inflamações de pele.

Alecrim

O alecrim é rico em minerais e anti-oxidantes. Tem um aroma bastante agradável e ajuda na cicatrização. Quando usado no sabonete, deixa um aspecto bonito e promove uma leve esfoliação.

Pimenta preta

Contém manganês, ferro, vitamina C e vitamina K. Na pele, essa especiaria tem efeito anti-oxidante, que age na prevenção do envelhecimento.

Confira a receita completa do sabonete e também o modo de preparo.

Receita de Sabonete Para Pele Oleosa

Materiais Necessários

  • 500 gramas de base glicerinada transparente
  • 2 colheres de chá de óleo essencial de eucalipto
  • Corante cosmético (opcional)
  • 1 pitada de alecrim (seco e esmagado)
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 1 pitada de pimenta preta moída

Passo a Passo

1. O primeiro passo é cortar e derreter a glicerina.

Dica: O derretimento correto é feito em baixa temperatura, usando um fogão elétrico e uma panela esmaltada. Corte a base glicerinada em cubos para acelerar o processo de derretimento e nunca deixe a glicerina ferver. 

2. Quando a glicerina estiver quase toda derretida, desligue o fogo e retire a panela de cima do fogão para interromper a fonte de calor. Mexa para terminar de derreter a base com o próprio calor da panela.

3. Tampe a panela com uma fralda de algodão limpa e deixe a glicerina descansar por cerca de 5 minutos.

Dica: Se sentir necessidade, transfira a base para uma vasilha limpa antes mesmo de deixá-la descansar. A vasilha pode ser de plástico ou de vidro.

Veja as melhores receitas de sabonetes artesanais fitoterápicos. Clique aqui e saiba mais

4. Destampe a vasilha e acrescente o óleo essencial de eucalipto. Misture bem com uma colher de inox ou com uma espátula de silicone (a melhor opção). 

Dica: Ao produzir sabonetes artesanais, evite usar utensílios feitos com materiais porosos ou que oxidam. Dê preferência para materiais de inox, de silicone, de vidro e esmaltado. 

5. Em seguida, adicione as especiarias indicadas na receita e mexa delicadamente para que não forme espuma e mesmo assim fiquem bem distribuídas. 

6. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados na glicerina, despeje o sabão em moldes de silicone ou de acetato.

7. Aguarde a secagem por cerca de 4 horas e desenforme os sabonetes. 

Dica: para acelerar esse processo, leve o sabonete para o congelador e deixe-o lá por cerca de 30 minutos. 

6. Verifique a consistência e desenforme os sabonetes. Guarde-os em potes de vidro com tampa ou embale-os um a um com o plástico stretch.

Essa receita rende 6 sabonetes com aproximadamente 80 gramas (cada), e tem o custo médio de R$ 13,00. Cada sabonete pode ser vendido por aproximadamente R$ 7,00.

Caso queira vendê-los, será preciso identificá-los com uma etiqueta contendo informações como: ingredientes, nome do produto e modo de usar. Para mais dicas sobre produção e embalagem, confira o post “Como fazer sabonete artesanal passo a passo“.

Para aprender tudo sobre sabonetes, inscreva-se no curso de Saboaria Artesanal Fitoterápica. Você vai aprender a fazer produtos incríveis com vários ingredientes naturais!

Veja também:

Como Fazer Sabonete Líquido: 3 Receitas que Você Precisa Ver

Receita de Sabão Caseiro Simples e Rápida

Referências:

makeyoursoap

makeyoursoap

saudedica

naturehelps

belezaesaude

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Sabonete artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]