Pacote de Moldes

15 Segredos e Dicas Sobre Sabonetes Artesanais



Sabonetes Artesanais são um uma ótima aposta para o mercado artesanal, pois possuem boa saída e podem ser adaptados a todos os tipos de público. Se você ainda não conhecia, você vai se apaixonar por este trabalho. Na Saboaria o artesão pode brincar com as cores, texturas e transparências, mas sempre com muito profissionalismo.

Para você que já é do ramo da Saboaria ou para você que deseja iniciar agora, separamos 15 Segredos Segredos e Dicas Sobre Sabonetes Artesanais. Nesse post você terá resposta às dúvidas mais frequentes, além de dicas para ter um produto perfeito e de ótima qualidade.

Você aprenderá os segredos de como deixar o sabonete com mais espuma e mais “durinho”, o prazo de validade, quais os corantes que podem ser utilizados, dicas sobre a essência, se há necessidade de usar conservante, dentre outros segredos preciosíssimos.

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

5 Erros que Você Comete ao Fazer Sabonetes Artesanais e Não Sabia

1) Do que é composta a base glicerinada ?

A base glicerinada é composta por óleos, que podem ser de origem vegetal ou animal, e agentes alcalinizantes (hidróxido de sódio e hidróxido de potássio). Quando essa mistura é saponificada, os agentes alcalinos são neutralizados e a base tem sua umidade controlada para gerar um sabonete de alta qualidade.

A saponificação ocorre quando óleos vegetais ou algum tipo de gordura animal reage com uma substância alcalina. A glicerina é o material que deriva desse processo. O sabonete artesanal é fabricado a muitos e muitos anos, sendo muito antiga a saboaria na forma artesanal.

2) Qual a função do lauril no sabonete glicerinado ?

O lauril é um líquido incolor e espumoso quando agitado. Ele é encontrado em casas especializadas em cosmetologia e perfumaria artesanal. A função do lauril é aumentar a quantidade de  espuma produzida pelo sabonete líquido e em barra, mas o seu uso não é obrigatório na preparação dos sabonetes.

Pacote de Guirlandas em Feltro

A utilização desse produto deve ser feita com cautela, seguindo sempre a receita do sabonete que está sendo produzido. Caso o lauril seja utilizado exageradamente, corre-se o risco de “desandar” a receita ou de deixar o sabonete com mais espuma do que o necessário.

Se você deseja aprender mais sobre este tipo de artesanto, não perca mais tempo, veja informações sobre os nossos dois Cursos de Saboaria Artesanal, Frutas Tropicais e Linha Provence. 

3) Qual a composição básica do sabonete glicerinado ?

Um sabonete glicerinado artesanal é feito com a base glicerinada. Essa base possui grande quantidade de glicerina, gerada pelo processo de saponificação. Na preparação dos sabonetes, podem ser adicionados à base de glicerina outros ingredientes, como os extratos glicólicos, corantes e essências. Nesse sentido, todo sabonete fabricado a partir das bases prontas é um sabonete glicerinado.

4) Qual a função do álcool no sabonete glicerinado ?

O álcool pode ser borrifado em cima dos sabonetes durante o processo de secagem para impedir a formação de bolhas que atrapalham a estética do sabonete.

5) É normal que o sabonete glicerinado tenha o peso reduzido ?

É absolutamente normal a perda de peso do sabonete glicerinado. Isso acontece pois os líquidos evaporam naturalmente. Mas isso não é questão de se preocupar, pois mesmo com a redução do peso do sabonete a qualidade permanece a mesma.

 

kit-sabonete

 

6) Porque o sabonete glicerinado dura menos que o sabonete industrializado ?

É normal que os sabonetes glicerinados durem menos que os industrializados. Os sabonetes glicerinados absorvem mais água e são mais emolientes, tendo assim um derretimento mais acelerado. O sabonete industrializado normalmente é pobre em emolientes, não retém tanta água (tanto que chega a rachar), e acaba tendo uma durabilidade maior.

Se você deseja aprender mais sobre sobre isso, não perca mais tempo, veja informações sobre os nossos dois Cursos de Saboaria Artesanal, Frutas Tropicais e Linha Provence

7) O que é o óleo de babaçu e para o que ele serve ?

A base glicerinada que contem o óleo de babaçu em sua composição garante um sabonete mais “durinho” e com espuma abundante. O óleo de babaçu é extraído de uma palmeira encontrada no nordeste do Brasil.

8) Qual a quantidade de essência deve ser utilizada ?

A quantidade de essência para o sabonete artesanal pode variar. Normalmente é utilizado de  30 ml a 100 ml para cada 1 quilo de massa base.

9) Como fixar a essência no sabonete ?

As próprias essências cosméticas já possuem algum agente fixador. Dessa forma, só a essência já dá conta de manter o sabonete perfumado pelo tempo necessário.

10) É necessário adicionar algum conservante ao sabonete ?

Respeitadas as boas práticas de fabricação do sabonete não há necessidade de acrescentar conservantes.

11) Qual o corante indicado para sabonetes e cosméticos artesanais ?

Os únicos corantes que devem ser utilizados são os específicos para sabonetes e cosméticos. Nunca utilize corantes alimentícios, pois podem prejudicar a qualidade do seu sabonete e desbotam com a claridade.

12) Como evitar que o sabonete fique “suado” ?

Para que isso não aconteça, não utilize uma quantidade muito grande de essência, já que elas costumam ser bastante oleosas. Outra dica é derreter a base sem deixá-la ferver. Depois de prontos e secos, guarde os sabontes em ambiente livre de umidade excessiva.

13) Posso acrescentar óleos para enriquecer os sabonetes ?

Não é indicado adicionar óleos na preparação dos sabonetes. Se os ingredientes não ficarem bem misturados, o sabonete pode ficar com um aspecto de molhado.

14) Qual a validade do sabonete artesanal ?

Sem a adição de agentes conservantes a validade recomendada é de 6 meses.

15) A qual temperatura deve ser derretida a base ?

Para o derretimento adequado da base a temperatura deve ser a menor possível, entre 65 ºC e 70º C, ou seja, você nunca deve ferver a glicerina.

Se você gostou de aprender esses segredos e deseja conhecer ainda mais sobre Saboaria e Cosmetologia Artesanal, veja todas as informações sobre os nossos dois cursos, Frutas Tropicais e Linha Provence. Profissionalize-se e torne-se um especialista no assunto!

Espero que tenha gostado desses esclarecimentos que são de grande ajuda para quem trabalha ou deseja começar a trabalhar com sabonetes e cosméticos artesanais. Depois dessas dicas, vá correndo produzir sabonetes de todos os formatos, cores e aromas, tenho certeza que os seus produtos serão um sucesso.

Um abraço e até o próximo post!

Referências

Conteúdo adaptado de: Ganhe com Artesanato

Veja também:

Tenha Um Negócio Lucrativo com Sabonetes Artesanais

Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer

 

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

86 comentários

1 2 3 18

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Sabonete artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]