A importância das Feiras de Artesanato

A importância das Feiras de Artesanato

As Feiras de Artesanato são uma tradição cultural no mundo inteiro e estão muito presentes em todos os cantos do nosso país. Elas tornaram-se uma grande vitrine da regionalidade e características específicas de cada lugar, mostrando o que cada um tem de melhor para expor ao público.

As feiras dão oportunidade ao consumidor de encontrar uma porção de produtos que talvez nunca encontrasse em grandes centros comerciais como os shoppings centers. Além da vantagem de estar pagando por um artigo personalizado sem o risco de uma produção industrial em grande escala. A unicidade de um produto artesanal é o que lhe agrega um valor inestimável.

A importância das feiras de bairro para o artesão

Para o artesão as feiras tem importância vital, pois elas são uma ótima oportunidade de exposição das suas peças para várias pessoas.  Geralmente as feiras tem um público fiel, o que permite ao artesão conquistar clientes de longo prazo.

Para o tipo de comércio autônomo que o artesão pratica em feiras de artesanato já basta que uma pessoa goste dos seus produtos. A alma do negócio será sempre o boca a boca, e é através de clientes fiéis que este processo acontece com mais fluidez

Bons exemplos

Uma das feiras mais conhecidas em nosso país e que recebe visitante de todos os lugares do mundo é a Feira Hippie que ocorre na capital mineira há mais de 40 anos. Outra evento que vem ganhando espaço na cidade de Belo Horizonte é a Feira de Artesanato da Rua Bernardo Monteiro esquina com a Avenida Brasil, próximo a área hospitalar da cidade. Ela acontece todas as sextas feiras e está sempre repleta de novidades incríveis. E já conta com vários expositores artesãos que produzem artesanatos de todos os tipos, desde artigos de decoração, artesanato reciclado, bijuterias, bonecas de pano, patchwork até saboaria artesanal e muito mais.

É muito importante perceber o crescimento de feiras como esta, que começam timidamente e em pouco tempo ganham um público fiel e assim atraindo cada vez mais expositores talentosos. As feiras são o local ideal para um artesão expor e divulgar os seus trabalhos.

E é por isso que nós da equipe da Revista Artesanato somos os maiores apoiadores de todas as feiras artesanais e desejamos votos de prosperidade para o negócio de todos os artesãos do Brasil.

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

19 Comentários
  • Patrícia Olinda Loth Saar Magrini

    Olá, Fernando Oliveira!

    Vc está de parabéns pelo seu trabalho, todos os dias abro meu e-mail com a esperamça de ter uma novidade para alegrar o meu dia, sempre que posso sigo suas orientações sobre cada trabalho, todos excelentes vc está de parabéns.

    Att,

    Patrícia Olinda Loth Saar Magrini

  • Achei lindo e prático, irei fazer um deste para colocar os lembretes, pois sou muito esquecida.
    Obrigada pela dica.
    Atenciosamente,

    Maura

  • Muito pratico e fácil de fazer, suas idéias são maravilhosas.