Pacote de Moldes

Como Fazer um Agulheiro com Hexágonos de Tecido



agulheiro-passo-a-passo

Quem costura tecido ou feltro sabe que é muito fácil perder a agulha e os alfinetes de vista. Para resolver esse problema, vale super a pena investir em um agulheiro bem lindinho para deixar sua principal ferramenta de trabalho sempre à mão.

Pensando nisso, trouxemos uma dica sensacional para todas as artesãs. Nesse post vamos mostrar como fazer um agulheiro com hexágonos de tecido, isso mesmo, aqueles recortes mimosos feitos com pequenos retalhos de pano estão com tudo!

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Fazer Colcha de Retalhos em 6 Passos

19 Truques e Dicas de Costura que Você Deveria Saber

Materiais Necessários

Para esse projeto você vai precisar de 7 hexágonos feitos com tecidos estampados, eles juntinhos formam uma linda flor que enfeitará com capricho a almofadinha do agulheiro.

Para fazer a base você vai precisar de uma latinha reciclada. Quer saber mais detalhes? Então veja a lista completa de materiais e o passo a passo.

  • Latinha de aproximadamente 8 centímetros de diâmetro (pode ser tampa de pote de vidro ou latinha de doce)
  • Tecido de algodão para fazer a almofada
  • 7 recortes de tecido colorido de aproximadamente 5 cm x 5 cm
  • Cartolina
  • Molde de hexágono ou cortador nesse formato
  • Linha e agulha
  • Enchimento 
  • Cola de artesanato ou cola pano

Passo a Passo

Separamos esse tutorial em duas partes. Na primeira parte você vai ver a confecção dos hexágonos de tecido, na segunda, verá o passo a passo da almofadinha e o acabamento do agulheiro.

Se você já sabe fazer os hexágonos, vá direto para a segunda parte. Se ainda não sabe, aproveite para aprender essa dica que serve muito bem para reaproveitar retalhos de tecidos e confeccionar uma infinidade de peças.

Parte 1: Flor de Hexágonos

Pacote de Guirlandas em Feltro

1. Corte na cartolina 7 hexágonos do mesmo tamanho. Já no tecido, deixe pelo menos 0,6 cm de sobra em cada lado.

2. Encape o papel dobrando as bordas do tecido com a ajuda de um clips. Depois, faça um ponto simples em cada ponta da peça para dar ao tecido o mesmo formato do papel.

hexagono-de-tecido

3. Agora retire o papel de dentro do tecido, ele sai com facilidade pois não foi costurado, só serviu de molde.

hexagono-de-tecido-estampado

4. Coloque um hexágono sobre o outro para começar a fazer a junção do patchwork, o lado com a costura deve ficar para fora. Escolha um dos lados do hexágono e passe uma costura simples e firme o suficiente para unir as duas peças. Obs.: Quanto menor o ponto, menos a costura aparecerá do lado direito do trabalho. 

5. Junte os outros 5 hexágonos até formar a flor, ela vai ficar como na foto abaixo. Lembre-se de que a flor deve ficar um pouco menor do que o diâmetro da latinha.

flor-de-hexagono-de-tecido

Parte 2: Almofada e Acabamento

6. Para fazer a frente da almofada, corte um círculo de tecido com cerca de 10 cm de diâmetro (ou de acordo com o tamanho da lata que você for usar). Para fazer o fundo precisaremos de duas metades, ou seja, um círculo cortado ao meio. Deixe uma sobra de 1 cm no centro de cada metade. Dobre essa sobra para dentro para fazer o acabamento da parte inferior.

prepare-o-fundo-do-agulheiro

7. Alfinete as partes da almofadinha com o avesso para fora, faça a costura deixando a abertura na parte inferior. Vire a peça e coloque o enchimento. Depois, cole a almofada na latinha e, por cima, a flor de hexágono que foi ensinada no começo desse passo a passo.

Depois de seguir as instruções, veja só como o agulheiro fica lindo…

agulheiro-finalizado

Agora é só colocar esse lindo objeto no seu ateliê para ter agulhas e alfinetes organizados em um só lugar e prontos para serem usados. Se você gostou de aprender a fazer esse lindo agulheiro com hexágonos de tecido, deixe um recadinho pra gente.

Um abraço e até a próxima dica…

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

O que Fazer com o Patchwork – Ideias Originais

Imagens:

aspoonfulofsugardesigns.com

beeinmybonnetco.blogspot.com.br

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

15 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]