Decoração de Inverno: Almofadas Decorativas de Tricô e Crochê

Decoração de Inverno: Almofadas Decorativas de Tricô e Crochê

Este artigo é para aquelas pessoas realmente talentosas, com incríveis habilidades manuais para fazer almofadas decorativas de tricô e crochê. Mas, se você não é assim, tudo bem. Sempre tem perto de nós aquele familiar que é “mão-cheia” e aprendeu a desenvolver peças únicas nessas técnicas.

As almofadas de tricô e crochê têm grande potencial para personalizar os ambientes das casas, tornando-os mais bonitos e confortáveis, sobretudo em estações como o inverno – que, aliás, está chegando.

Esses itens decorativos voltaram a ser tendência e por isso resolvemos fazer um post dando dicas de como utilizá-los na decoração da sua casa no período de frio. Continue a leitura!

Veja também:
Ideias Fantásticas de Almofadas Artesanais para Decorar sua Sala
Colcha para Cama Box: Dicas de Decoração para Fazer a Escolha Certa

Tendência para agora e sempre

Peças em tricô e crochê são, mais uma vez, tendência de decoração para o inverno. Neste ano, o destaque são as almofadas decorativas, uma alternativa super descolada para mudar rápido e fácil o visual de vários ambientes da casa – incluindo quartos de crianças e salas de estar.

Elas combinam com diversos tipos de composição, como cenários em estilo retrô e também aqueles ainda mais clássicos. Agora, na contemporaneidade, as decorações de interiores trazem uma mescla dessas referências artísticas.

E artigos feitos de forma artesanal têm sido bastante valorizados e colocados muitas vezes em destaque, usados para criar pontos focais de real importância nos cenários. De todo modo, quebram qualquer formalidade, deixando as decorações mais divertidas, enquanto charmosas e aconchegantes.

Ou seja, tricô e crochê em decoração é sempre um encanto. Foram tendência em anos passados e frequentemente voltam à moda. Faziam sentido nos tempos palacianos, lá na França, assim como na era colonial e atualmente aqui no Brasil.

E, por fim, remetem à cultura de diversos povos. Não é à toa que devem fazer parte dos projetos lançados em 2022. E você pode usar isso como referência para atualizar a decoração da sua casa também.

Motivos para apostar nas almofadas de tricô e crochê

Almofadas, de modo geral, são muitas vezes utilizadas pelos decoradores como acessório regulador de vários fatores que interferem no conforto dos ambientes. Por exemplo, temperatura, sonoridade e também visualidade.

As peças de tricô e crochê ainda somam positivamente com as suas texturas, aquecendo muito bem os cenários para o inverno. E mais do que isso, elas remontam à história de várias gerações, imprimindo um toque muito pessoal às várias composições.

Então, o artesanato traz sempre grandes possibilidades para a decoração. E nessa equação, as almofadas serão aquelas responsáveis por “jogar” com tal sensação gostosa de aconchego que tanto apreciamos. Inspire-se com os exemplos de imagens apresentadas neste texto.

Tipos de almofada de tricô e crochê para a decoração

Como se pôde entender, a maioria das almofadas de tricô e crochê vistas nas decorações produzidas nos dias de hoje, assim como uma tradição, é fruto de uma produção artesanal.

E, nesse processo livre de criação, são feitas peças de vários formatos – como redondo, quadrado, retangular, entre outros. Fora que os detalhes de entre laços de fios, franjas, apliques e muito mais são o que vão diferenciar cada almofada da outra. É possível conseguir direto com os artesãos ou nas lojas de artigos para casa almofadas decorativas como essas em diversas cores.

Modelos em uma só tonalidade ou bicolores combinam com praticamente qualquer ambiente. Há ainda aqueles mais ousados, com tramas triangulares, em ondas, sextavadas, e além – assim como permitiu a imaginação do seu criador – capazes de dar mais personalidade às decorações.

Continue Lendo: 1 de 2
Próximo >>
Revista Artesanato