Bordado Mexicano: Dicas Para Começar a Bordar

Bordado mexicano

O bordado mexicano, feito no Brasil, é inspirado em técnicas artesanais populares no México. Talvez seja pelo visual alegre, que é a cara dos brasileiros, que essa técnica faça tanto sucesso aqui em nosso país.

Pode ter certeza que, se você que ainda não conhece, vai se encantar. E você que já ouviu falar ou é iniciante nessa atividade, vai passar a conhecer as particularidades dessa maravilhosa técnica.

Para que você possa aprender mais sobre esse tipo de trabalho, que é bem parecido com a tecelagem, vamos falar quais são os materiais mais utilizados para fazer os desenhos dar dicas gerais para fazer um bom trabalho. Confira!

Moldes de Feltro

Veja também:

4 Pontos de Crochê Passo a Passo Para Iniciantes

Como ganhar dinheiro fazendo bordado

Características do Bordado Mexicano

Colcha bordada à mão | Fonte: estilosdeco

Originada no México, as principais caraterísticas dessa técnica são o brilho, a grande variedade de cores e o uso de linhas grossas. Os desenhos grandes e os motivos florais são muito comuns nesse tipo de bordado.

Pontos Mais Usados

Alguns dos pontos utilizados no bordado mexicano aqui no Brasil são: o ponto haste, o ponto sombra, o ponto flor, o nó francês, o ponto quadrado e suas variações. Outros tipos também podem ser utilizados, diferenciando o trabalho de cada artesão.

Como Começar com o Bordado Mexicano

Onde Aplicar o Bordado

No Brasil, apesar de o bordado mexicano aparecer principalmente nos panos de copa, também pode ser aplicado em outras diversas peças de uso diário. Entre elas estão as bolsas, as toalhas de mesa, as capas de almofada e as peças de vestuário.

Pano de copa bordado| Fonte: Lilu Arteira

Materiais Usados para Bordar

Confira tudo que você precisa para começar esse tipo de bordado.

  • Bastidor regulável para apoiar o tecido
  • Linhas de sua preferência (geralmente brilhantes)
  • Agulha de crochê
  • Agulha de tapeçaria
  • Agulha comum de costura
  • Tesoura de bordado
  • Risco do bordado
  • Caneta apagável ou lápis 6B para transferir o risco
  • Tecido a ser bordado

Já que não restam dúvidas de que o bordado mexicano é muito apreciado e tem tudo a ver com o nosso país, que tal aprender algumas dicas sobre esse tipo de trabalho?

Tecidos

Tenha em mente que o bordado mexicano pode ser feito em qualquer tipo de tecido, mas é importante que tenha a trama firme. Os tecidos de algodão são os mais indicados, como os de sacaria, por exemplo.

Linhas

Fios com brilho na cor ouro | Fonte: Armarinho São José

Para fazer o bordado mexicano é possível usar qualquer tipo de linha. Porém, a caraterística principal desse tipo de bordado é o brilho. Por isso, na hora de criar suas figuras, aposte em fios metálicos e brilhosos, que podem ser encontrados facilmente em qualquer armarinho.

No momento do bordado, use um pedaço grande de linha, assim você dará menos arremates e o seu trabalho ficará com um avesso mais “limpo”. Além disso, quanto menos arremates, menos trabalho você terá.

Dica: No México os pontos são feitos com fios bem grossos. Para um efeito parecido, aqui os pontos normalmente são feitos com fio duplo (dois fios passados pela agulha de tapeçaria). Em alguns casos, como na hora de bordar pequenos detalhes, é usado apenas um fio.

Risco do bordado

Para guiar todo o seu bordado, é preciso fazer o risco com o desenho de sua preferência – isso antes de iniciar qualquer trabalho. Para isso, coloque o papel com o risco por baixo do tecido e risque sobre ele.

Dica: Lembre-se de usar uma cor diferente de linha para cada parte do seu desenho. 

Quem está iniciando também pode riscar várias linhas verticais e horizontais no tecido, indo de um lado ao outro do desenho, para formar uma espécie de quadriculado. São essas marcações que guiarão a passagem das linhas. Para essas duas etapas utilize um lápis 6B ou uma caneta para tecido que apaga após a lavagem da peça.

Bastidor

O bastidor mantém o tecido bem liso e esticado, o que facilita no momento de bordar. O tamanho dele deve ser escolhido de acordo com a área do tecido que será bordada.

Bordado mexicano em andamento | Fonte: Nati Zubeldia

Agora que você já sabe como usar os principais materiais para fazer o bordado mexicano, não pode deixar de colocar essa técnica em prática e fazer peças de encher os olhos, seja para vender ou para deixar sua casa mais aconchegante.

Se você gostou de conhecer essa incrível técnica de bordado, deixe um recado nos comentários!

Imagem da capa: Estilos Deco.

Veja também:

Toalhas Bordadas – Conheça 5 Técnicas Variadas

57 Tapetes de Crochê Lindíssimos Pra Você se Inspirar

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

24 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Bordado Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]