Pacote de Moldes

Tudo Sobre o Bordado Vagonite em Etamine: Como Fazer e Inspirações Lindas

Seja para vender, presentear alguém ou para uso próprio, a técnica do bordado vagonite em etamine é sempre uma boa pedida!

Isso porque ela te permite produzir, com rapidez e praticidade, uma infinidade de peças, desde panos de prato até lindas toalhas de rosto e banho.

Mas você sabe como desenvolver essa técnica? Embora ela seja uma das mais simples do mundo do bordado, sempre existem questões a serem aprofundadas para ampliar o repertório e produzir itens incríveis.

Por isso confira neste artigo todos os detalhes sobre o bordado vagonite em etamine, além de vários modelos para você se inspirar e replicar no seu trabalho. 

Moldes de Feltro

Veja também
Bordado em Ponto Cheio: Tudo que Você Precisa Saber para Fazer
53 Desenhos para Bordado Livre – Grátis para Baixar

O que é bordado vagonite em etamine?

O vagonite é um dos tipos de bordados mais simples, rápido e de fácil execução. Basicamente, ele se define por duas principais características: o avesso perfeito, ou seja, liso, uniforme e sem qualquer marca/ponto de arremate aparente; e a presença de figuras geométricas e simétricas. 

O tecido mais utilizado para a realização desse tipo de bordado é o etamine e as possibilidades de peças geradas são inúmeras, como panos de prato, toalhas de rosto e banho, capas de almofada, roupas de cama, toalhas de mesa e, em alguns casos, peças de roupa. 

Além desse material, você também precisará de alguns outros para a produção do seu vagonite, que são: agulha sem ponta, agulha fina para bordado, tesoura, gráfico e linhas, fita de cetim ou barbante – você poderá escolher qualquer um desses três para a sua produção. 

Principais dicas para fazer o bordado vagonite

Para começar a fazer o bordado vagonite em etamine, é preciso seguir algumas dicas fundamentais que garantirão um bom resultado na sua peça. Elas são:

1. Iniciar com os pontos mais fáceis e não utilizar gráficos 

Comece o bordado pelos pontos mais fáceis, como o ponto haste e o caseado. Só depois que você tiver adquirido uma certa experiência, aí sim você poderá avançar para os pontos mais complexos. Por isso mesmo, utilize gráficos apenas quando você já estiver com mais domínio da técnica. 

2. Localizar o centro do tecido

Uma boa dica para quem está iniciando agora nessa técnica, é encontrar o centro do tecido, no caso, do etamine, para começar o bordado. 

Para isso, basta dobrar o pano ao meio e, na sequência, fazer uma nova dobra ao meio. Utilize o ferro de passar para marcar o vinco. Ao abrir o tecido, haverá uma marca de cruz em seu centro. 

3. Seguir a direção correta do bordado

É interessante que você faça o vagonite passando a linha com a agulha da esquerda para a direita. Em seguida, volte a linha da direita para a esquerda. 

4. Escolher cores de linhas/fitas harmônicas

Embora seja você a definidora das cores do seu bordado, uma dica que damos é que você dê preferência a cores harmônicas para as linhas ou fitas utilizadas e que essas sejam condizentes com o ambiente no qual a peça ficará. Isso significa que é preciso se preocupar em criar um efeito visual belo e agradável. 

47 Modelos de bordado vagonite para se inspirar

Agora confira alguns modelos de inspiração de bordado vagonite para você replicar nas suas peças ou para estimular a sua criatividade. 

Toalhas de mesa

Toalhas de banho e rosto

Pano de prato

Capas para almofadas

E então, você conseguiu aprender mais sobre o bordado vagonite em etamine? Está preparada para começar a colocar a mão na massa e produzir lindas peças agora mesmo?

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e conte quais técnicas de bordado vagonite em etamine vocês já conheciam.

Veja também
8 Pontos de Bordado Livre Que Você Precisa Aprender
Bordado Livre: Ideias, Passo a Passo +29 Fotos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Bordado Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]